dc.creator.ID |
SILVA, W. L. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2543361283666920 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
LOPES, Marcus José Conceição. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
LOPES, Marcus J.C. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0756190207165922 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
APOLINÁRIO, Marisa de Oliveira. |
|
dc.contributor.referee1ID |
APOLINÁRIO, M. O. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5934335225871856 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
SANTOS, Michelle Gomes. |
|
dc.contributor.referee2ID |
SANTOS, M. G. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6750817153778645 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Ao passar dos anos a Paleontologia tem ganhado a atenção de pesquisadores e
professores, que desenvolvem pesquisas, projetos, ações com múltiplas abordagens
temáticas e metodológicas para públicos e situações diversas, construindo um cenário
amplo quanto às formas de conceber essa ciência. A presente pesquisa tem como
objetivo realizar uma Revisão Integrativa dos Trabalhos de Conclusão de Curso da
área da Paleontologia, produzidos por alunos do curso de licenciatura em Ciências
Biológicas. Esse trabalho realizou abordagem quati-quantitativa de cunho
exploratório e descritivo com 16 monografias disponíveis no acesso da biblioteca do
CES/UFCG entre o ano 2011 e 2022. A análise das monografias foi feita a partir de
quadros comparativos e fichas de análises, com destaque para o tipo de pesquisa,
área de estudo, metodologia e publico alvo. Os resultados evidenciaram que, existe
uma grande alternância no interesse em pesquisar sobre a temática Paleontologia,
considerando à concentração de propostas de pesquisa de intervenção e
exploratória. O maior número de trabalhos foram executados na área de ensino e
desenvolvidos com estudantes do ensino básico, por meio de diferentes
alternativas didáticas. Além disso, foi comprovado que a grande maioria das
pesquisas adotou a combinação simultânea de dois métodos: quati-quantitativo. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Educação e Saúde - CES |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Ciências Biológicas |
pt_BR |
dc.title |
A paleontologia no CES / UFCG: uma revisão integrativa a partir dos trabalhos de conclusão de curso. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2023-02-08 |
|
dc.description.abstract |
Over the years, Paleontology has gained the attention of researchers and professors,
who develop research, projects, actions with multiple thematic and methodological
approaches for different audiences and situations, building a broad scenario
regarding the ways of conceiving this science. This research aims to carry out an
Integrative Review of Course Completion Works in the area of Paleontology,
produced by students of the degree course in Biological Sciences. This work carried
out a qualitative and quantitative approach of an exploratory and descriptive nature
with 16 monographs available in the access of the CES/UFCG library between the
year 2011 and 2022. The analysis of the monographs was carried out from
comparative tables, with emphasis on the type of research , study area, methodology
and target audience. The results showed that there is a great alternation in the
interest in researching on the Paleontology theme, considering the concentration of
intervention and exploratory research proposals. The largest number of works were
carried out in the teaching area and developed with primary school students, through
different didactic alternatives. In addition, it was proven that the vast majority of
research adopted the simultaneous combination of two methods: quali-quantitative. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29002 |
|
dc.date.accessioned |
2023-03-08T13:40:48Z |
|
dc.date.available |
2023-03-08 |
|
dc.date.available |
2023-03-08T13:40:48Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Paleontologia |
pt_BR |
dc.subject |
Paleontologia – CES - UFCG |
pt_BR |
dc.subject |
Paleontologia – CES - TCC |
pt_BR |
dc.subject |
Práticas pedagógicas |
pt_BR |
dc.subject |
Metodologias de ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Fósseis |
pt_BR |
dc.subject |
Paleontology |
pt_BR |
dc.subject |
Paleontology – CES - UFCG |
pt_BR |
dc.subject |
Paleontology – CES - TCC |
pt_BR |
dc.subject |
Pedagogical practices |
pt_BR |
dc.subject |
Methodologies of teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Fossils |
pt_BR |
dc.subject |
Prácticas pedagógicas |
pt_BR |
dc.subject |
Metodologías de enseñando |
pt_BR |
dc.subject |
Fósiles |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SILVA, Wesley Lúcio da. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Paleontology at CES / UFCG: an integrative review from the course completion work. |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Paleontología en CES/UFG: una revisión integradora desde la trabajo de finalización del curso. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SILVA, Wesley Lúcio da. A paleontologia no CES / UFCG: uma revisão integrativa a partir dos
trabalhos de conclusão de curso. 2023. 67 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2023. |
pt_BR |
dc.description.resumen |
A lo largo de los años, la Paleontología ha ganado la atención de investigadores y
docentes, que desarrollan investigaciones, proyectos, acciones con múltiples enfoques
temas y metodologías para diferentes públicos y situaciones, construyendo un escenario
amplio en cuanto a las formas de concebir esta ciencia. La presente investigación tiene como objetivo
objetivo realizar una Revisión Integradora de los Trabajos de Finalización de Curso del
área de Paleontología, elaborado por estudiantes de la carrera de Licenciatura en Ciencias
Biológico. Este trabajo realizó un abordaje cuali-cuantitativo de
exploratorio y descriptivo con 16 monografías disponibles en la biblioteca de la
CES/UFCG entre el año 2011 y 2022. El análisis de las monografías se realizó a partir de
cuadros comparativos y fichas de análisis, destacando el tipo de investigación,
área de estudio, metodología y público objetivo. Los resultados mostraron que existe
una gran alternancia en el interés por investigar sobre el tema Paleontología,
considerando la concentración de propuestas de investigación de intervención y
exploratorio. La mayor cantidad de obras se realizaron en el área de docencia y
desarrollado con estudiantes de primaria, a través de diferentes
alternativas didácticas. Además, se ha demostrado que la gran mayoría de
la investigación adoptó la combinación simultánea de dos métodos: cuali-cuantitativo. |
pt_BR |