DSpace/Manakin Repository

O uso de tecnologias digitais de informação e comunicação no ensino e aprendizagem de química no programa residência pedagógica.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID MENEZES, I. K. J. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/2512210838257130 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SANTOS, José Carlos Oliveira.
dc.contributor.advisor1ID SANTOS, José Carlos Oliveira. pt_BR
dc.contributor.advisor1ID SANTOS, J. C. O. pt_BR
dc.contributor.advisor1ID SANTOS, J.C.O. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/1930225459216232 pt_BR
dc.description.resumo A educação está em constante transformação, por consequência ser professor conjectura numa tarefa desafiadora, assim sendo, a vivência da docência ainda na formação é um momento significativo na vida acadêmica do licenciando. Nesse contexto, o Programa Residência Pedagógica (PRP) assume um papel muito importante, pois propicia essa experiência ao graduando de licenciatura, permitindo-lhe analisar as práticas pedagógicas realizadas no seu futuro ambiente de trabalho e oportunizando a inovação dessas práticas. Durante a pandemia por Covid-19, com as aulas acontecendo remotamente o PRP se mostrou de suma importância no desenvolvimento das suas atividades por meio das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs), não somente para a formação docente, mas também para todos os envolvidos no processo de ensino-aprendizagem. Portanto, este trabalho visa discutir a importância do uso das TDICs para o ensino de química através do relato das experiências vivenciadas dentro do programa. Durante as atividades do programa foram acompanhadas turmas do ensino médio, sendo observados os usos das de tecnologias digitais de informação e comunicação pelos preceptores, fazendo a devida reflexão sobre esse uso, e nos momentos de coparticipação e regência foram utilizadas tais tecnologias fazendo a observação e reflexão dos pontos positivos e negativos decorrentes desses usos. Através da vivência proporcionada pelo PRP observou-se que o uso das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs) foi primordial para a educação durante a pandemia, pois através delas professores e alunos conseguiram romper a barreira do distanciamento social e dá continuidade às atividades escolares. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Educação e Saúde - CES pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Química pt_BR
dc.title O uso de tecnologias digitais de informação e comunicação no ensino e aprendizagem de química no programa residência pedagógica. pt_BR
dc.date.issued 2023-02-08
dc.description.abstract Education is in constant transformation, consequently being a teacher conjectures a challenging task, so the experience of teaching while still in training is a significant moment in the academic life of the student. In this context, the Pedagogical Residency Program (PRP) plays a very important role, as it provides this experience to undergraduate students, allowing them to analyze the pedagogical practices carried out in their future work environment and providing opportunities for innovation in these practices. During the Covid-19 pandemic, with classes taking place remotely, the PRP proved to be of paramount importance in the development of its activities through digital information and communication technologies (TDICs), not only for teacher training, but also for all involved in the teaching-learning process. Therefore, this work aims to discuss the importance of using TDICs for teaching chemistry through reporting experiences within the program. During the program's activities, high school classes from the aforementioned schools were monitored, observing the use of digital information and communication technologies by the preceptors, making due reflection on this use, and in the moments of co-participation and regency, such technologies were used making the observation and reflection of the positive and negative points resulting from these uses. The use of digital information and communication technologies (TDICs) were essential for education during the pandemic, as through them teachers and students were able to break through the barrier of social distancing and continue school activities. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29039
dc.date.accessioned 2023-03-10T14:44:16Z
dc.date.available 2023-03-10
dc.date.available 2023-03-10T14:44:16Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Ensino de química pt_BR
dc.subject Química - ensino pt_BR
dc.subject Residência pedagógica - química pt_BR
dc.subject Química - ensino remoto pt_BR
dc.subject Química - tecnologias digitais - ensino pt_BR
dc.subject Chemistry teaching pt_BR
dc.subject Chemistry - teaching pt_BR
dc.subject Pedagogical residence - chemical pt_BR
dc.subject Chemistry - remote teaching pt_BR
dc.subject Chemistry - digital technologies - teaching pt_BR
dc.subject Enseñanza de la química pt_BR
dc.subject Química - enseñanza pt_BR
dc.subject Química - enseñanza a distancia pt_BR
dc.subject Química - tecnologías digitales - enseñando pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator MENEZES, Iane Karla Jerônimo.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The use of digital information and communication technologies in teaching and learning chemistry in the pedagogical residency program. pt_BR
dc.title.alternative El uso de las tecnologías digitales de la información y la comunicación en la enseñanza y el aprendizaje de la química en el programa de residencia pedagógica. pt_BR
dc.identifier.citation MENEZES, Iane Karla Jerônimo. O uso de tecnologias digitais de informação e comunicação no ensino e aprendizagem de química no programa residência pedagógica. 2023. 54 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Química, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2023. pt_BR
dc.description.resumen La educación está en constante transformación, por lo tanto ser maestro conjeturas en una tarea desafiante, por lo tanto, la experiencia de enseñar aún en formación es una momento significativo en la vida académica del estudiante. En este contexto, el Programa La Residencia Pedagógica (PRP) asume un papel muy importante, ya que proporciona esta experiencia a estudiantes de pregrado, permitiéndoles analizar las prácticas pedagógicas en su futuro entorno de trabajo y brindando oportunidades para la innovación de estas prácticas. Durante la pandemia de Covid-19, con clases a distancia, el PRP demostró ser de suma importancia en el desarrollo de sus actividades a través de tecnologías tecnologías digitales de la información y la comunicación (TDIC), no solo para la formación de docentes, sino también para todos los involucrados en el proceso de enseñanza-aprendizaje. Así que esto Este trabajo tiene como objetivo discutir la importancia del uso de TDICs para la enseñanza de la química a través de la relato de las experiencias vividas dentro del programa. Durante las actividades del programa Se monitorearon clases de secundaria, observando el uso de tecnologías medios digitales de información y comunicación por parte de los preceptores, reflexionando debidamente sobre este uso, y en los momentos de coparticipación y regencia, dichas tecnologías fueron utilizadas haciendo observación y reflexión de los puntos positivos y negativos resultantes de estos usos. A través de la experiencia brindada por el PRP se observó que el uso de tecnologías digitales de información y comunicación (TDIC) fue fundamental para la educación durante la pandemia, a través de ellos, los maestros y estudiantes pudieron romper la barrera del distanciamiento social y continuar con las actividades escolares. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta