DSpace/Manakin Repository

Contribuições do trabalho do pedagogo no ambiente hospitalar para o desenvolvimento das crianças hospitalizadas.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SOUZA, S. B. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/4867346262114051 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SILVA, José Amiraldo Alves.
dc.contributor.advisor1ID SILVA, José Amiraldo Alves. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5948365562113510 pt_BR
dc.contributor.referee1 AMARAL, Maria Gerlaine Belchior.
dc.contributor.referee2 CAMPOS, Maria de Lourdes.
dc.description.resumo Abordar o trabalho do pedagogo em ambientes não escolares, principalmente em hospitais, tem despertado cada vez mais interesse dos estudiosos na contemporaneidade, tendo em vista a necessidade de se oferecer as crianças e adolescentes em situação de internação prolongada, uma possibilidade manter os estudos ou uma reintegração mais adequada na escola. O atendimento pedagógico educacional hospitalar promove também, por meio de atendimento humanizado, atividades divertidas e momentos de descontração, que permitem ao paciente/aluno esquecer por um tempo, o momento difícil pelo qual está passando. Neste sentido, este estudo buscou compreender os principais desafios enfrentados e as contribuições do trabalho do pedagogo em ambientes hospitalares para o desenvolvimento, aprendizagem e recuperação de crianças hospitalizadas. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de campo, numa abordagem qualitativa, por meio de uma entrevista semiestruturada com 4 (quatro) sujeitos, sendo 1 (uma) pedagoga e 3 (três) mães que, no momento da investigação, acompanhavam seus filhos no Hospital Universitário Júlio Bandeira, na cidade de Cajazeiras – PB. Para aprofundar os estudos teóricos sobre a Pedagogia Hospitalar, a pesquisa teve como aporte as contribuições de autores, tais como: Costa, Pio e Bessa (2018); Lima, Amaral e Batista (2017); Matos e Mugiatti (2012); Esteves (2008); Brasil (2006; 2005; 2002; 2001;1996), entre outros autores que ajudaram na compreensão do fenômeno estudado. Os resultados da pesquisa demonstraram que mesmo enfrentando dificuldades, a pedagoga desenvolve atividades que colaboram para o desenvolvimento das crianças e adolescentes hospitalizados, amenizando seu sofrimento e fazendo com que estas não se distanciem do processo de ensino e aprendizagem, além de contribuir para uma recuperação mais rápida. Os resultados apontaram ainda que algumas mães não tinham conhecimento da atuação do pedagogo na área hospitalar, mas reconhecem a importância e as inúmeras contribuições que a pedagoga proporciona ás crianças hospitalizadas e a seus familiares. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Contribuições do trabalho do pedagogo no ambiente hospitalar para o desenvolvimento das crianças hospitalizadas. pt_BR
dc.date.issued 2023-02-08
dc.description.abstract Approaching the work of the pedagogue in non-school environments, mainly in hospitals, has aroused more and more interest from scholars in contemporary times, in view of the need to offer children and adolescents in a situation of prolonged hospitalization, a possibility to continue their studies or a more appropriate reintegration into school. Hospital educational pedagogical care also promotes, through humanized care, fun activities and moments of relaxation, which allow the patient/student to forget for a while the difficult moment he is going through. In this sense, this study sought to understand the main challenges faced and the contributions of the pedagogue's work in hospital environments for the development, learning and recovery of hospitalized children. For that, a field research was carried out, in a qualitative approach, through a semi-structured interview with 4 (four) subjects, 1 (one) pedagogue and 3 (three) mothers who, at the time of the investigation, accompanied their children in the Júlio Bandeira University Hospital, in the city of Cajazeiras – PB. To deepen the theoretical studies on Hospital Pedagogy, the research was supported by the contributions of authors such as: Costa, Pio and Bessa (2018); Lima, Amaral and Batista (2017); Matos and Mugiatti (2012); Esteves (2008); Brasil (2006; 2005; 2002; 2001;1996), among other authors who helped to understand the studied phenomenon. The research results showed that even facing difficulties, the pedagogue develops activities that contribute to the development of hospitalized children and adolescents, easing their suffering and ensuring that they do not distance themselves from the teaching and learning process, in addition to contributing to a more successful recovery. fast. The results also showed that some mothers were not aware of the pedagogue's performance in the hospital area, but they recognize the importance and the countless contributions that the pedagogue provides to hospitalized children and their families. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29045
dc.date.accessioned 2023-03-13T13:04:10Z
dc.date.available 2023-03-13
dc.date.available 2023-03-13T13:04:10Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Pedagogia hospitalar pt_BR
dc.subject Aprendizagem pt_BR
dc.subject Crianças Hospitalizadas pt_BR
dc.subject Atuação do pedagogo pt_BR
dc.subject Hospital pedagogy pt_BR
dc.subject Learning pt_BR
dc.subject Hospitalized Children pt_BR
dc.subject Pedagogue performance pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SOUZA, Samara Bezerra.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Contributions of the pedagogue's work in the hospital environment for the development of hospitalized children. pt_BR
dc.identifier.citation SOUZA, Samara Bezerra. Contribuições do trabalho do pedagogo no ambiente hospitalar para o desenvolvimento das crianças hospitalizadas. 2023. 56f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta