dc.creator.ID |
MARQUES, J. V. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1974290852854866 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
OLIVEIRA, Iranilson Buriti de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
OLIVEIRA, I. B. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6085569185105786 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
NASCIMENTO, Regina Coelli Gomes. |
|
dc.contributor.referee1ID |
NASCIMENTO, R. C. G. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
CAVALCANTI, Silêde Leila Oliveira. |
|
dc.contributor.referee2ID |
CAVALCANTI, S. L. O. |
pt_BR |
dc.description.resumo |
O presente trabalho se destina a relatar, por meio da escrita de si, inúmeras experiências com
a educação, expondo encontros e desencontros frutos dessa relação, e reconhecendo sua
capacidade (trans)formadora e caráter humanizador, tendo por base uma trajetória educacional
pessoal, que percorre da pré-escola à docêcia. Ademais, busca destacar o desenvolvimento do
projeto de formação educacional do povo Potiguara na escola Paulo Eufrásio Rodrigues em
Baía da Traição, encabeçado pelo PET – Educação Conexão de Saberes, da Universidade
Federal de Campina Grande, Paraíba. Ressaltando, pois, como se deu a organização do
projeto, com o desenvolvimento de jogos e atividades lúdicas dentro da temática Patrimônio
Cultural, em especial, do jogo de tabuleiro “Caminhos Potiguara”. Para a efetivação deste
relato, foi realizada uma abordagem de natureza qualitativa e uma pesquisa (auto)biográfica e
bibliográfica para pensar e compreender-se, e também ao povo Potiguara. Como aporte
teórico, para discutir educação e (auto)biografia foi utilizado Paulo Freire (2021) e
Clementino de Souza (2011 & 2020); e para pensar patrimônio e povos indígenas Potiguara,
foram utilizados Horta, Grunberg e Monteiro (1999) e Matheus Blach (2017). Destarte, friso a
importância da escrita de si a partir do percurso autoral, e aponto, ademais, como o projeto
pedagógico foi realizado satisfatoriamente, com uma abordagem sobre patrimônio material e
imaterial, dando espaço para o conhecimento de perto da rica cultura e tradição indígena
Potiguara. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
História |
pt_BR |
dc.title |
Do bê-á-bá à docência e notas sobre o Projeto Pedagógico com Educação Escolar Indígena Potiguara na Baía da Traição / PB: relatos de experiência. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2023-02 |
|
dc.description.abstract |
This work aims to report, through self-writing, numerous experiences with education,
exposing encounters and disagreements resulting from this relationship, and recognizing its
transformative and humanizing capacity, based on a personal educational trajectory that goes
from pre-school to teaching. In addition, it seeks to highlight the development of the
educational formation project for the Potiguara people at the Paulo Eufrásio Rodrigues school
in Baía da Traição, headed by PET - Education Connection of Knowledge, from the Federal
University of Campina Grande, Paraíba. Emphasizing, therefore, how the project was
organized, with the development of games and playful activities within the Cultural Heritage
theme, especially the board game "Potiguara Paths". To make this report effective, a
qualitative approach and a (auto)biographical and bibliographical research were carried out to
think and understand oneself and also the Potiguara people. Paulo Freire (2021) and
Clementino de Souza (2011 & 2020) were used as theoretical support to discuss education
and (auto)biography, and Horta, Grunberg, and Monteiro (1999) and Matheus Blach (2017)
were used to think about heritage and Potiguara indigenous peoples. Thus, I emphasize the
importance of self-writing from the authorial path, and also point out how the pedagogical
project was satisfactorily carried out, with an approach on material and immaterial heritage,
giving space for a close knowledge of the rich culture and indigenous Potiguara tradition. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29089 |
|
dc.date.accessioned |
2023-03-14T22:11:34Z |
|
dc.date.available |
2023-03-14 |
|
dc.date.available |
2023-03-14T22:11:34Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Relato de experiência |
pt_BR |
dc.subject |
Formação docente |
pt_BR |
dc.subject |
Projeto Pedagógico - Educação Escolar Indígena Potiguara |
pt_BR |
dc.subject |
Educação Escolar Indígena Potiguara - Baía da Traição - PB |
pt_BR |
dc.subject |
Baía da Traição - PB - Educação Escolar Indígena Potiguara |
pt_BR |
dc.subject |
Educação indígena |
pt_BR |
dc.subject |
Patrimônio cultural |
pt_BR |
dc.subject |
Escrita de si |
pt_BR |
dc.subject |
Potiguaras - Baía da Traição - PB |
pt_BR |
dc.subject |
Escola Paulo Eufrásio Rodrigues - Baía da Traição - PB |
pt_BR |
dc.subject |
Experience report |
pt_BR |
dc.subject |
Teacher training |
pt_BR |
dc.subject |
Pedagogical Project - Potiguara Indigenous School Education |
pt_BR |
dc.subject |
Potiguara Indigenous School Education - Baía da Traição - PB |
pt_BR |
dc.subject |
Baía da Traição - PB - Potiguara Indigenous School Education |
pt_BR |
dc.subject |
Indigenous education |
pt_BR |
dc.subject |
Cultural heritage |
pt_BR |
dc.subject |
Self writing |
pt_BR |
dc.subject |
Potiguaras - Baía da Traição - PB |
pt_BR |
dc.subject |
Paulo Eufrásio Rodrigues School - Baía da Traição - PB |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
MARQUES, Jéssica Viana. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
From basic to teaching and notes on the Pedagogical Project with Potiguara Indigenous School Education in Baía da Traição / PB: experience reports. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
MARQUES, Jéssica Viana. Do bê-á-bá à docência e notas sobre o Projeto Pedagógico com Educação Escolar Indígena Potiguara na Baía da Traição / PB: relatos de experiência. 2023. 44f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relato de Experiência), Curso de Licenciatura em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29089 |
pt_BR |