dc.creator.ID |
SANTOS, M. F. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8633061408521472 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SODRÉ NETO, Luiz. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SODRÉ NETO, L. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8809866931227584 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SANTOS, Michelle Gomes. |
|
dc.contributor.referee1ID |
SANTOS, M. G. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6750817153778645 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
FREITAS, Heron Neves de. |
|
dc.contributor.referee2ID |
FREITAS, H. N. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5999148176771819 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Nas licenciaturas é perceptível que existe uma certa prevalência das didáticas específicas
nos cursos da área de Ciências da Natureza, como nos cursos de Ciências Biológicas,
Química e Física. Consequentemente, há pouca valorização das disciplinas da área de
Ensino e da área de Educação. Diante disso, o presente trabalho teve como objetivo
investigar a percepção de 61 estudantes de cursos destas licenciaturas sobre as
implicações e influências das disciplinas da área de Ensino na formação inicial docente.
Foi realizada uma pesquisa quali-quantitativa, entre os meses de julho e novembro de
2022, e o instrumento para coleta de dados utilizado foi um formulário elaborado com
base no trabalho Likert (1932). Os dados foram organizados em quadros e figuras e os
principais resultados indicaram a existência de uma valorização dos conteúdos
específicos dos três cursos alvo e uma desvalorização da área de Ensino de Ciências, tanto
por parte dos estudantes quanto dos professores. Apesar disto os estudantes consideraram
haver contribuições positivas proporcionadas pelas disciplinas da área de Ensino para a
sua formação. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Educação e Saúde - CES |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação |
pt_BR |
dc.title |
Percepção de estudantes de licenciatura sobre a influência de componentes curriculares da área de ensino na formação inicial. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2022-08-19 |
|
dc.description.abstract |
There is a prevalence of specific didactics in teacher training courses of Natural Sciences
such as Biological Sciences, Chemistry and Physics. Thus, there is little appreciation in
disciplines of teaching and learning. This work aimed to investigate 61 students`
(classroom teacher candidates) perceptions on influences of teaching and learning
disciplines in initial teacher training. During six months (Jul/2022 – Nov/2022) a
qualitative and quantitative research was carried out, and an instrument to gather data was
made based on Likert (1932). Data were organized in charts and figures and the main
results indicated an existence of an appreciation of the specific subjects of the three
courses, and a devaluation of Science Education contents, both by the students and the
professors. Despite these results, students assumed there are positive contributions
provided by these last contents to their training. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29106 |
|
dc.date.accessioned |
2023-03-15T17:05:06Z |
|
dc.date.available |
2023-03-15 |
|
dc.date.available |
2023-03-15T17:05:06Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Formação de professores |
pt_BR |
dc.subject |
Ciências biológicas - licenciatura |
pt_BR |
dc.subject |
Ciências da natureza - licenciatura |
pt_BR |
dc.subject |
Licenciatura – estudantes - formação |
pt_BR |
dc.subject |
Licenciatura – discentes - formação |
pt_BR |
dc.subject |
Teacher training |
pt_BR |
dc.subject |
Biological Sciences - bachelor's degree |
pt_BR |
dc.subject |
Natural Sciences - bachelor's degree |
pt_BR |
dc.subject |
Degree - students - training |
pt_BR |
dc.subject |
Degree - students - training |
pt_BR |
dc.subject |
Formación de profesores |
pt_BR |
dc.subject |
Ciencias naturales - licenciatura |
pt_BR |
dc.subject |
Grado - estudiantes - capacitación |
pt_BR |
dc.subject |
Grado - estudiantes - formación |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SANTOS, Maiza Fernandes dos. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Perception of undergraduate students about the influence of curricular components of the teaching area in initial training. |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Percepción de los estudiantes de pregrado sobre la influencia de componentes curriculares del área docente en formación inicial. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SANTOS, Maiza Fernandes dos. Percepção de estudantes de licenciatura sobre a influência
de componentes curriculares da área de ensino na formação inicial. 2022. 31 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2022.. |
pt_BR |
dc.description.resumen |
En los cursos de grado se nota que hay un cierto predominio de didácticas específicas
en los cursos del área de Ciencias Naturales, como en los cursos de Ciencias Biológicas,
Química y física. En consecuencia, hay poca valoración de las disciplinas en el área de
Educación y el sector Educación. Ante esto, el presente trabajo tuvo como objetivo
investigar la percepción de 61 estudiantes de cursos de estas licenciaturas sobre la
Implicaciones e influencias de las disciplinas en el área de la Docencia en la formación inicial docente.
Se realizó una investigación cualitativa y cuantitativa entre los meses de julio y noviembre
2022, y el instrumento de recolección de datos utilizado fue un formulario elaborado con
basado en la obra Likert (1932). Los datos fueron organizados en tablas y figuras y los
Los principales resultados indicaron la existencia de una apreciación de los contenidos
específicos de los tres cursos meta y una devaluación del área de Enseñanza de las Ciencias, ambas
por estudiantes y profesores por igual. A pesar de esto, los estudiantes consideraron
existen aportes positivos que brindan las disciplinas del área de Enseñanza para la
tu entrenamiento |
pt_BR |