DSpace/Manakin Repository

Suporte básico de vida: conhecimento de professores da rede pública de ensino de um município do interior do Nordeste.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID LIMA, A. R. M. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/2489204395106133 pt_BR
dc.contributor.advisor1 CANTALICE, Anajás da Silva Cardoso.
dc.contributor.advisor1ID CARDOSO, A. S. pt_BR
dc.contributor.advisor1ID CANTALICE, ASC. pt_BR
dc.contributor.advisor1ID CARDOSO, ANAJÁS DA SILVA. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3251079218354154 pt_BR
dc.description.resumo Trata-se de um estudo exploratório, descritivo com abordagem qualitativa, realizado no período de agosto a setembro de 2022 cujo objetivo foi analisar o conhecimento dos professores quanto as principais práticas em suporte básico de vida – SBV. Para coleta de dados foi utilizado um questionário semiestruturado e para análise a técnica de Análise de Conteúdo. Participaram da pesquisa 50 professores, sendo a maioria do sexo feminino (n=41), com idades que variaram entre 25 e 64 anos. Ao avaliar o conhecimento sobre SBV emergiram as seguintes categorias: I – Desconhecimento e insegurança diante de emergências escolares; II – Apontando soluções diante da falta de conhecimento de professores sobre RCP no ambiente escolar; e III – A importância de um projeto em SBV no o âmbito escolar. Conclui-se que o SBV é um conhecimento necessário para a vivência educacional de professores, trazendo para eles segurança e destreza em uma situação que necessite de tais práticas. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Educação e Saúde - CES pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Enfermagem pt_BR
dc.title Suporte básico de vida: conhecimento de professores da rede pública de ensino de um município do interior do Nordeste. pt_BR
dc.date.issued 2023
dc.description.abstract This is an exploratory, descriptive study with a qualitative approach, carried out from August to September 2022, whose objective was to analyze the teachers' knowledge regarding the main practices in basic life support - BLS. For data collection a semi- structured questionnaire was used and for analysis the technique of Content Analysis. Fifty teachers participated in the research, most of them female (n=41), aged between 25 and 64 years. When assessing knowledge about BLS, the following categories emerged: I – Ignorance and insecurity in the face of school emergencies; II – Pointing out solutions to teachers' lack of knowledge about CPR in the school environment; and III – The importance of a BLS project in the school context. It is concluded that the SBV is a necessary knowledge for the educational experience of teachers, bringing them security and dexterity in a situation that requires such practices. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29022
dc.date.accessioned 2023-03-09T17:32:55Z
dc.date.available 2023-03-09
dc.date.available 2023-03-09T17:32:55Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Suporte básico de vida pt_BR
dc.subject SBV - professores - conhecimento pt_BR
dc.subject Emergência escolar pt_BR
dc.subject Escola - ambiente - emergências pt_BR
dc.subject Professores - insegurança - emergência escolar. pt_BR
dc.subject Basic suport of life pt_BR
dc.subject SBV - teachers - knowledge pt_BR
dc.subject School emergency pt_BR
dc.subject School - environment - emergencies pt_BR
dc.subject Teachers - insecurity - school emergency pt_BR
dc.subject Soporte básico de la vida pt_BR
dc.subject SBV - maestros - conocimiento pt_BR
dc.subject Escuela - medio ambiente - emergencias pt_BR
dc.subject Docentes - inseguridad - emergencia escolar pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator LIMA, Anthony Rafael Medeiros de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Basic Life Support: knowledge of teachers in the public education network of a municipality in the interior of the northeast pt_BR
dc.title.alternative Soporte Vital Básico: conocimientos de docentes de la red educativa pública de un municipio del interior del nordeste pt_BR
dc.identifier.citation LIMA, Anthony Rafael Medeiros de. Suporte básico de vida: conhecimento de professores da rede pública de ensino de um município do interior do Nordeste. 2023. 23 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Bacharelado em Enfermagem, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2023. pt_BR
dc.description.resumen Se trata de un estudio exploratorio, descriptivo, con abordaje cualitativo, realizado de agosto a septiembre de 2022, cuyo objetivo fue analizar el conocimiento de los docentes sobre las principales prácticas en soporte vital básico - SVB. Para la recolección de datos se utilizó un cuestionario semiestructurado y para el análisis la técnica de Análisis de Contenido. Cincuenta profesores participaron de la investigación, la mayoría del sexo femenino (n=41), con edades entre 25 y 64 años. Al evaluar el conocimiento sobre SVB, surgieron las siguientes categorías: I – Ignorancia e inseguridad frente a emergencias escolares; II – Señalar soluciones al desconocimiento de los docentes sobre la RCP en el ambiente escolar; y III - La importancia de un proyecto de SVB en el contexto escolar. Se concluye que el SBV es un conocimiento necesario para la experiencia educativa de los docentes, brindándoles seguridad y destreza en una situación que requiere tales prácticas. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta