dc.creator.ID |
LIMA, A. R. M. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2489204395106133 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
CANTALICE, Anajás da Silva Cardoso. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
CARDOSO, A. S. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1ID |
CANTALICE, ASC. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1ID |
CARDOSO, ANAJÁS DA SILVA. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3251079218354154 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Trata-se de um estudo exploratório, descritivo com abordagem qualitativa,
realizado no período de agosto a setembro de 2022 cujo objetivo foi analisar o
conhecimento dos professores quanto as principais práticas em suporte básico de vida –
SBV. Para coleta de dados foi utilizado um questionário semiestruturado e para análise a
técnica de Análise de Conteúdo. Participaram da pesquisa 50 professores, sendo a
maioria do sexo feminino (n=41), com idades que variaram entre 25 e 64 anos. Ao
avaliar o conhecimento sobre SBV emergiram as seguintes categorias: I –
Desconhecimento e insegurança diante de emergências escolares; II – Apontando
soluções diante da falta de conhecimento de professores sobre RCP no ambiente
escolar; e III – A importância de um projeto em SBV no o âmbito escolar. Conclui-se que
o SBV é um conhecimento necessário para a vivência educacional de professores,
trazendo para eles segurança e destreza em uma situação que necessite de tais
práticas. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Educação e Saúde - CES |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Enfermagem |
pt_BR |
dc.title |
Suporte básico de vida: conhecimento de professores da rede pública de ensino de um município do interior do Nordeste. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2023 |
|
dc.description.abstract |
This is an exploratory, descriptive study with a qualitative approach, carried out from
August to September 2022, whose objective was to analyze the teachers' knowledge
regarding the main practices in basic life support - BLS. For data collection a semi-
structured questionnaire was used and for analysis the technique of Content Analysis. Fifty
teachers participated in the research, most of them female (n=41), aged between 25 and
64 years. When assessing knowledge about BLS, the following categories emerged: I –
Ignorance and insecurity in the face of school emergencies; II – Pointing out solutions to
teachers' lack of knowledge about CPR in the school environment; and III – The
importance of a BLS project in the school context. It is concluded that the SBV is a
necessary knowledge for the educational experience of teachers, bringing them security
and dexterity in a situation that requires such practices. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29022 |
|
dc.date.accessioned |
2023-03-09T17:32:55Z |
|
dc.date.available |
2023-03-09 |
|
dc.date.available |
2023-03-09T17:32:55Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Suporte básico de vida |
pt_BR |
dc.subject |
SBV - professores - conhecimento |
pt_BR |
dc.subject |
Emergência escolar |
pt_BR |
dc.subject |
Escola - ambiente - emergências |
pt_BR |
dc.subject |
Professores - insegurança - emergência escolar. |
pt_BR |
dc.subject |
Basic suport of life |
pt_BR |
dc.subject |
SBV - teachers - knowledge |
pt_BR |
dc.subject |
School emergency |
pt_BR |
dc.subject |
School - environment - emergencies |
pt_BR |
dc.subject |
Teachers - insecurity - school emergency |
pt_BR |
dc.subject |
Soporte básico de la vida |
pt_BR |
dc.subject |
SBV - maestros - conocimiento |
pt_BR |
dc.subject |
Escuela - medio ambiente - emergencias |
pt_BR |
dc.subject |
Docentes - inseguridad - emergencia escolar |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
LIMA, Anthony Rafael Medeiros de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Basic Life Support: knowledge of teachers in the public education network of a municipality in the interior of the northeast |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Soporte Vital Básico: conocimientos de docentes de la red educativa pública de un municipio del interior del nordeste |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
LIMA, Anthony Rafael Medeiros de. Suporte básico de vida: conhecimento de professores da rede pública de
ensino de um município do interior do Nordeste. 2023. 23 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Bacharelado em Enfermagem, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2023. |
pt_BR |
dc.description.resumen |
Se trata de un estudio exploratorio, descriptivo, con abordaje cualitativo, realizado de
agosto a septiembre de 2022, cuyo objetivo fue analizar el conocimiento de los docentes
sobre las principales prácticas en soporte vital básico - SVB. Para la recolección de datos
se utilizó un cuestionario semiestructurado y para el análisis la técnica de Análisis de
Contenido. Cincuenta profesores participaron de la investigación, la mayoría del sexo
femenino (n=41), con edades entre 25 y 64 años. Al evaluar el conocimiento sobre SVB,
surgieron las siguientes categorías: I – Ignorancia e inseguridad frente a emergencias
escolares; II – Señalar soluciones al desconocimiento de los docentes sobre la RCP en el
ambiente escolar; y III - La importancia de un proyecto de SVB en el contexto escolar. Se
concluye que el SBV es un conocimiento necesario para la experiencia educativa de los
docentes, brindándoles seguridad y destreza en una situación que requiere tales
prácticas. |
pt_BR |