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Do bê-á-bá à docência e notas sobre o Projeto Pedagógico com Educação Escolar Indígena Potiguara na Baía da Traição / PB: relatos de experiência.

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dc.creator.ID MARQUES, J. V. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/1974290852854866 pt_BR
dc.contributor.advisor1 OLIVEIRA, Iranilson Buriti de.
dc.contributor.advisor1ID OLIVEIRA, I. B. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/6085569185105786 pt_BR
dc.contributor.referee1 NASCIMENTO, Regina Coelli Gomes.
dc.contributor.referee1ID NASCIMENTO, R. C. G. pt_BR
dc.contributor.referee2 CAVALCANTI, Silêde Leila Oliveira.
dc.contributor.referee2ID CAVALCANTI, S. L. O. pt_BR
dc.description.resumo O presente trabalho se destina a relatar, por meio da escrita de si, inúmeras experiências com a educação, expondo encontros e desencontros frutos dessa relação, e reconhecendo sua capacidade (trans)formadora e caráter humanizador, tendo por base uma trajetória educacional pessoal, que percorre da pré-escola à docêcia. Ademais, busca destacar o desenvolvimento do projeto de formação educacional do povo Potiguara na escola Paulo Eufrásio Rodrigues em Baía da Traição, encabeçado pelo PET – Educação Conexão de Saberes, da Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba. Ressaltando, pois, como se deu a organização do projeto, com o desenvolvimento de jogos e atividades lúdicas dentro da temática Patrimônio Cultural, em especial, do jogo de tabuleiro “Caminhos Potiguara”. Para a efetivação deste relato, foi realizada uma abordagem de natureza qualitativa e uma pesquisa (auto)biográfica e bibliográfica para pensar e compreender-se, e também ao povo Potiguara. Como aporte teórico, para discutir educação e (auto)biografia foi utilizado Paulo Freire (2021) e Clementino de Souza (2011 & 2020); e para pensar patrimônio e povos indígenas Potiguara, foram utilizados Horta, Grunberg e Monteiro (1999) e Matheus Blach (2017). Destarte, friso a importância da escrita de si a partir do percurso autoral, e aponto, ademais, como o projeto pedagógico foi realizado satisfatoriamente, com uma abordagem sobre patrimônio material e imaterial, dando espaço para o conhecimento de perto da rica cultura e tradição indígena Potiguara. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História pt_BR
dc.title Do bê-á-bá à docência e notas sobre o Projeto Pedagógico com Educação Escolar Indígena Potiguara na Baía da Traição / PB: relatos de experiência. pt_BR
dc.date.issued 2023-02
dc.description.abstract This work aims to report, through self-writing, numerous experiences with education, exposing encounters and disagreements resulting from this relationship, and recognizing its transformative and humanizing capacity, based on a personal educational trajectory that goes from pre-school to teaching. In addition, it seeks to highlight the development of the educational formation project for the Potiguara people at the Paulo Eufrásio Rodrigues school in Baía da Traição, headed by PET - Education Connection of Knowledge, from the Federal University of Campina Grande, Paraíba. Emphasizing, therefore, how the project was organized, with the development of games and playful activities within the Cultural Heritage theme, especially the board game "Potiguara Paths". To make this report effective, a qualitative approach and a (auto)biographical and bibliographical research were carried out to think and understand oneself and also the Potiguara people. Paulo Freire (2021) and Clementino de Souza (2011 & 2020) were used as theoretical support to discuss education and (auto)biography, and Horta, Grunberg, and Monteiro (1999) and Matheus Blach (2017) were used to think about heritage and Potiguara indigenous peoples. Thus, I emphasize the importance of self-writing from the authorial path, and also point out how the pedagogical project was satisfactorily carried out, with an approach on material and immaterial heritage, giving space for a close knowledge of the rich culture and indigenous Potiguara tradition. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29089
dc.date.accessioned 2023-03-14T22:11:34Z
dc.date.available 2023-03-14
dc.date.available 2023-03-14T22:11:34Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Relato de experiência pt_BR
dc.subject Formação docente pt_BR
dc.subject Projeto Pedagógico - Educação Escolar Indígena Potiguara pt_BR
dc.subject Educação Escolar Indígena Potiguara - Baía da Traição - PB pt_BR
dc.subject Baía da Traição - PB - Educação Escolar Indígena Potiguara pt_BR
dc.subject Educação indígena pt_BR
dc.subject Patrimônio cultural pt_BR
dc.subject Escrita de si pt_BR
dc.subject Potiguaras - Baía da Traição - PB pt_BR
dc.subject Escola Paulo Eufrásio Rodrigues - Baía da Traição - PB pt_BR
dc.subject Experience report pt_BR
dc.subject Teacher training pt_BR
dc.subject Pedagogical Project - Potiguara Indigenous School Education pt_BR
dc.subject Potiguara Indigenous School Education - Baía da Traição - PB pt_BR
dc.subject Baía da Traição - PB - Potiguara Indigenous School Education pt_BR
dc.subject Indigenous education pt_BR
dc.subject Cultural heritage pt_BR
dc.subject Self writing pt_BR
dc.subject Potiguaras - Baía da Traição - PB pt_BR
dc.subject Paulo Eufrásio Rodrigues School - Baía da Traição - PB pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator MARQUES, Jéssica Viana.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative From basic to teaching and notes on the Pedagogical Project with Potiguara Indigenous School Education in Baía da Traição / PB: experience reports. pt_BR
dc.identifier.citation MARQUES, Jéssica Viana. Do bê-á-bá à docência e notas sobre o Projeto Pedagógico com Educação Escolar Indígena Potiguara na Baía da Traição / PB: relatos de experiência. 2023. 44f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relato de Experiência), Curso de Licenciatura em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29089 pt_BR


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