DSpace/Manakin Repository

Uma análise do estágio curricular supervisionado em dois contextos: com e sem Lesson Study.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SILVA, T. A. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/6974413778795012 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SILVA, Aluska Dias Ramos de Macedo.
dc.contributor.advisor1ID MACEDO SILVA, A. D. R. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3897860267687210 pt_BR
dc.contributor.referee1 BRITO, Leonardo Lira de.
dc.contributor.referee1ID BRITO, L. L. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/3696932840476955 pt_BR
dc.contributor.referee2 PINA NEVES, Regina da Silva.
dc.contributor.referee2ID PINA NEVES, R. S. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/5874654544324539 pt_BR
dc.description.resumo O Estágio Curricular Supervisionado (ECS) é um componente curricular importante para formação inicial docente, pois é nessa etapa da graduação que os licenciandos terão uma aproximação com a realidade profissional. Sabemos ainda, que as metodologias de ensino e/ou ferramentas didáticas é a forma que o docente escolhe para ministrar suas aulas, dito isso, é de suma importância a escolha destas para as regências nos estágios. Em consideração a isso, nosso trabalho tem como objetivo analisar experiências vivenciadas nos Estágios Curriculares Supervisionados em Matemática (ECSM) II a partir das diferentes metodologias de ensino e/ou ferramentas didáticas (Lesson Study e outras). Os dados da pesquisa foram obtidos através de um questionário e de relatos de experiências de duas turmas distintas do ECSM II. Nos nossos resultados trazemos discussões acerca das metodologias de ensino e/ou ferramentas didáticas que foram mais utilizadas pelos estagiários, onde destacam: Ensino Tradicional, Jogos, Lesson Study e Resolução de Problemas. Por fim, pudemos concluir que algumas metodologias de ensino e/ou ferramentas didáticas, utilizadas pelos licenciandos, foram significativas para a sua formação inicial no contexto de Estágio, tendo em vista, a importância que as mesmas têm perante o ensino-aprendizagem de Matemática. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Educação e Saúde - CES pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ensino-aprendizagem pt_BR
dc.title Uma análise do estágio curricular supervisionado em dois contextos: com e sem Lesson Study. pt_BR
dc.date.issued 2023-02-07
dc.description.abstract The Supervised Curricular Internship (ECS) is an important curricular component for initial teacher training, as it is at this stage of graduation that undergraduates will have an approximation with the professional reality. We also know that teaching methodologies and/or didactic tools are the way teachers choose to teach their classes, that said, choosing these for conducting internships is of paramount importance. In consideration of this, our work aims to analyze experiences lived in the Supervised Curricular Internships in Mathematics (ECSM) II from the different teaching methodologies and/or teaching tools (Lesson Study and others). Research data were obtained through a questionnaire and experience reports from two different ECSM II classes. In our results we bring discussions about the teaching methodologies and/or teaching tools that were most used by the interns, which highlight: Traditional Teaching, Games, Lesson Study and Problem Solving. Finally, we were able to conclude that some teaching methodologies and/or didactic tools, used by the undergraduates, were significant for their initial training in the context of Internship, in view of the importance they have in relation to the teaching and learning of Mathematics. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29005
dc.date.accessioned 2023-03-08T17:57:34Z
dc.date.available 2023-03-08
dc.date.available 2023-03-08T17:57:34Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Matemática pt_BR
dc.subject Lesson study pt_BR
dc.subject Estágio curricular supervisionado pt_BR
dc.subject Matemática - Estágio curricular supervisionado pt_BR
dc.subject Estágio pt_BR
dc.subject Metodologias pt_BR
dc.subject Ferramentas pt_BR
dc.subject Mathematics pt_BR
dc.subject Supervised internship pt_BR
dc.subject Mathematics - Supervised curricular internship pt_BR
dc.subject Internship pt_BR
dc.subject Methodologies pt_BR
dc.subject Tools pt_BR
dc.subject Estudio de la lección pt_BR
dc.subject Pasantía supervisada pt_BR
dc.subject Matemáticas - Prácticas curriculares supervisadas pt_BR
dc.subject Prácticas pt_BR
dc.subject Herramientas pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Thaís Araújo.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative An analysis of the supervised curricular internship in two contexts: with and without Lesson Study. pt_BR
dc.title.alternative Un análisis de la práctica curricular supervisada en dos contextos: con y sin estudio de lección. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Thaís Araújo. Uma análise do estágio curricular supervisionado em dois contextos: com e sem Lesson Study. 2023. 25 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Matemática, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2023. pt_BR
dc.description.resumen La Práctica Curricular Supervisada (ECS) es un componente curricular importante para la formación experiencia docente inicial, ya que es en esta etapa de egreso que los estudiantes de pregrado tendrán una aproximación con el realidad profesional. También sabemos que las metodologías didácticas y/o las herramientas didácticas son forma que el docente elige para impartir sus clases, dicho esto, es de suma importancia elegir estas para las regencias en las pasantías. En este sentido, nuestro trabajo pretende analizar experiencias vividas en las Prácticas Curriculares Supervisadas en Matemática (ECSM) II de de las diferentes metodologías didácticas y/o herramientas didácticas (Lesson Study y otros). Los datos de investigación se obtuvieron a través de un cuestionario y los informes de experiencias de dos clases diferentes del ECSM II. En nuestros resultados traemos discusiones sobre las metodologías de enseñanza y/o herramientas didácticas que más utilizaron los pasantes, entre las que se destacan: Enseñanza Tradicional, Juegos, estudio de lecciones y resolución de problemas. Finalmente, pudimos concluir que algunos metodologías de enseñanza y/o herramientas didácticas, utilizadas por los estudiantes de pregrado, fueron significativas para su formación inicial en el contexto del Internado, dada la importancia que tienen ante la enseñanza-aprendizaje de las Matemáticas. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta