DSpace/Manakin Repository

A educação nas escolas do campo no município de Várzea, Paraíba: um olhar sobre a avaliação educacional.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID LIMA, J. M. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/5976796652810614 pt_BR
dc.contributor.advisor1 DI LORENZO, Ivanalda Dantas Nobrega.
dc.contributor.advisor1ID DI LORENZO, I. D. N. pt_BR
dc.contributor.referee1 MONTIEL, Suzi Alves.
dc.contributor.referee2 FERREIRA, Joseane Abílio de Sousa.
dc.description.resumo Este trabalho, tece reflexões acerca da Educação, desenvolvida a partir da Multissérie e Multietapa em escolas campesinas situadas territorialmente no município de Várzea, na mesorregião do Sertão Paraibano, com ênfase nas contribuições da Avaliação Educacional para o fortalecimento e/ou negação da identidade do sujeito do campo. Refletiu-se acerca da construção das práticas avaliativas docentes e as estratégias da gestão para a estruturação da avaliação da aprendizagem no contexto escolar camponês. Para tanto, se estabeleceu como objetivo geral: Averiguar quais práticas avaliativas, materializadas no cotidiano pedagógico em experiências de Multissérie e de Multietapa, em escolas do campo de Várzea - PB e se estas contribuem para o fortalecimento da identidade e a permanência do sujeito do campo. Nesta pesquisa buscaremos responder a seguinte questão problematizadora: Sob qual(is) perspectiva(s) a Avaliação Educacional é desenvolvida no contexto da Educação em situação de Multissérie e Multietapa, em escolas campesinas no município de Várzea - PB? O recorte temporal deste estudo monográfico delimita-se entre os períodos letivos, em Regime Acadêmico Extraordinário (RAE) de 2021.e e 2022 no Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande - CFP/ UFCG. Os sujeitos da pesquisa são quatro docentes e dois gestores responsáveis pelo desenvolvimento dos processos de ensino e aprendizagem em quatro escolas do campo em Várzea - PB. Metodologicamente, organizou-se um caminho que se adequasse a realidade estudada, assim, elaborou-se um cronograma pautado na revisão de literatura, levantamento documental, pesquisa de campo e entrevistas semiestruturadas individuais. Tal percurso metodológico sofreu adaptações, tendo em vista o cumprimento das normas e procedimentos estabelecidos mediante o contexto pandêmico provocado pela propagação do vírus da COVID19. A análise e interpretação dos dados se estruturou teoricamente a partir da Análise de Conteúdo, a qual propõe um método rigoroso na formulação de etapas que subsidiam o/a pesquisador na compreensão dos fenômenos presentes nos contextos pesquisados. Os resultados obtidos, denotam que as práticas avaliativas desenvolvidas no seio das instituições apresentam contrassensos e contradições que impedem a reafirmação e ressignificação dos processos de construção identitária dos sujeitos do campo em sua totalidade, ao tempo em que provocam o desenraizamento camponês. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title A educação nas escolas do campo no município de Várzea, Paraíba: um olhar sobre a avaliação educacional. pt_BR
dc.date.issued 2023-02-07
dc.description.abstract This work reflects on Education, developed from the Multiseries and Multistage in peasant schools located territorially in the municipality of Várzea, in the mesoregion of Sertão Paraibano, with emphasis on the contributions of Educational Assessment for the strengthening and/or denial of the subject's identity from Camp. There was reflection on the construction of teaching evaluation practices and management strategies for structuring the evaluation of learning in the peasant school context. For that, it was established as a general objective: To find out which evaluative practices, materialized in the pedagogical routine in experiences of Multiseries and Multistage, in schools in the countryside of Várzea-PB and if these were created for the strengthening of the identity and the permanence of the subject of the field. In this research, we will seek to answer the following problematizing question: From which perspective(s) is Educational Assessment developed in the context of Education in a Multigrade and Multistage situation, in rural schools in the municipality of Várzea-PB? The time frame of this monographic study is delimited between the academic periods, in Extraordinary Academic Regime (RAE) of 2021.e and 2022 at the Teacher Training Center, Federal University of Campina Grande-CFP/ UFCG. The research subjects are four teachers and two managers responsible for the development of teaching and learning processes in four rural schools in Várzea-PB. Methodologically, a path was organized that suited the reality studied, thus, a schedule based on literature review, documental survey, field research and individual semistructured interviews was elaborated. This methodological path was tolerated, in view of compliance with rules and procedures due to the pandemic context caused by the manipulation of the COVID-19 virus. The analysis and interpretation of the data was structured theoretically from Content Analysis, which proposed a rigorous method in the formulation of steps that subsidize the researcher in understanding the phenomena present in the researched contexts. The results obtained denote that the evaluative practices evolved within the institutions present disagreements and contradictions that prevent the reaffirmation and resignification of the processes of identity construction of the rural subjects in their entirety, at the same time that they provoke the uprooting of the peasant. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29034
dc.date.accessioned 2023-03-10T13:01:56Z
dc.date.available 2023-03-10
dc.date.available 2023-03-10T13:01:56Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação do campo pt_BR
dc.subject Avaliação educacional pt_BR
dc.subject Várzea - Município - Paraíba pt_BR
dc.subject Escolas do campo pt_BR
dc.subject Multissérie pt_BR
dc.subject Multietapa pt_BR
dc.subject Sujeito do campo pt_BR
dc.subject Rural Education pt_BR
dc.subject Educational evaluation pt_BR
dc.subject Várzea - ​​Municipality - Paraíba pt_BR
dc.subject Country schools pt_BR
dc.subject Multiseries pt_BR
dc.subject Multistage pt_BR
dc.subject Field subject pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator LIMA, Joselha Marculino de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Education in rural schools in the municipality of Várzea, Paraíba: a look at educational evaluation. pt_BR
dc.identifier.citation LIMA, Joselha Marculino de. A educação nas escolas do campo no município de Várzea, Paraíba: um olhar sobre a avaliação educacional. 2023. 209f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta