DSpace/Manakin Repository

As conseqüências da modernidade: um estudo da inserção/adaptação de alunos e professores do curso de história da UFCG/CFP ao mundo digital, ao computador e as redes de internet entre os anos de 2019 e 2022.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID MORAIS, S. L. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/2989359031434530 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SOUSA, Silvana Vieira de.
dc.contributor.advisor1ID SOUSA, Silvana Vieira de. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/8467882133018162 pt_BR
dc.contributor.referee1 SOUSA, Israel Soares de.
dc.contributor.referee2 BANDEIRA, Francinaldo de Souza.
dc.description.resumo O presente trabalho visa entender e pensar a história da aproximação do mundo acadêmico (professores e alunos do curso de história da Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Formação de Professores, Campus Cajazeiras - PB, com o mundo das redes de computadores, e o acesso ao mundo digital.). Em segundo lugar visa entender como o computador pode e tem sido ser usado como ferramenta na universidade para facilitar o ensino e aprendizagem dos alunos, em terceiro lugar visa debater como professores e alunos estão se adaptando a uso dessa ferramenta e a influencias da relação homem e tecnologia, como afeta o cotidiano. Trata-se, pois de uma pesquisa qualitativa, cuja metodologia da história oral e coleta de entrevistas, como formas de produção da documentação. Do ponto de vista teórico trata-se de uma pesquisa do campo da história social, com ênfase na cultural moderna e na globalização. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História. pt_BR
dc.title As conseqüências da modernidade: um estudo da inserção/adaptação de alunos e professores do curso de história da UFCG/CFP ao mundo digital, ao computador e as redes de internet entre os anos de 2019 e 2022. pt_BR
dc.date.issued 2023-02-15
dc.description.abstract This work aims to understand and think about the history of the approach of the academic world, teachers and students of the history course at the Federal University of Campina Grande –Teacher Training Center (Universidade Federal de Campina Grande - Centro de Formação de Professores), Campus Cajazeiras -PB, with the world of networks of computers, and the access to the digital world. Secondly, it aims to understand how the computer can and has been used as a tool in schools and universities to facilitate teaching and student learning, in third place aims to discuss how teachers and students are adapting to the use of this tool and the influences of the relationship between man and technology, such as affects everyday life. It is, therefore, a qualitative research, whose methodology of oral history and collection of interviews, as ways of producing documentation. From a theoretical point of view it is a research in the field of social history, with emphasis on modern culture and globalization. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29004
dc.date.accessioned 2023-03-08T15:25:43Z
dc.date.available 2023-03-08
dc.date.available 2023-03-08T15:25:43Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Tecnologia pt_BR
dc.subject Computador pt_BR
dc.subject Mídias sociais pt_BR
dc.subject Pós- modernidade pt_BR
dc.subject Cultura acadêmica pt_BR
dc.subject Education pt_BR
dc.subject Technology pt_BR
dc.subject Computer pt_BR
dc.subject Social media pt_BR
dc.subject Post - modernity pt_BR
dc.subject Academic culture pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator MORAIS, Samuel Lima de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The consequences of modernity: a study of the insertion/adaptation of students and teachers of the UFCG/CFP history course to the digital world, to the computer and internet networks between the years 2019 and 2022. pt_BR
dc.identifier.citation MORAIS, Samuel Lima de. As conseqüências da modernidade: um estudo da inserção/adaptação de alunos e professores do curso de história da UFCG/CFP ao mundo digital, ao computador e as redes de internet entre os anos de 2019 e 2022. 2023. 95f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta