dc.creator.ID |
SOUSA, J. D. F. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8304913518743064 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SANTOS, José Carlos Oliveira. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SANTOS, José Carlos Oliveira. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1ID |
SANTOS, J. C. O. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1ID |
J. C. Oliveira Santos. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1930225459216232 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
BARROS, Joana Maria Farias. |
|
dc.contributor.referee1ID |
Barros, J. M. F. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1ID |
BARROS, JOANA M. F. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1ID |
BARROS, J. M. F. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1016070459137884 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
SILVA, Thayana Priscila Domingos da. |
|
dc.contributor.referee2ID |
SILVA, T. P. D. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6488089479660102 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Devido a pandemia ocasionada pelo coronavírus (COVID-19), responsável pelo
isolamento social no mundo inteiro, as aulas presenciais passaram a ser de forma remota.
Daí em diante, começou uma corrida contra o tempo para que os alunos não perdessem o
ano letivo, docentes e discentes viram-se obrigados a se adaptarem ao uso das tecnologias
digitais. Porém, o mais novo ambiente de estudo não foi bem aceito de imediato, no que
diz respeito ao ensino e aprendizagem da disciplina de Química, torna-se ainda mais
desafiador, por possuir conteúdos de difícil compreensão. Neste contexto, essa pesquisa
tem como objetivo investigar os desafios enfrentados por docentes e discentes no
processo de ensino e aprendizagem, da disciplina de Química das turmas da EJA
(educação de jovens e adultos) da Escola Estadual de Cidadã Integral Orlando Venâncio
dos Santos da cidade de Cuité-Pb, nas aulas remotas para que assim possam ser
compreendidas as experiencias vivenciadas por ambas as partes. Para tal proposito, foi
realizada uma pesquisa de caráter qualitativo e exploratório. Os dados da presente
pesquisa foram coletados por meio de dois questionários, um destinado a 1 docente e o
outro à 126 discentes, contando com a participação de 1 professora de Química e 25
alunos. A partir dos dados obtidos, nota-se que os discentes passaram por inúmeras
dificuldades com a experiência das aulas no modo remoto. A falta de prática dos docentes
quanto ao uso das TICs em sala de aula, favoreceu para que o desenvolvimento de ensino
e aprendizagem desses alunos não tenham ocorrido da forma como se esperava. Apesar
dos desafios enfrentados, o ensino remoto fez com que professores e alunos refletissem
sobre as novas formas de ensino, levando-os a experimentar novas possibilidades e
experiências. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Educação e Saúde - CES |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Ensino-Aprendizagem |
pt_BR |
dc.title |
O ensino de química na educação de jovens e adultos em tempos de pandemia. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2023-02-02 |
|
dc.description.abstract |
Due to the pandemic caused by the coronavirus (COVID-19), responsible for social
isolation worldwide, in-person classes have become remote. From then on, a race against
time began so that students would not lose the school year, teachers and students were
forced to adapt to the use of digital technologies. However, the newest study environment
was not immediately well accepted, with regard to teaching and learning the discipline of
Chemistry, it becomes even more challenging, as it has contents that are difficult to
understand. In this context, this research aims to investigate the challenges faced by
professors and students in the teaching and learning process of the discipline of Chemistry
in the EJA classes (youth and adult education) at the Escola Estadual de Cidadã Integral
Orlando Venâncio dos Santos in the city de Cuité-Pb, in remote classes so that the
experiences lived by both parties can be understood. For this purpose, a qualitative and
exploratory research was carried out. Data from this research were collected through two
questionnaires, one aimed at 1 professor and the other at 126 students, with 25
participants. From the data obtained, it is noted that the students experienced numerous
difficulties with the experience of classes in remote mode. The teachers' lack of practice
regarding the use of ICTs in the classroom, favored that the teaching and learning
development of these students did not occur as expected. Despite the challenges faced,
remote teaching made teachers and students reflect on new ways of teaching, leading
them to experience new possibilities and experiences. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29061 |
|
dc.date.accessioned |
2023-03-14T13:14:45Z |
|
dc.date.available |
2023-03-14 |
|
dc.date.available |
2023-03-14T13:14:45Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de química |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino remoto |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de química - EJA |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de química - EJA - pandemia |
pt_BR |
dc.subject |
Chemistry teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Remote teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Chemistry teaching - EJA |
pt_BR |
dc.subject |
Chemistry teaching - EJA - pandemic |
pt_BR |
dc.subject |
Enseñanza de la química |
pt_BR |
dc.subject |
Enseñanza a distancia |
pt_BR |
dc.subject |
Enseñanza de la Química - EJA |
pt_BR |
dc.subject |
Enseñanza de la química - EJA - pandemia |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SOUSA, Jéssica Daiane Fernandes de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Chemistry teaching in youth and adult education in times of pandemic. |
pt_BR |
dc.title.alternative |
La enseñanza de la química en la educación de jóvenes y adultos en tiempos de pandemia. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SOUSA, Jéssica Daiane Fernandes de. O ensino de química na educação de jovens e adultos em tempos de
pandemia. 2023. 50 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Química, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2023. |
pt_BR |
dc.description.resumen |
Debido a la pandemia provocada por el coronavirus (COVID-19), los responsables de la
aislamiento social a nivel mundial, las clases presenciales se han vuelto remotas.
A partir de entonces comenzó una carrera contrarreloj para que los alumnos no se perdieran la
año escolar, docentes y alumnos se vieron obligados a adaptarse al uso de las tecnologías
huellas dactilares Sin embargo, el entorno de estudio más nuevo no fue bien aceptado de inmediato, en términos de
en lo que se refiere a la enseñanza y aprendizaje de la disciplina Química, se torna aún más
desafiante, porque tiene un contenido que es difícil de entender. En este contexto, esta investigación
tiene como objetivo investigar los desafíos que enfrentan los profesores y estudiantes en
proceso de enseñanza y aprendizaje, de la disciplina Química de las clases de la EJA
(educación de jóvenes y adultos) en la Escuela Estatal Ciudadana Plena Orlando Venâncio
dos Santos de la ciudad de Cuité-PB, en clases a distancia para que puedan ser
entendido las experiencias vividas por ambas partes. Para tal fin, fue
Se realizó una investigación cualitativa y exploratoria. Los datos del presente
investigación se recogieron a través de dos cuestionarios, uno para 1 profesor y el otro para
otra a 126 alumnos, con la participación de 1 profesor de Química y 25
estudiantes. De los datos obtenidos, se observa que los estudiantes pasaron por numerosos
Dificultades con la experiencia de clases en modalidad remota. La falta de práctica de los profesores.
en cuanto al uso de las TIC en el aula, favoreció el desarrollo de la enseñanza
y el aprendizaje de estos estudiantes no ocurrió como se esperaba. A pesar de
de los desafíos enfrentados, la enseñanza a distancia hizo reflexionar a docentes y estudiantes
sobre las nuevas formas de enseñar, llevándolos a experimentar nuevas posibilidades y
experiencias. |
pt_BR |