DSpace/Manakin Repository

Planejamento como estratégia para uma boa prática docente, com um bom uso do material didático.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID OLIVEIRA, L. G. S. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/6993578241197818 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SODRÉ NETO, Luiz.
dc.contributor.advisor1ID SODRÉ NETO, L. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/8809866931227584 pt_BR
dc.contributor.referee1 FREITAS, Heron Neves de.
dc.contributor.referee1ID FREITAS, H. N. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/5999148176771819 pt_BR
dc.contributor.referee2 SANTOS, Michelle Gomes.
dc.contributor.referee2ID SANTOS, M. G. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/6750817153778645 pt_BR
dc.description.resumo O ensino de base têm demonstrado uma busca incansável pela prática interdisciplinar, norteada pelos documentos oficiais e pelos resultados das pesquisas sobre a necessidade de metodologias ativas, dentro da prática docente. Na contemporaneidade, o conteudismo ainda é muito presente no ensino de Ciências, no sentido de ser passível de transmissão, do professor, ainda tido como detentor do conhecimento, para os estudantes, considerados como receptores que absorvem e reproduzem as informações. Diante disso, o presente trabalho teve como objetivo planejar, executar e analisar uma Unidade Didática presente em um livro didático de Ciências junto com estudantes do 8° ano do ensino fundamental, com o propósito de destacar a importância de uma abordagem interdisciplinar para uma boa prática docente e uso adequado do material didático. Foi realizada uma pesquisa de caráter qualitativo, durante o periodo de setembro de 2022 à janeiro de 2023, o desenvolvimento da pesquisa ocorreu a partir de uma perspectiva problematizadora fundamentada nos princípios dos três momentos pedagógicos: a problematização inicial; a organização do conhecimento e a aplicação do conhecimento. A presente abordagem foi responsável pelo desprendimento de aulas totalmente conteudistas e entediantes atraves de um bom planejamento e da organização precisa do material didático. Contudo, foi possível afirmar a relevância de uma boa prática docente, diante de metodologias ativas e um bom uso do material didático. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Educação e Saúde - CES pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ensino-aprendizagem pt_BR
dc.title Planejamento como estratégia para uma boa prática docente, com um bom uso do material didático. pt_BR
dc.date.issued 2023-02-07
dc.description.abstract Basic teaching has demonstrated a tireless pursuit of interdisciplinary practice, guided by official documents and research results on the need for active methodologies within teaching practice. In contemporary times, contentism is still very present in science teaching, in the sense of being capable of transmission, from the teacher, still seen as the holder of knowledge, to the students, considered as receivers who absorb and reproduce information. In view of this, the present work aimed to plan, execute and analyze a Didactic Unit present in a Science textbook together with students of the 8th year of elementary school, with the purpose of highlighting the importance of an interdisciplinary approach for good practice teacher and proper use of didactic material. A qualitative research was carried out, during the period from September 2022 to January 2023, the development of the research took place from a problematizing perspective based on the principles of the three pedagogical moments: the initial problematization; the organization of knowledge and the application of knowledge. The present approach was responsible for the detachment of totally content and boring classes through good planning and the precise organization of the didactic material. However, it was possible to affirm the relevance of a good teaching practice, in the face of active methodologies and a good use of didactic material. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29049
dc.date.accessioned 2023-03-13T14:13:19Z
dc.date.available 2023-03-13
dc.date.available 2023-03-13T14:13:19Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Ensino de ciências pt_BR
dc.subject Livro didático pt_BR
dc.subject Livro didático – ciências pt_BR
dc.subject Prática docente - planejamento pt_BR
dc.subject Material didático - uso pt_BR
dc.subject Planejamento pt_BR
dc.subject Science teaching pt_BR
dc.subject Textbook pt_BR
dc.subject Textbook – science pt_BR
dc.subject Teaching practice - planning pt_BR
dc.subject Didactic material - use pt_BR
dc.subject Planning pt_BR
dc.subject Enseñanza de las ciencias pt_BR
dc.subject Libro de texto pt_BR
dc.subject Libro de texto - ciencia pt_BR
dc.subject Práctica docente - planificación pt_BR
dc.subject Material didáctico - uso pt_BR
dc.subject Planificación pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator OLIVEIRA, Lauanna Giselly dos Santos.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Planning as a strategy for a good teaching practice, with a good use of didactic material. pt_BR
dc.title.alternative La planificación como estrategia para una buena práctica docente, con un buen aprovechamiento del material didáctico. pt_BR
dc.identifier.citation OLIVEIRA, Lauanna Giselly dos Santos. Planejamento como estratégia para uma boa prática docente, com um bom uso do material didático. 2023. 18 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2023. pt_BR
dc.description.resumen La educación básica ha mostrado una búsqueda incansable de la práctica interdisciplinaria, guiado por documentos oficiales y por los resultados de la investigación sobre la necesidad de metodologías activas, dentro de la práctica docente. En la contemporaneidad, el contentismo sigue muy presente en la enseñanza de las Ciencias, en el sentido de ser capaz de transmitir, del profesor, aún visto como poseedor del saber, a los alumnos, considerados como receptores que absorben y reproducen información. Ante esto, el presente El objetivo de este trabajo fue planificar, ejecutar y analizar una Unidad Didáctica presente en un libro de texto de ciencias junto con estudiantes del 8° grado de primaria, con el propósito de resaltar la importancia de un abordaje interdisciplinario de una buena práctica docente y uso adecuado del material didáctico. Se realizó una encuesta sobre carácter cualitativo, durante el período de septiembre de 2022 a enero de 2023, la El desarrollo de la investigación se dio desde una perspectiva problematizadora. a partir de los principios de los tres momentos pedagógicos: el cuestionamiento inicial; la organización del conocimiento y la aplicación del conocimiento. El enfoque actual fue el responsable del desapego de clases totalmente contentas y aburridas mediante una buena planificación y la organización precisa del material didáctico. Sin embargo, se pudo afirmar la pertinencia de una buena práctica docente, frente a metodologías actividades y un buen uso del material didáctico. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta