DSpace/Manakin Repository

Percepção de estudantes de licenciatura sobre a influência de componentes curriculares da área de ensino na formação inicial.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SANTOS, M. F. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/8633061408521472 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SODRÉ NETO, Luiz.
dc.contributor.advisor1ID SODRÉ NETO, L. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/8809866931227584 pt_BR
dc.contributor.referee1 SANTOS, Michelle Gomes.
dc.contributor.referee1ID SANTOS, M. G. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/6750817153778645 pt_BR
dc.contributor.referee2 FREITAS, Heron Neves de.
dc.contributor.referee2ID FREITAS, H. N. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/5999148176771819 pt_BR
dc.description.resumo Nas licenciaturas é perceptível que existe uma certa prevalência das didáticas específicas nos cursos da área de Ciências da Natureza, como nos cursos de Ciências Biológicas, Química e Física. Consequentemente, há pouca valorização das disciplinas da área de Ensino e da área de Educação. Diante disso, o presente trabalho teve como objetivo investigar a percepção de 61 estudantes de cursos destas licenciaturas sobre as implicações e influências das disciplinas da área de Ensino na formação inicial docente. Foi realizada uma pesquisa quali-quantitativa, entre os meses de julho e novembro de 2022, e o instrumento para coleta de dados utilizado foi um formulário elaborado com base no trabalho Likert (1932). Os dados foram organizados em quadros e figuras e os principais resultados indicaram a existência de uma valorização dos conteúdos específicos dos três cursos alvo e uma desvalorização da área de Ensino de Ciências, tanto por parte dos estudantes quanto dos professores. Apesar disto os estudantes consideraram haver contribuições positivas proporcionadas pelas disciplinas da área de Ensino para a sua formação. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Educação e Saúde - CES pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação pt_BR
dc.title Percepção de estudantes de licenciatura sobre a influência de componentes curriculares da área de ensino na formação inicial. pt_BR
dc.date.issued 2022-08-19
dc.description.abstract There is a prevalence of specific didactics in teacher training courses of Natural Sciences such as Biological Sciences, Chemistry and Physics. Thus, there is little appreciation in disciplines of teaching and learning. This work aimed to investigate 61 students` (classroom teacher candidates) perceptions on influences of teaching and learning disciplines in initial teacher training. During six months (Jul/2022 – Nov/2022) a qualitative and quantitative research was carried out, and an instrument to gather data was made based on Likert (1932). Data were organized in charts and figures and the main results indicated an existence of an appreciation of the specific subjects of the three courses, and a devaluation of Science Education contents, both by the students and the professors. Despite these results, students assumed there are positive contributions provided by these last contents to their training. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29106
dc.date.accessioned 2023-03-15T17:05:06Z
dc.date.available 2023-03-15
dc.date.available 2023-03-15T17:05:06Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Formação de professores pt_BR
dc.subject Ciências biológicas - licenciatura pt_BR
dc.subject Ciências da natureza - licenciatura pt_BR
dc.subject Licenciatura – estudantes - formação pt_BR
dc.subject Licenciatura – discentes - formação pt_BR
dc.subject Teacher training pt_BR
dc.subject Biological Sciences - bachelor's degree pt_BR
dc.subject Natural Sciences - bachelor's degree pt_BR
dc.subject Degree - students - training pt_BR
dc.subject Degree - students - training pt_BR
dc.subject Formación de profesores pt_BR
dc.subject Ciencias naturales - licenciatura pt_BR
dc.subject Grado - estudiantes - capacitación pt_BR
dc.subject Grado - estudiantes - formación pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SANTOS, Maiza Fernandes dos.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Perception of undergraduate students about the influence of curricular components of the teaching area in initial training. pt_BR
dc.title.alternative Percepción de los estudiantes de pregrado sobre la influencia de componentes curriculares del área docente en formación inicial. pt_BR
dc.identifier.citation SANTOS, Maiza Fernandes dos. Percepção de estudantes de licenciatura sobre a influência de componentes curriculares da área de ensino na formação inicial. 2022. 31 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2022.. pt_BR
dc.description.resumen En los cursos de grado se nota que hay un cierto predominio de didácticas específicas en los cursos del área de Ciencias Naturales, como en los cursos de Ciencias Biológicas, Química y física. En consecuencia, hay poca valoración de las disciplinas en el área de Educación y el sector Educación. Ante esto, el presente trabajo tuvo como objetivo investigar la percepción de 61 estudiantes de cursos de estas licenciaturas sobre la Implicaciones e influencias de las disciplinas en el área de la Docencia en la formación inicial docente. Se realizó una investigación cualitativa y cuantitativa entre los meses de julio y noviembre 2022, y el instrumento de recolección de datos utilizado fue un formulario elaborado con basado en la obra Likert (1932). Los datos fueron organizados en tablas y figuras y los Los principales resultados indicaron la existencia de una apreciación de los contenidos específicos de los tres cursos meta y una devaluación del área de Enseñanza de las Ciencias, ambas por estudiantes y profesores por igual. A pesar de esto, los estudiantes consideraron existen aportes positivos que brindan las disciplinas del área de Enseñanza para la tu entrenamiento pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta