DSpace/Manakin Repository

A educação integral da pessoa: competências socioemocionais em evidência.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SILVA, J. V. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/7681149397752685 pt_BR
dc.contributor.advisor1 AMARAL, Maria Gerlaine Belchior.
dc.contributor.advisor1ID AMARAL, M. G. B. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/9799573547841899 pt_BR
dc.contributor.referee1 NOGUEIRA, José Rômulo Feitosa.
dc.contributor.referee2 CAMPOS, Maria Lourdes.
dc.description.resumo O estudo em questão, que tem por título: A educação integral da pessoa: competências socioemocionais em evidência, busca aprofundar conhecimento sobre as emoções enquanto parte da inteireza do ser humano. O objetivo geral é analisar a relevância das competências socioemocionais enquanto contributo para o desenvolvimento da educação integral. Busca-se ainda, investigar como os educadores, de modo especifico os professores da Educação Infantil, têm realizado o trabalho pedagógico com as competências socioemocionais com vistas ao desenvolvimento integral da criança. A metodologia utilizada é de natureza básica, ou seja, que objetiva produzir novos conhecimentos acerca de determinado tema e sua abordagem é qualitativa. No que se refere ao tipo de pesquisa, foi realizada uma pesquisa de campo, com caráter exploratório. Para a produção de dados foi utilizada a técnica de observação. Quanto aos resultados, pode-se relatar que há uma significativa lacuna na formação docente, uma vez que foi possível identificar o desconhecimento da relevância das emoções na vida pessoal e, também, acadêmica dos estudantes e, ainda, não houve através das práticas pedagógicas o trabalho intencional em relação às competências socioemocionais. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title A educação integral da pessoa: competências socioemocionais em evidência. pt_BR
dc.date.issued 2023-02-10
dc.description.abstract The study in question, which is entitled: The integral education of the subject: socioemotional competences in evidence, seeks to deepen knowledge about emotions as part of the wholeness of the human being. The general objective is to analyze the relevance of social and emotional competences as a contribution to the development of integral education. We also sought to investigate how educators, specifically Kindergarten teachers, have carried out their pedagogical work with social and emotional competences with a view to the integral development of the child. The methodology used is basic in nature and its approach is qualitative. Regarding the type of research, a field research was carried out, with an exploratory character. For the production of data, the observation technique was used. As for the results, it can be reported that there is a significant gap in teacher training, since it was possible to identify the lack of knowledge about the relevance of emotions in the personal and academic lives of students and, furthermore, there was no intentional work on socioemotional competencies through pedagogical practices. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29032
dc.date.accessioned 2023-03-10T12:13:41Z
dc.date.available 2023-03-10
dc.date.available 2023-03-10T12:13:41Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação integral pt_BR
dc.subject Competências socioemocionais pt_BR
dc.subject Aprendizagem pt_BR
dc.subject Desenvolvimento pt_BR
dc.subject Educação infantil pt_BR
dc.subject Integral Education pt_BR
dc.subject Socioemotional Competencies pt_BR
dc.subject Learning pt_BR
dc.subject Development pt_BR
dc.subject Child education pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Joana Virgulino da.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The integral education of the person: socio-emotional skills in evidence. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Joana Virgulino da. A educação Integral da pessoa: competências socioemocionais em evidência. 2023. 42f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta