dc.creator.ID |
SILVA, T. A. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6974413778795012 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SILVA, Aluska Dias Ramos de Macedo. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
MACEDO SILVA, A. D. R. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3897860267687210 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
BRITO, Leonardo Lira de. |
|
dc.contributor.referee1ID |
BRITO, L. L. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3696932840476955 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
PINA NEVES, Regina da Silva. |
|
dc.contributor.referee2ID |
PINA NEVES, R. S. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5874654544324539 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
O Estágio Curricular Supervisionado (ECS) é um componente curricular importante para formação
inicial docente, pois é nessa etapa da graduação que os licenciandos terão uma aproximação com a
realidade profissional. Sabemos ainda, que as metodologias de ensino e/ou ferramentas didáticas é a
forma que o docente escolhe para ministrar suas aulas, dito isso, é de suma importância a escolha destas
para as regências nos estágios. Em consideração a isso, nosso trabalho tem como objetivo analisar
experiências vivenciadas nos Estágios Curriculares Supervisionados em Matemática (ECSM) II a partir
das diferentes metodologias de ensino e/ou ferramentas didáticas (Lesson Study e outras). Os dados da
pesquisa foram obtidos através de um questionário e de relatos de experiências de duas turmas distintas
do ECSM II. Nos nossos resultados trazemos discussões acerca das metodologias de ensino e/ou
ferramentas didáticas que foram mais utilizadas pelos estagiários, onde destacam: Ensino Tradicional,
Jogos, Lesson Study e Resolução de Problemas. Por fim, pudemos concluir que algumas
metodologias de ensino e/ou ferramentas didáticas, utilizadas pelos licenciandos, foram significativas
para a sua formação inicial no contexto de Estágio, tendo em vista, a importância que as mesmas têm
perante o ensino-aprendizagem de Matemática. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Educação e Saúde - CES |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Ensino-aprendizagem |
pt_BR |
dc.title |
Uma análise do estágio curricular supervisionado em dois contextos: com e sem Lesson Study. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2023-02-07 |
|
dc.description.abstract |
The Supervised Curricular Internship (ECS) is an important curricular component for initial teacher
training, as it is at this stage of graduation that undergraduates will have an approximation with the
professional reality. We also know that teaching methodologies and/or didactic tools are the way
teachers choose to teach their classes, that said, choosing these for conducting internships is of
paramount importance. In consideration of this, our work aims to analyze experiences lived in the
Supervised Curricular Internships in Mathematics (ECSM) II from the different teaching methodologies
and/or teaching tools (Lesson Study and others). Research data were obtained through a questionnaire
and experience reports from two different ECSM II classes. In our results we bring discussions about
the teaching methodologies and/or teaching tools that were most used by the interns, which highlight:
Traditional Teaching, Games, Lesson Study and Problem Solving. Finally, we were able to conclude
that some teaching methodologies and/or didactic tools, used by the undergraduates, were significant
for their initial training in the context of Internship, in view of the importance they have in relation to
the teaching and learning of Mathematics. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29005 |
|
dc.date.accessioned |
2023-03-08T17:57:34Z |
|
dc.date.available |
2023-03-08 |
|
dc.date.available |
2023-03-08T17:57:34Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Matemática |
pt_BR |
dc.subject |
Lesson study |
pt_BR |
dc.subject |
Estágio curricular supervisionado |
pt_BR |
dc.subject |
Matemática - Estágio curricular supervisionado |
pt_BR |
dc.subject |
Estágio |
pt_BR |
dc.subject |
Metodologias |
pt_BR |
dc.subject |
Ferramentas |
pt_BR |
dc.subject |
Mathematics |
pt_BR |
dc.subject |
Supervised internship |
pt_BR |
dc.subject |
Mathematics - Supervised curricular internship |
pt_BR |
dc.subject |
Internship |
pt_BR |
dc.subject |
Methodologies |
pt_BR |
dc.subject |
Tools |
pt_BR |
dc.subject |
Estudio de la lección |
pt_BR |
dc.subject |
Pasantía supervisada |
pt_BR |
dc.subject |
Matemáticas - Prácticas curriculares supervisadas |
pt_BR |
dc.subject |
Prácticas |
pt_BR |
dc.subject |
Herramientas |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SILVA, Thaís Araújo. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
An analysis of the supervised curricular internship in two contexts: with and without Lesson Study. |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Un análisis de la práctica curricular supervisada en dos contextos: con y sin estudio de lección. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SILVA, Thaís Araújo. Uma análise do estágio curricular supervisionado em dois contextos:
com e sem Lesson Study. 2023. 25 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Matemática, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2023. |
pt_BR |
dc.description.resumen |
La Práctica Curricular Supervisada (ECS) es un componente curricular importante para la formación
experiencia docente inicial, ya que es en esta etapa de egreso que los estudiantes de pregrado tendrán una aproximación con el
realidad profesional. También sabemos que las metodologías didácticas y/o las herramientas didácticas son
forma que el docente elige para impartir sus clases, dicho esto, es de suma importancia elegir estas
para las regencias en las pasantías. En este sentido, nuestro trabajo pretende analizar
experiencias vividas en las Prácticas Curriculares Supervisadas en Matemática (ECSM) II de
de las diferentes metodologías didácticas y/o herramientas didácticas (Lesson Study y otros). Los datos de
investigación se obtuvieron a través de un cuestionario y los informes de experiencias de dos clases diferentes
del ECSM II. En nuestros resultados traemos discusiones sobre las metodologías de enseñanza y/o
herramientas didácticas que más utilizaron los pasantes, entre las que se destacan: Enseñanza Tradicional,
Juegos, estudio de lecciones y resolución de problemas. Finalmente, pudimos concluir que algunos
metodologías de enseñanza y/o herramientas didácticas, utilizadas por los estudiantes de pregrado, fueron significativas
para su formación inicial en el contexto del Internado, dada la importancia que tienen
ante la enseñanza-aprendizaje de las Matemáticas. |
pt_BR |