DSpace/Manakin Repository

Literatura infantil: concepções e práticas educativas de professoras de uma pré-escola na cidade de AURORA-CE.

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 PIRES, Aparecida Carneiro.
dc.contributor.advisor1ID PIRES, Aparecida Carneiro. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5613969088897311 pt_BR
dc.contributor.referee1 PEREIRA, Zildene Francisca.
dc.contributor.referee2 CAMPOS, Maria de Lourdes.
dc.description.resumo Este trabalho de conclusão de curso apresenta uma reflexão sobre a literatura infantil, levando em consideração concepções e práticas educativas de professoras de uma pré-escola localizada na cidade de Aurora-CE. O objetivo principal de investigar como os/as professores/as concebem e oferecem a literatura infantil, é o fato de que a partir disso, pode-se expandir ainda mais os horizontes no processo de ensino e aprendizagem. Dessa maneira, para melhor compreensão do conteúdo tem-se o estudo a princípio, do marco teórico, visando assim, apresentar sobre a abordagem relacionada a literatura na educação infantil, sendo este fundamentado em autores como Cademartori (1986), Abramovich (1989), Cagneti (1996), Silva (2009), Peruzzo (2011), Marafigo (2012), Paço (2012), Lima (2018). No marco metodológico, optou-se por adotar uma pesquisa com uma abordagem qualitativa, ancorada nas pesquisas bibliográficas e exploratórias, realizadas a partir de uma pesquisa de campo. Para a coleta de dados, optou-se pela utilização da entrevista semiestruturada, questionário e a observação participativa, aplicadas com professoras de uma pré-escola. A análise dos dados aconteceu a partir do processo de codificação e categorização dos documentos. Com base na pesquisa desenvolvida observou-se a relevância da literatura infantil como recurso pedagógico e suas contribuições para o processo de ensino-aprendizagem das crianças tanto no aprimoramento de novos conhecimentos, bem como por aguçar a imaginação. Portanto, a pesquisa quanto às concepções e práticas educativas desses/as professores/as dessa pré-escola, possibilitou evidenciar o papel significativo da mediação docente nesta importante fase educacional da criança. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Literatura infantil: concepções e práticas educativas de professoras de uma pré-escola na cidade de AURORA-CE. pt_BR
dc.date.issued 2023-02-10
dc.description.abstract This course completion work presents a reflection on children's literature, taking into account conceptions and educational practices of teachers at a preschool located in the city of Aurora-CE. The main objective of investigating how teachers conceive and offer children's literature is the fact that from this, one can further expand the horizons in the teaching and learning process. In this way, for a better understanding of the content, there is the study, at first, of the theoretical framework, in order to present the approach related to literature in early childhood education, which is based on authors such as Cademartori (1986), Abramovich (1989), Cagneti (1996), Silva (2009), Peruzzo (2011), Marafigo (2012), Paço (2012), Lima (2018). In the methodological framework, it was decided to adopt a research with a qualitative approach, anchored in bibliographic and exploratory research, carried out from a field research. For data collection, it was decided to use a semi-structured interview, a questionnaire and participatory observation, applied with preschool teachers. Data analysis took place from the process of coding and categorization of documents. Based on the research carried out, it was observed the relevance of children's literature as a pedagogical resource and its contributions to the teaching-learning process of children both in improving new knowledge, as well as by sharpening the imagination. Therefore, the research regarding the conceptions and educational practices of these preschool teachers made it possible to highlight the significant role of teacher mediation in this important educational phase of the child. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29043
dc.date.accessioned 2023-03-13T12:23:03Z
dc.date.available 2023-03-13
dc.date.available 2023-03-13T12:23:03Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Literatura infantil pt_BR
dc.subject Educação infantil pt_BR
dc.subject Concepções e práticas educativas pt_BR
dc.subject Recursos didáticos pt_BR
dc.subject Pré-escola pt_BR
dc.subject Criança pt_BR
dc.subject Ensino-aprendizagem pt_BR
dc.subject Children's literature pt_BR
dc.subject Child education pt_BR
dc.subject Educational conceptions and practices pt_BR
dc.subject Didactic resources pt_BR
dc.subject Pre school pt_BR
dc.subject Child pt_BR
dc.subject Teaching-learning pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Renata dos Santos.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Children's literature: conceptions and educational practices of preschool teachers in the city of AURORA-CE. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Renata dos Santos. Literatura infantil: concepções e práticas educativas de professoras de uma pré-escola na cidade de AURORA-CE. 2023. 76f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta