DSpace/Manakin Repository

A percepção dos professores acerca do ensino e aprendizagem de alunos com transtorno do espectro autista.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SOUSA, T. M. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/1550182352523653 pt_BR
dc.contributor.advisor1 CAVALCANTI., Thiago Medeiros.
dc.contributor.advisor1ID CAVALCANTI, T. M. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/7960514996640871 pt_BR
dc.contributor.referee1 DANTAS, Nozângela Maria Rolim.
dc.contributor.referee2 ALVES, Rozilene Lopes de Sousa.
dc.description.resumo O transtorno do Espectro Autista (TEA) ou popularmente conhecido como autismo, vem sendo pauta nas mídias sociais e consequentemente ganhando espaço nas discussões dos espaços escolares, por ser um assunto de extrema necessidade e conhecimento das escolas. Desse modo, o trabalho tem como objetivo analisar a percepção dos professores acerca do ensino e aprendizagem de alunos com Transtorno do Espectro Autista. Sabe-se que a partir da Constituição Federal de 1988, as pessoas com autismo tiveram seus direitos reconhecidos por lei para o ingresso no âmbito educacional, garantindo o seu direito de ter um ensino voltado para o seu desenvolvimento social, quanto acadêmico. Para a análise do trabalho foi feito uma pesquisa de campo de caráter qualitativo, que teve como instrumento de coleta de dados, uma entrevista semiestruturada, que foi realizada com 10 professores da rede pública e privada de ensino. Essas entrevistas tiveram como principal objetivo comparar, verificar e identificar quais as principais dificuldades que os professores encontram quando se deparam com crianças com autismo em sala de aula. Com o intuito de se aprofundar sobre o autismo e suas principais dificuldades, a pesquisa foi baseada em três principais autores: Kanner (1943), Vygotsky (1978, 1994, 2014); Silva, Gaiato e Reveles (2012) e entre outros que serão citados ao longo do trabalho. Por fim, ao analisar as entrevistas percebe-se o quanto as escolas precisam melhorar no quesito inclusão, não basta apenas ter um documento que ateste este aluno incluso na rede de ensino, é preciso paciência, conhecimento e busca por uma educação mais justa e igualitária, assegurando o desenvolvimento e a aprendizagem desse aluno. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title A percepção dos professores acerca do ensino e aprendizagem de alunos com transtorno do espectro autista. pt_BR
dc.date.issued 2023-02-08
dc.description.abstract The Autistic Spectrum Disorder (ASD) or popularly known as autism, has been on the agenda in social media and consequently gaining space in discussions in school spaces, as it is a subject of extreme need and knowledge of schools. Thus, the work aims to analyze the perception of teachers about the teaching and learning of students with Autistic Spectrum Disorder. It is known that from the Federal Constitution of 1988, people with autism had their rights recognized by law to enter the educational field, guaranteeing their right to have an education aimed at their social and academic development. For the analysis of the work, a qualitative field research was carried out, which had as a data collection instrument, a semi-structured interview, which was carried out with 10 teachers from public and private schools. These interviews had the main objective of comparing, verifying and identifying the main difficulties that teachers encounter when they are faced with children with autism in the classroom. In order to delve deeper into autism and its main difficulties, the research was based on three main authors: Kanner (1943), Vygotsky (1978, 1994, 2014); Silva, Gaiato and Reveles (2012) and among others that will be cited throughout the work. Therefore, when analyzing the interviews, it is clear how much schools need to improve in terms of inclusion, it is not enough to just have a document that certifies that this student is included in the education network, it takes patience, knowledge and the search for a fairer and more egalitarian education, ensuring the development and learning of that student. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29048
dc.date.accessioned 2023-03-13T13:46:25Z
dc.date.available 2023-03-13
dc.date.available 2023-03-13T13:46:25Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Ensino pt_BR
dc.subject Aprendizagem pt_BR
dc.subject Percepção dos professores pt_BR
dc.subject Autismo pt_BR
dc.subject Inclusão pt_BR
dc.subject Educação inclusiva pt_BR
dc.subject Teaching pt_BR
dc.subject Learning pt_BR
dc.subject Teachers perception pt_BR
dc.subject Autism pt_BR
dc.subject Inclusion pt_BR
dc.subject Inclusive education pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SOUSA, Thalia Maria de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Teachers' perception about the teaching and learning of students with autism spectrum disorder. pt_BR
dc.identifier.citation SOUSA, Thalia Maria de. A percepção dos professores acerca do ensino e aprendizagem de alunos com transtorno do espectro autista. 2022. 45f. Monografia Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2022. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta