DSpace/Manakin Repository

O ensino de história nas séries iniciais do ensino fundamental: didática e práticas de ensino para a construção de um cidadão crítico.

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 ARAÚJO, Edinaura Almeida de.
dc.contributor.advisor1ID ARAUJO, E. A. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/6839150263503872 pt_BR
dc.contributor.referee1 PEREIRA , Zildene Francisca.
dc.contributor.referee2 CAMPOS, Maria de Lourdes.
dc.description.resumo O presente trabalho de conclusão do curso de pedagogia trata do ensino de história nas séries iniciais do ensino fundamental: didática e práticas de ensino para a construção do cidadão crítico. Teve como objetivo geral: compreender como as práticas pedagógicas de ensino de História nos anos iniciais do ensino fundamental podem contribuir para uma formação crítica dos alunos e tendo como objetivos específicos: valorizar a importância do ensino de História nos anos iniciais do ensino fundamental e o seu potencial transformador na vida dos alunos, ressignificar como a didática e as práticas de ensino podem contribuir para a construção do conhecimento dos educandos de forma significativa e reflexiva e discutir sobre a formação inicial dos professores para o ensino de História nos anos iniciais do ensino fundamental. A metodologia nos permitiu buscar os esclarecimentos sobre o tema, a partir de uma pesquisa de campo, caracterizada por ser explicativa, de abordagem qualitativa, a técnica usada na pesquisa, para a coleta de dados foi um questionário, organizado através de um roteiro previamente elaborado com 10 questões e sendo direcionada a professores do ensino fundamental anos iniciais de uma escola pública de Cajazeiras - PB. Para obter um embasamento teórico a pesquisa a pesquisa está fundamentada nas teorias de Fermiano e Santos (2014), Karnal (2004), Bezerra (2004), Cordeiro (2010), Smidchit e Cainnelli (2010), dentre outros autores que possibilitaram um olhar ampliado sobre a importância do ensino de História, o seu potencial transformador e a formação crítica dos indivíduos. A análise de dados nos permitiu tecer conhecimentos a partir dos relatos dos docentes, considerando a importância do ensino de história e as suas práticas de ensino. A partir desse trabalho é possível reconhecer o potencial do ensino de história, o anseio por sua valorização, a necessidade de práticas mais efetivas e significativas para a formação crítica dos educandos e a necessidades de formações continuadas para o ensino de História para o aprimoramento das aulas e a qualidade do ensino. Conclui-se, portanto, que o ensino de História é fundamental para o desenvolvimento crítico dos educandos e para a construção de uma educação que despertem a criticidade, a investigação, a reflexão, a imaginação e a criticidade dos educandos que o torne capaz de ser agente de sua própria história. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title O ensino de história nas séries iniciais do ensino fundamental: didática e práticas de ensino para a construção de um cidadão crítico. pt_BR
dc.date.issued 2023-02-09
dc.description.abstract The present work of conclusion of the pedagogy course deals with the importance of the education of history in the initial series of basic education: didactics and practical of education for the construction of the critical citizen. It had as objective generality: to understand as practical the pedagogical ones of education of History in the initial years of basic education they can contribute for a critical formation of the specific pupils and having as objective: to identify to the importance of the education of History in the initial years of basic education and its transforming potential in the life of the pupils, to analyze as the didactics and the practical ones of education can contribute for the construction of the knowledge of the students of significant and reflective form and argue on the initial formation of the professors for the education of History in the initial years of basic education. The methodology in allowed them to search the clarifications on the subject, from a research of field, characterized for being explanatory, of qualitative boarding, the used technique in the research, for the collection of data was an interview semi structuralized, organized through a script previously elaborated with 10 questions and being directed the professors of basic education initial years of a public school of Cajazeiras-PB. To get a theoretical basement the research the research is based on the theories of Fermiano and Santos (2014), Karnal (2004), Bezerra (2004), Cordeiro (2010), Smidchit and Cainnelli (2010), amongst other authors who make possible a look extended on the importance of the education of History, its transforming potential and the formation criticizes of the individuals. The analysis of data in allowed them to weave knowledge from the stories of the professors, considering the importance of the education of practical history and its of education. From this work it is possible to recognize the potential of the history education, the yearning for its valuation, the necessity of practical more significant effective and for the critical formation of the students and the necessities of formations continued for the education of History for the improvement of the lessons and the quality of education. One concludes therefore that the education of History is basic for the critical development of the students and for the construction of an education that wake up the criticality, the inquiry, the reflection, the imagination and the criticality of the students that become it capable to be agent of its proper history. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29064
dc.date.accessioned 2023-03-14T14:10:05Z
dc.date.available 2023-03-14
dc.date.available 2023-03-14T14:10:05Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Ensino de história pt_BR
dc.subject Ensino fundamental pt_BR
dc.subject Prática de ensino em história pt_BR
dc.subject História - séries iniciais pt_BR
dc.subject História - ensino fundamental pt_BR
dc.subject Alunos de história pt_BR
dc.subject Formação crítica do cidadão pt_BR
dc.subject History teaching pt_BR
dc.subject Elementary School pt_BR
dc.subject History teaching practice pt_BR
dc.subject History - early series pt_BR
dc.subject History - elementary school pt_BR
dc.subject History students pt_BR
dc.subject Critical formation of the citizen pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator VIEIRA, Lilian Maisa Santos.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative History teaching in the early grades of elementary school: didactics and teaching practices for building a critical citizen. pt_BR
dc.identifier.citation VIEIRA, Lilian Maisa Santos. O ensino de história nas séries iniciais do ensino fundamental: didática e práticas de ensino para a construção de um cidadão crítico. 2023. 57f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta