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Estudo de uma célula a combustível hidrogênio/ar de 1 kW de eletrólito membrana polimérica.

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dc.creator.ID NASCIMENTO, A. P. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/7823366446857465 pt_BR
dc.contributor.advisor1 LABORDE, Hervé Michael.
dc.contributor.advisor1ID LABORDE, H. M. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/4586255595693837 pt_BR
dc.contributor.referee1 FRANÇA, Kleper Borges.
dc.contributor.referee2 AQUINO, Flávia de Medeiros.
dc.description.resumo A crise do petróleo juntamente com a grande necessidade de novas fontes de energias sustentáveis leva ao desenvolvimento de tecnologias mais limpas e eficientes. Neste contexto, as células a combustível aparecem como uma das soluções promissoras para a geração de energia elétrica, tendo como produto da reação, basicamente água e calor. Este trabalho de dissertação consiste na caracterização de uma célula a combustível PEM (Polymer Electrolyte Membrane) alimentada com hidrogênio e ar para a conversão de energia elétrica da energia química contida no gás hidrogênio. A célula a combustível utilizada é de potência nominal de 1 kW, constituída por 72 células ligadas em série com um sistema de controle próprio. A caracterização é feita através da utilização de uma carga resistiva configurável com base num microcontrolador. A partir dos parâmetros registrados (corrente e tensão), a curva de polarização, a densidade de corrente e a eficiência foram calculadas com base nos sistemas de curto circuito ligado e desligado (SCU: ON e SCU: OFF, respectivamente). Os resultados mostram uma potência máxima de saída de aproximadamente 623 W (37,09 V, 16,78 A), e uma densidade de corrente de 209,75 mA/cm2, com uma eficiência operacional em torno de 42 %, com o sistema de SCU: OFF. Para o sistema SCU: ON a potência máxima de saída é em torno de 664 W (39,10 V, 17,81 A) com densidade de corrente de 222,62 mA/cm2 e uma eficiência operacional de 44 %. O sistema de carga variável mostrou-se satisfatório para testar a célula, com um desvio entre a potência nominal e a real inferior a 20 %. Os relativamente baixos valores de eficiência do sistema (<20 %) são explicados pelo tempo de vida da célula. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Ciências e Tecnologia - CCT pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA QUÍMICA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Engenharia Química. pt_BR
dc.title Estudo de uma célula a combustível hidrogênio/ar de 1 kW de eletrólito membrana polimérica. pt_BR
dc.date.issued 2016-10-30
dc.description.abstract The use of new sustainable energy sources is dependent on the development of clearer and more efficient technologies. Therefore, the fuel cells appear like a promising solution for the electrical energy generation, since that the reaction products are water and heat. This work plans to characterize a polymer electrolyte membrane fuel cell, feeding with hydrogen and air. The tested 1 kW nominal power fuel cell is constituted by 72 cells connected in serial. The characterization is made using a variable resistive charge system. It comprises 64 resistors (20 W) together with blowers for cooling. From the electrical parameters (voltage and current), the polarization curve, the current density and the efficiency of the fuel cell were calculated, with the short-circuit system on and off (SCU: ON and SCU: OFF). A maximum output power of 623 W (37.09 V and 16.78 A), with a current density of approx. 209.75 mA/cm2 and an efficiency around 42 % are obtained when the SCU is OFF. With the SCU: ON, the values are 664 W (39.10 V and 17.81 A), 222.62 mA/cm2 and 44 %, respectively. The results show that the resistive charge system is appropriate to test this kind of fuel cell. The low global efficiency values (< 20 %) can be explained by the fuel cell age. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/290
dc.date.accessioned 2018-03-15T16:40:52Z
dc.date.available 2018-03-15
dc.date.available 2018-03-15T16:40:52Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Célula a combustível pt_BR
dc.subject Hidrogênio pt_BR
dc.subject Membrana polimérica pt_BR
dc.subject Curva de polarização pt_BR
dc.subject Carga resistiva pt_BR
dc.subject Fontes renováveis de energia pt_BR
dc.subject Fuel cell pt_BR
dc.subject Hydrogen energy source pt_BR
dc.subject Polymeric membrane pt_BR
dc.subject Polarization curve pt_BR
dc.subject Resistor charge pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator NASCIMENTO, Aldreany Pereira do.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Study of a hydrogen / air fuel cell of 1 kW electrolyte polymer membrane. pt_BR
dc.description.sponsorship Capes pt_BR
dc.identifier.citation NASCIMENTO, Aldreany Pereira do. Estudo de uma célula a combustível hidrogênio/ar de 1 kW de eletrólito membrana polimérica. 2016. 134f. (Dissertação de Mestrado). Programa de Pós-graduação em Engenharia Química, Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande, Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/290 pt_BR


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