dc.creator.ID |
NEVES, K. S. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0116458968909925 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SANTOS, José Carlos Oliveira. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SANTOS, J. C. O. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1930225459216232 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
BARROS, Joana Maria de Farias. |
|
dc.contributor.referee1ID |
BARROS, J. M. F. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1016070459137884 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
LUCENA NETO, Marciano Henrique de. |
|
dc.contributor.referee2ID |
LUCENA NETO, M. H. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4809804711785369 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
O presente trabalho teve como principal objetivo analisar as contribuições do estágio
supervisionado na aprendizagem em química no período pós-pandemia levando em
consideração sua importância na formação do discente. Para o desenvolvimento da pesquisa,
desenvolveu-se um questionário no Google forms direcionado aos alunos da escola onde
realizou-se as atividades de regências a fim de que eles avaliassem as aulas de química no
período remoto, na volta as aulas presenciais com o professor titular e também as aulas e
atividades desenvolvidas durante o estágio de forma presencial. Com efeito das respostas
recebidas no formulário, observou-se a insatisfação da maioria dos alunos com o ensino
remoto na disciplina de química. Notou-se também que na volta as aulas presenciais há a
inserção discreta das metodologias ativas em sala de aula e concluiu-se que a realização do
estágio supervisionado em química contribuiu positivamente para a aprendizagem dos alunos
na escola diante das avaliações expostas e não menos importante, com a formação do discente
de química. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Educação e Saúde - CES |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Química |
pt_BR |
dc.title |
A contribuição do estágio curricular supervisionado na aprendizagem em química para alunos da rede básica de ensino na pós-pandemia da Covid-19. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2023-02-08 |
|
dc.description.abstract |
The main objective of the present work was to analyze the contributions of the supervised
internship in the learning of chemistry in the post-pandemic period, taking into account its
importance in teacher training. For the development of the research, a questionnaire was
developed in Google forms directed to the students of the school where the supervised
internship activities were carried out so that they could evaluate the chemistry classes in the
remote period, when returning to face-to-face classes with the teacher and also to classes and
activities developed during the on-site internship. As a result of the responses received on the
form, most students were dissatisfied with distance learning in chemistry. It was also
observed that when returning to face-to-face classes there is a discreet insertion of active
methodologies in the classroom and it was concluded that carrying out the supervised
internship in chemistry contributed positively to student learning at school in view of the
exposed assessments and not less important, with the teaching training of the chemistry
teacher. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29057 |
|
dc.date.accessioned |
2023-03-14T11:32:03Z |
|
dc.date.available |
2023-03-14 |
|
dc.date.available |
2023-03-14T11:32:03Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de química |
pt_BR |
dc.subject |
Química - ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Química - estágio curricular supervisionado |
pt_BR |
dc.subject |
Química - ensino - pós-pandemia |
pt_BR |
dc.subject |
Estágio supervisionado |
pt_BR |
dc.subject |
Aprendizagem em química |
pt_BR |
dc.subject |
Pandemia |
pt_BR |
dc.subject |
Chemistry teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Chemistry - curricular internship supervised |
pt_BR |
dc.subject |
Chemistry - teaching - post-pandemic |
pt_BR |
dc.subject |
Supervised internship |
pt_BR |
dc.subject |
Learning in Chemistry |
pt_BR |
dc.subject |
Pandemic |
pt_BR |
dc.subject |
Enseñanza de la química |
pt_BR |
dc.subject |
Química - enseñanza |
pt_BR |
dc.subject |
Química - pasantía curricular supervisado |
pt_BR |
dc.subject |
Química - docencia - pospandemia |
pt_BR |
dc.subject |
Pasantía supervisada |
pt_BR |
dc.subject |
Aprendizaje en Química |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
NEVES, Kaliane Santos. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The contribution of the supervised internship in learning in chemistry for students of the basic education network in the post-pandemic of Covid-19. |
pt_BR |
dc.title.alternative |
La contribución de la pasantía supervisada en el aprendizaje en química para estudiantes de la red de educación básica en la pospandemia de COVID-19. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
NEVES, Kaliane Santos. A contribuição do estágio curricular supervisionado na aprendizagem
em química para alunos da rede básica de ensino na pós-pandemia da Covid-19. 2023. 45 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Química, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2023. |
pt_BR |
dc.description.resumen |
El presente trabajo tuvo como objetivo principal analizar los aportes de la pasantía
aprendizaje supervisado en química en el período pospandemia teniendo en cuenta
consideración su importancia en la formación del estudiante. Para el desarrollo de la investigación,
se elaboró un cuestionario en formularios de Google dirigido a los alumnos del colegio donde
se realizaron actividades de conducción para que pudieran evaluar las clases de química en el
período remoto, al regresar a clases presenciales con el director y también clases y
actividades desarrolladas durante la pasantía de manera presencial. Con efecto de las respuestas
recibido en el formulario, se observó que la mayoría de los estudiantes estaban insatisfechos con la enseñanza
a distancia en la disciplina de la química. También se notó que al regresar a las clases presenciales hay un
discreta inserción de metodologías activas en el aula y se concluyó que llevar a cabo la
pasantía supervisada en química contribuyó positivamente al aprendizaje de los estudiantes
en la escuela a la vista de las valoraciones expuestas y no menos importante, con la formación del alumno
de Química. |
pt_BR |