dc.creator.ID |
OLIVEIRA, L. G. S. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6993578241197818 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SODRÉ NETO, Luiz. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SODRÉ NETO, L. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8809866931227584 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
FREITAS, Heron Neves de. |
|
dc.contributor.referee1ID |
FREITAS, H. N. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5999148176771819 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
SANTOS, Michelle Gomes. |
|
dc.contributor.referee2ID |
SANTOS, M. G. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6750817153778645 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
O ensino de base têm demonstrado uma busca incansável pela prática interdisciplinar,
norteada pelos documentos oficiais e pelos resultados das pesquisas sobre a necessidade
de metodologias ativas, dentro da prática docente. Na contemporaneidade, o conteudismo
ainda é muito presente no ensino de Ciências, no sentido de ser passível de transmissão,
do professor, ainda tido como detentor do conhecimento, para os estudantes, considerados
como receptores que absorvem e reproduzem as informações. Diante disso, o presente
trabalho teve como objetivo planejar, executar e analisar uma Unidade Didática presente
em um livro didático de Ciências junto com estudantes do 8° ano do ensino fundamental,
com o propósito de destacar a importância de uma abordagem interdisciplinar para uma
boa prática docente e uso adequado do material didático. Foi realizada uma pesquisa de
caráter qualitativo, durante o periodo de setembro de 2022 à janeiro de 2023, o
desenvolvimento da pesquisa ocorreu a partir de uma perspectiva problematizadora
fundamentada nos princípios dos três momentos pedagógicos: a problematização inicial;
a organização do conhecimento e a aplicação do conhecimento. A presente abordagem
foi responsável pelo desprendimento de aulas totalmente conteudistas e entediantes
atraves de um bom planejamento e da organização precisa do material didático. Contudo,
foi possível afirmar a relevância de uma boa prática docente, diante de metodologias
ativas e um bom uso do material didático. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Educação e Saúde - CES |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Ensino-aprendizagem |
pt_BR |
dc.title |
Planejamento como estratégia para uma boa prática docente, com um bom uso do material didático. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2023-02-07 |
|
dc.description.abstract |
Basic teaching has demonstrated a tireless pursuit of interdisciplinary practice, guided by
official documents and research results on the need for active methodologies within
teaching practice. In contemporary times, contentism is still very present in science
teaching, in the sense of being capable of transmission, from the teacher, still seen as the
holder of knowledge, to the students, considered as receivers who absorb and reproduce
information. In view of this, the present work aimed to plan, execute and analyze a
Didactic Unit present in a Science textbook together with students of the 8th year of
elementary school, with the purpose of highlighting the importance of an interdisciplinary
approach for good practice teacher and proper use of didactic material. A qualitative
research was carried out, during the period from September 2022 to January 2023, the
development of the research took place from a problematizing perspective based on the
principles of the three pedagogical moments: the initial problematization; the
organization of knowledge and the application of knowledge. The present approach was
responsible for the detachment of totally content and boring classes through good
planning and the precise organization of the didactic material. However, it was possible
to affirm the relevance of a good teaching practice, in the face of active methodologies
and a good use of didactic material. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29049 |
|
dc.date.accessioned |
2023-03-13T14:13:19Z |
|
dc.date.available |
2023-03-13 |
|
dc.date.available |
2023-03-13T14:13:19Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de ciências |
pt_BR |
dc.subject |
Livro didático |
pt_BR |
dc.subject |
Livro didático – ciências |
pt_BR |
dc.subject |
Prática docente - planejamento |
pt_BR |
dc.subject |
Material didático - uso |
pt_BR |
dc.subject |
Planejamento |
pt_BR |
dc.subject |
Science teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Textbook |
pt_BR |
dc.subject |
Textbook – science |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching practice - planning |
pt_BR |
dc.subject |
Didactic material - use |
pt_BR |
dc.subject |
Planning |
pt_BR |
dc.subject |
Enseñanza de las ciencias |
pt_BR |
dc.subject |
Libro de texto |
pt_BR |
dc.subject |
Libro de texto - ciencia |
pt_BR |
dc.subject |
Práctica docente - planificación |
pt_BR |
dc.subject |
Material didáctico - uso |
pt_BR |
dc.subject |
Planificación |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
OLIVEIRA, Lauanna Giselly dos Santos. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Planning as a strategy for a good teaching practice, with a good use of didactic material. |
pt_BR |
dc.title.alternative |
La planificación como estrategia para una buena práctica docente, con un buen aprovechamiento del material didáctico. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
OLIVEIRA, Lauanna Giselly dos Santos. Planejamento como estratégia para uma boa prática docente, com um bom uso do material didático. 2023. 18 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2023. |
pt_BR |
dc.description.resumen |
La educación básica ha mostrado una búsqueda incansable de la práctica interdisciplinaria,
guiado por documentos oficiales y por los resultados de la investigación sobre la necesidad
de metodologías activas, dentro de la práctica docente. En la contemporaneidad, el contentismo
sigue muy presente en la enseñanza de las Ciencias, en el sentido de ser capaz de transmitir,
del profesor, aún visto como poseedor del saber, a los alumnos, considerados
como receptores que absorben y reproducen información. Ante esto, el presente
El objetivo de este trabajo fue planificar, ejecutar y analizar una Unidad Didáctica presente
en un libro de texto de ciencias junto con estudiantes del 8° grado de primaria,
con el propósito de resaltar la importancia de un abordaje interdisciplinario de una
buena práctica docente y uso adecuado del material didáctico. Se realizó una encuesta sobre
carácter cualitativo, durante el período de septiembre de 2022 a enero de 2023, la
El desarrollo de la investigación se dio desde una perspectiva problematizadora.
a partir de los principios de los tres momentos pedagógicos: el cuestionamiento inicial;
la organización del conocimiento y la aplicación del conocimiento. El enfoque actual
fue el responsable del desapego de clases totalmente contentas y aburridas
mediante una buena planificación y la organización precisa del material didáctico. Sin embargo,
se pudo afirmar la pertinencia de una buena práctica docente, frente a metodologías
actividades y un buen uso del material didáctico. |
pt_BR |