DSpace/Manakin Repository

A paleontologia no CES / UFCG: uma revisão integrativa a partir dos trabalhos de conclusão de curso.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SILVA, W. L. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/2543361283666920 pt_BR
dc.contributor.advisor1 LOPES, Marcus José Conceição.
dc.contributor.advisor1ID LOPES, Marcus J.C. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/0756190207165922 pt_BR
dc.contributor.referee1 APOLINÁRIO, Marisa de Oliveira.
dc.contributor.referee1ID APOLINÁRIO, M. O. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/5934335225871856 pt_BR
dc.contributor.referee2 SANTOS, Michelle Gomes.
dc.contributor.referee2ID SANTOS, M. G. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/6750817153778645 pt_BR
dc.description.resumo Ao passar dos anos a Paleontologia tem ganhado a atenção de pesquisadores e professores, que desenvolvem pesquisas, projetos, ações com múltiplas abordagens temáticas e metodológicas para públicos e situações diversas, construindo um cenário amplo quanto às formas de conceber essa ciência. A presente pesquisa tem como objetivo realizar uma Revisão Integrativa dos Trabalhos de Conclusão de Curso da área da Paleontologia, produzidos por alunos do curso de licenciatura em Ciências Biológicas. Esse trabalho realizou abordagem quati-quantitativa de cunho exploratório e descritivo com 16 monografias disponíveis no acesso da biblioteca do CES/UFCG entre o ano 2011 e 2022. A análise das monografias foi feita a partir de quadros comparativos e fichas de análises, com destaque para o tipo de pesquisa, área de estudo, metodologia e publico alvo. Os resultados evidenciaram que, existe uma grande alternância no interesse em pesquisar sobre a temática Paleontologia, considerando à concentração de propostas de pesquisa de intervenção e exploratória. O maior número de trabalhos foram executados na área de ensino e desenvolvidos com estudantes do ensino básico, por meio de diferentes alternativas didáticas. Além disso, foi comprovado que a grande maioria das pesquisas adotou a combinação simultânea de dois métodos: quati-quantitativo. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Educação e Saúde - CES pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ciências Biológicas pt_BR
dc.title A paleontologia no CES / UFCG: uma revisão integrativa a partir dos trabalhos de conclusão de curso. pt_BR
dc.date.issued 2023-02-08
dc.description.abstract Over the years, Paleontology has gained the attention of researchers and professors, who develop research, projects, actions with multiple thematic and methodological approaches for different audiences and situations, building a broad scenario regarding the ways of conceiving this science. This research aims to carry out an Integrative Review of Course Completion Works in the area of Paleontology, produced by students of the degree course in Biological Sciences. This work carried out a qualitative and quantitative approach of an exploratory and descriptive nature with 16 monographs available in the access of the CES/UFCG library between the year 2011 and 2022. The analysis of the monographs was carried out from comparative tables, with emphasis on the type of research , study area, methodology and target audience. The results showed that there is a great alternation in the interest in researching on the Paleontology theme, considering the concentration of intervention and exploratory research proposals. The largest number of works were carried out in the teaching area and developed with primary school students, through different didactic alternatives. In addition, it was proven that the vast majority of research adopted the simultaneous combination of two methods: quali-quantitative. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29002
dc.date.accessioned 2023-03-08T13:40:48Z
dc.date.available 2023-03-08
dc.date.available 2023-03-08T13:40:48Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Paleontologia pt_BR
dc.subject Paleontologia – CES - UFCG pt_BR
dc.subject Paleontologia – CES - TCC pt_BR
dc.subject Práticas pedagógicas pt_BR
dc.subject Metodologias de ensino pt_BR
dc.subject Fósseis pt_BR
dc.subject Paleontology pt_BR
dc.subject Paleontology – CES - UFCG pt_BR
dc.subject Paleontology – CES - TCC pt_BR
dc.subject Pedagogical practices pt_BR
dc.subject Methodologies of teaching pt_BR
dc.subject Fossils pt_BR
dc.subject Prácticas pedagógicas pt_BR
dc.subject Metodologías de enseñando pt_BR
dc.subject Fósiles pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Wesley Lúcio da.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Paleontology at CES / UFCG: an integrative review from the course completion work. pt_BR
dc.title.alternative Paleontología en CES/UFG: una revisión integradora desde la trabajo de finalización del curso. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Wesley Lúcio da. A paleontologia no CES / UFCG: uma revisão integrativa a partir dos trabalhos de conclusão de curso. 2023. 67 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2023. pt_BR
dc.description.resumen A lo largo de los años, la Paleontología ha ganado la atención de investigadores y docentes, que desarrollan investigaciones, proyectos, acciones con múltiples enfoques temas y metodologías para diferentes públicos y situaciones, construyendo un escenario amplio en cuanto a las formas de concebir esta ciencia. La presente investigación tiene como objetivo objetivo realizar una Revisión Integradora de los Trabajos de Finalización de Curso del área de Paleontología, elaborado por estudiantes de la carrera de Licenciatura en Ciencias Biológico. Este trabajo realizó un abordaje cuali-cuantitativo de exploratorio y descriptivo con 16 monografías disponibles en la biblioteca de la CES/UFCG entre el año 2011 y 2022. El análisis de las monografías se realizó a partir de cuadros comparativos y fichas de análisis, destacando el tipo de investigación, área de estudio, metodología y público objetivo. Los resultados mostraron que existe una gran alternancia en el interés por investigar sobre el tema Paleontología, considerando la concentración de propuestas de investigación de intervención y exploratorio. La mayor cantidad de obras se realizaron en el área de docencia y desarrollado con estudiantes de primaria, a través de diferentes alternativas didácticas. Además, se ha demostrado que la gran mayoría de la investigación adoptó la combinación simultánea de dos métodos: cuali-cuantitativo. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta