DSpace/Manakin Repository

A contribuição do estágio curricular supervisionado na aprendizagem em química para alunos da rede básica de ensino na pós-pandemia da Covid-19.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID NEVES, K. S. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/0116458968909925 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SANTOS, José Carlos Oliveira.
dc.contributor.advisor1ID SANTOS, J. C. O. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/1930225459216232 pt_BR
dc.contributor.referee1 BARROS, Joana Maria de Farias.
dc.contributor.referee1ID BARROS, J. M. F. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/1016070459137884 pt_BR
dc.contributor.referee2 LUCENA NETO, Marciano Henrique de.
dc.contributor.referee2ID LUCENA NETO, M. H. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/4809804711785369 pt_BR
dc.description.resumo O presente trabalho teve como principal objetivo analisar as contribuições do estágio supervisionado na aprendizagem em química no período pós-pandemia levando em consideração sua importância na formação do discente. Para o desenvolvimento da pesquisa, desenvolveu-se um questionário no Google forms direcionado aos alunos da escola onde realizou-se as atividades de regências a fim de que eles avaliassem as aulas de química no período remoto, na volta as aulas presenciais com o professor titular e também as aulas e atividades desenvolvidas durante o estágio de forma presencial. Com efeito das respostas recebidas no formulário, observou-se a insatisfação da maioria dos alunos com o ensino remoto na disciplina de química. Notou-se também que na volta as aulas presenciais há a inserção discreta das metodologias ativas em sala de aula e concluiu-se que a realização do estágio supervisionado em química contribuiu positivamente para a aprendizagem dos alunos na escola diante das avaliações expostas e não menos importante, com a formação do discente de química. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Educação e Saúde - CES pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Química pt_BR
dc.title A contribuição do estágio curricular supervisionado na aprendizagem em química para alunos da rede básica de ensino na pós-pandemia da Covid-19. pt_BR
dc.date.issued 2023-02-08
dc.description.abstract The main objective of the present work was to analyze the contributions of the supervised internship in the learning of chemistry in the post-pandemic period, taking into account its importance in teacher training. For the development of the research, a questionnaire was developed in Google forms directed to the students of the school where the supervised internship activities were carried out so that they could evaluate the chemistry classes in the remote period, when returning to face-to-face classes with the teacher and also to classes and activities developed during the on-site internship. As a result of the responses received on the form, most students were dissatisfied with distance learning in chemistry. It was also observed that when returning to face-to-face classes there is a discreet insertion of active methodologies in the classroom and it was concluded that carrying out the supervised internship in chemistry contributed positively to student learning at school in view of the exposed assessments and not less important, with the teaching training of the chemistry teacher. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29057
dc.date.accessioned 2023-03-14T11:32:03Z
dc.date.available 2023-03-14
dc.date.available 2023-03-14T11:32:03Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Ensino de química pt_BR
dc.subject Química - ensino pt_BR
dc.subject Química - estágio curricular supervisionado pt_BR
dc.subject Química - ensino - pós-pandemia pt_BR
dc.subject Estágio supervisionado pt_BR
dc.subject Aprendizagem em química pt_BR
dc.subject Pandemia pt_BR
dc.subject Chemistry teaching pt_BR
dc.subject Chemistry - curricular internship supervised pt_BR
dc.subject Chemistry - teaching - post-pandemic pt_BR
dc.subject Supervised internship pt_BR
dc.subject Learning in Chemistry pt_BR
dc.subject Pandemic pt_BR
dc.subject Enseñanza de la química pt_BR
dc.subject Química - enseñanza pt_BR
dc.subject Química - pasantía curricular supervisado pt_BR
dc.subject Química - docencia - pospandemia pt_BR
dc.subject Pasantía supervisada pt_BR
dc.subject Aprendizaje en Química pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator NEVES, Kaliane Santos.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The contribution of the supervised internship in learning in chemistry for students of the basic education network in the post-pandemic of Covid-19. pt_BR
dc.title.alternative La contribución de la pasantía supervisada en el aprendizaje en química para estudiantes de la red de educación básica en la pospandemia de COVID-19. pt_BR
dc.identifier.citation NEVES, Kaliane Santos. A contribuição do estágio curricular supervisionado na aprendizagem em química para alunos da rede básica de ensino na pós-pandemia da Covid-19. 2023. 45 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Química, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2023. pt_BR
dc.description.resumen El presente trabajo tuvo como objetivo principal analizar los aportes de la pasantía aprendizaje supervisado en química en el período pospandemia teniendo en cuenta consideración su importancia en la formación del estudiante. Para el desarrollo de la investigación, se elaboró ​​un cuestionario en formularios de Google dirigido a los alumnos del colegio donde se realizaron actividades de conducción para que pudieran evaluar las clases de química en el período remoto, al regresar a clases presenciales con el director y también clases y actividades desarrolladas durante la pasantía de manera presencial. Con efecto de las respuestas recibido en el formulario, se observó que la mayoría de los estudiantes estaban insatisfechos con la enseñanza a distancia en la disciplina de la química. También se notó que al regresar a las clases presenciales hay un discreta inserción de metodologías activas en el aula y se concluyó que llevar a cabo la pasantía supervisada en química contribuyó positivamente al aprendizaje de los estudiantes en la escuela a la vista de las valoraciones expuestas y no menos importante, con la formación del alumno de Química. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta