dc.creator.ID |
MENEZES, I. K. J. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2512210838257130 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SANTOS, José Carlos Oliveira. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SANTOS, José Carlos Oliveira. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1ID |
SANTOS, J. C. O. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1ID |
SANTOS, J.C.O. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1930225459216232 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
A educação está em constante transformação, por consequência ser professor conjectura
numa tarefa desafiadora, assim sendo, a vivência da docência ainda na formação é um
momento significativo na vida acadêmica do licenciando. Nesse contexto, o Programa
Residência Pedagógica (PRP) assume um papel muito importante, pois propicia essa
experiência ao graduando de licenciatura, permitindo-lhe analisar as práticas pedagógicas
realizadas no seu futuro ambiente de trabalho e oportunizando a inovação dessas práticas.
Durante a pandemia por Covid-19, com as aulas acontecendo remotamente o PRP se mostrou
de suma importância no desenvolvimento das suas atividades por meio das tecnologias
digitais de informação e comunicação (TDICs), não somente para a formação docente, mas
também para todos os envolvidos no processo de ensino-aprendizagem. Portanto, este
trabalho visa discutir a importância do uso das TDICs para o ensino de química através do
relato das experiências vivenciadas dentro do programa. Durante as atividades do programa
foram acompanhadas turmas do ensino médio, sendo observados os usos das de tecnologias
digitais de informação e comunicação pelos preceptores, fazendo a devida reflexão sobre esse
uso, e nos momentos de coparticipação e regência foram utilizadas tais tecnologias fazendo a
observação e reflexão dos pontos positivos e negativos decorrentes desses usos. Através da
vivência proporcionada pelo PRP observou-se que o uso das tecnologias digitais de
informação e comunicação (TDICs) foi primordial para a educação durante a pandemia, pois
através delas professores e alunos conseguiram romper a barreira do distanciamento social e
dá continuidade às atividades escolares. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Educação e Saúde - CES |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Química |
pt_BR |
dc.title |
O uso de tecnologias digitais de informação e comunicação no ensino e aprendizagem de química no programa residência pedagógica. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2023-02-08 |
|
dc.description.abstract |
Education is in constant transformation, consequently being a teacher conjectures a
challenging task, so the experience of teaching while still in training is a significant moment
in the academic life of the student. In this context, the Pedagogical Residency Program (PRP)
plays a very important role, as it provides this experience to undergraduate students, allowing
them to analyze the pedagogical practices carried out in their future work environment and
providing opportunities for innovation in these practices. During the Covid-19 pandemic,
with classes taking place remotely, the PRP proved to be of paramount importance in the
development of its activities through digital information and communication technologies
(TDICs), not only for teacher training, but also for all involved in the teaching-learning
process. Therefore, this work aims to discuss the importance of using TDICs for teaching
chemistry through reporting experiences within the program. During the program's activities,
high school classes from the aforementioned schools were monitored, observing the use of
digital information and communication technologies by the preceptors, making due reflection
on this use, and in the moments of co-participation and regency, such technologies were used
making the observation and reflection of the positive and negative points resulting from these
uses. The use of digital information and communication technologies (TDICs) were essential
for education during the pandemic, as through them teachers and students were able to break
through the barrier of social distancing and continue school activities. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29039 |
|
dc.date.accessioned |
2023-03-10T14:44:16Z |
|
dc.date.available |
2023-03-10 |
|
dc.date.available |
2023-03-10T14:44:16Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de química |
pt_BR |
dc.subject |
Química - ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Residência pedagógica - química |
pt_BR |
dc.subject |
Química - ensino remoto |
pt_BR |
dc.subject |
Química - tecnologias digitais - ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Chemistry teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Chemistry - teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Pedagogical residence - chemical |
pt_BR |
dc.subject |
Chemistry - remote teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Chemistry - digital technologies - teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Enseñanza de la química |
pt_BR |
dc.subject |
Química - enseñanza |
pt_BR |
dc.subject |
Química - enseñanza a distancia |
pt_BR |
dc.subject |
Química - tecnologías digitales - enseñando |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
MENEZES, Iane Karla Jerônimo. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The use of digital information and communication technologies in teaching and learning chemistry in the pedagogical residency program. |
pt_BR |
dc.title.alternative |
El uso de las tecnologías digitales de la información y la comunicación en la enseñanza y el aprendizaje de la química en el programa de residencia pedagógica. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
MENEZES, Iane Karla Jerônimo. O uso de tecnologias digitais de informação e comunicação no ensino e
aprendizagem de química no programa residência pedagógica. 2023. 54 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Química, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2023. |
pt_BR |
dc.description.resumen |
La educación está en constante transformación, por lo tanto ser maestro conjeturas
en una tarea desafiante, por lo tanto, la experiencia de enseñar aún en formación es una
momento significativo en la vida académica del estudiante. En este contexto, el Programa
La Residencia Pedagógica (PRP) asume un papel muy importante, ya que proporciona esta
experiencia a estudiantes de pregrado, permitiéndoles analizar las prácticas pedagógicas
en su futuro entorno de trabajo y brindando oportunidades para la innovación de estas prácticas.
Durante la pandemia de Covid-19, con clases a distancia, el PRP demostró ser
de suma importancia en el desarrollo de sus actividades a través de tecnologías
tecnologías digitales de la información y la comunicación (TDIC), no solo para la formación de docentes, sino
también para todos los involucrados en el proceso de enseñanza-aprendizaje. Así que esto
Este trabajo tiene como objetivo discutir la importancia del uso de TDICs para la enseñanza de la química a través de la
relato de las experiencias vividas dentro del programa. Durante las actividades del programa
Se monitorearon clases de secundaria, observando el uso de tecnologías
medios digitales de información y comunicación por parte de los preceptores, reflexionando debidamente sobre este
uso, y en los momentos de coparticipación y regencia, dichas tecnologías fueron utilizadas haciendo
observación y reflexión de los puntos positivos y negativos resultantes de estos usos. A través de la
experiencia brindada por el PRP se observó que el uso de tecnologías digitales de
información y comunicación (TDIC) fue fundamental para la educación durante la pandemia,
a través de ellos, los maestros y estudiantes pudieron romper la barrera del distanciamiento social y
continuar con las actividades escolares. |
pt_BR |