DSpace/Manakin Repository

Aplicação de um ciclo de lesson study no ensino médio: uma proposta de formação continuada de professores de matemática.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SILVA, M. V. G. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/6537420194687732 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SILVA, Aluska Dias Ramos De Macedo.
dc.contributor.advisor1ID MACEDO SILVA, A. D. R. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3897860267687210 pt_BR
dc.contributor.referee1 SOUZA, Glageane da Silva.
dc.contributor.referee1ID Souza, Glageane S. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/3393468945301497 pt_BR
dc.contributor.referee2 PINA NEVES, Regina da Silva.
dc.contributor.referee2ID PINA NEVES, R. S. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/5874654544324539 pt_BR
dc.description.resumo Este artigo tem como objetivo principal analisar contribuições de um ciclo da Lesson Study para a formação de professores de Matemática da rede pública. Para atingir o objetivo proposto, utilizamos a metodologia japonesa, LS, a qual se constitui de três a quatro etapas: estudo e planejamento; execução da aula; reflexão da aula e em alguns casos, a reaplicação da mesma. Visto isso, usufruímos de uma abordagem qualitativa e interpretativa, e adentrando na primeira etapa do ciclo, resulta-se na ministração de duas aulas na turma do 1° e 2o do Ensino Médio de uma escola situada no município de Alagoinha na Paraíba. Decorrente do planejamento da aula, os professores separaram quatro tarefas para trabalharem com os alunos, as quais foram distribuídas em uma folha impressa. A primeira e a segunda tarefa remetem-se à multiplicação e conversão de unidades, a terceira e quarta tarefa servem para verificar o raciocínio dos alunos em relação a divisão de valores. Relata-se e discute-se como se deu a etapa da aplicação do plano de aula desenvolvido colaborativamente para a revisão do conteúdo das operações básicas, em específico, da multiplicação e divisão e quais contribuições essa metodologia trouxe para os professores participantes. Por meio disso, constata-se que o uso da metodologia Lesson Study foi de suma importância, principalmente na etapa do planejamento, pois os professores conseguiram compreender diferentes perspectivas em relação aos possíveis caminhos trilhados pelos alunos e se prepararam antecipadamente para guiá-los. Sendo assim, enaltece-se que por meio de novas metodologias em sala de aula, os alunos se sentem mais estimulados e os professores mais seguros de si mesmos. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Educação e Saúde - CES pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Fundamentos da Educação pt_BR
dc.title Aplicação de um ciclo de lesson study no ensino médio: uma proposta de formação continuada de professores de matemática. pt_BR
dc.date.issued 2023-01-23
dc.description.abstract The main objective of this article is to analyze the contributions of a Lesson Study cycle for the training of Mathematics teachers in public schools. To achieve the proposed objective, we used the Japanese methodology, LS, which consists of three to four stages: study and planning; execution of the class; reflection of the class and in some cases, its reapplication. Given this, we take advantage of a qualitative approach, and entering the first stage of the cycle, it results in the teaching of two classes in the 1st and 2nd high school class of a school located in the municipality of Alagoinha in Paraíba. As a result of the lesson planning, the teachers separated four tasks to work with the students, which were distributed on a printed sheet. The first and second tasks refer to the multiplication and conversion of values, the third and fourth task are to verify the students' reasoning in relation to the division of values. It reports and discusses how the step of applying the collaboratively developed lesson plan for reviewing the content of basic operations, specifically multiplication and division, took place and what contributions this methodology brought to the participating teachers. Therefore, it appears that the use of the Lesson Study methodology was of paramount importance, especially in the planning stage, as the teachers were able to understand different perspectives in relation to the possible paths taken by the students and prepared in advance to guide them. Then, it is praised that through new methodologies in the classroom, students feel more stimulated and teachers feel more confident about themselves. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29035
dc.date.accessioned 2023-03-10T13:27:02Z
dc.date.available 2023-03-10
dc.date.available 2023-03-10T13:27:02Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Matemática pt_BR
dc.subject Lesson study pt_BR
dc.subject Lesson study - ensino médio pt_BR
dc.subject Operações básicas pt_BR
dc.subject Planejamento de aula pt_BR
dc.subject Resolução de problemas pt_BR
dc.subject Matemática – formação de professores pt_BR
dc.subject Mathematics pt_BR
dc.subject Lesson study - high school pt_BR
dc.subject Basic operations pt_BR
dc.subject Lesson planning pt_BR
dc.subject Problem solving pt_BR
dc.subject Mathematics – teacher training pt_BR
dc.subject Matemáticas pt_BR
dc.subject Estudio de la lección pt_BR
dc.subject Estudio de lección - escuela secundaria pt_BR
dc.subject Operaciones básicas pt_BR
dc.subject Planificación de las clases pt_BR
dc.subject Solución de problemas pt_BR
dc.subject Matemáticas – formación de profesores pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Maria das Vitorias Guimarães da.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Application of a lesson study cycle in high school: a proposal of continuing education of mathematics teachers. pt_BR
dc.title.alternative Aplicación de un ciclo de estudio de lecciones en la escuela secundaria: una propuesta de la formación continua de los profesores de matemáticas. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Maria das Vitórias Guimarães da. Aplicação de um ciclo de lesson study no ensino médio: uma proposta de formação continuada de professores de matemática. 2023. 21 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo), Curso de Licenciatura em Matemática, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29035 pt_BR
dc.description.resumen El objetivo principal de este artículo es analizar las contribuciones de un ciclo de Lesson Study a la formación de profesores de Matemáticas en las escuelas públicas. Para lograr el objetivo propuesto, utilizamos la metodología japonesa, LS, que consta de tres a cuatro etapas: estudio y planificación; ejecución de la clase; reflejo de la clase y en algunos casos, su reaplicación. Ante esto, aprovechamos un enfoque cualitativo e interpretativo, y entrando en la primera etapa del ciclo, resulta en la impartición de dos clases en el 1° y 2° de bachillerato de una escuela ubicada en el municipio de Alagoinha en Paraíba. Como resultado de la planificación de la lección, los docentes separaron cuatro tareas para trabajar con los estudiantes, las cuales fueron distribuido en una hoja impresa. La primera y la segunda tarea se refieren a la multiplicación y conversión de unidades, la tercera y cuarta tarea son verificar el razonamiento de los estudiantes en cuanto a la división de valores. Informa y discute cómo la etapa de aplicación de la plan de lección desarrollado en colaboración para revisar el contenido de las operaciones conceptos básicos, en particular, de multiplicación y división y qué aportes trajo esta metodología para los profesores participantes. Por lo tanto, parece que el uso de la metodología Lesson El estudio fue de suma importancia, especialmente en la etapa de planificación, ya que los maestros fueron capaces de comprender diferentes perspectivas en relación a los posibles caminos recorridos por los estudiantes y preparado de antemano para guiarlos. Por lo tanto, se alaba que a través de nuevas metodologías en el aula, los estudiantes se sienten más estimulados y maestros seguros de sí mismos. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta