dc.creator.ID |
DANTAS, K. S. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6085222046387706 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
CHAVES, Márcio Frazão. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
CHAVES, Márcio Frazão. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1ID |
CHAVES, MARCIO FRAZÃO. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1ID |
FRAZÃO CHAVES, MÁRCIO. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5314751391292608 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
APOLINÁRIO, Marisa de Oliveira. |
|
dc.contributor.referee1ID |
APOLINÁRIO, M. O. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1ID |
de Oliveira Apolinário, Marisa. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1ID |
APOLINÁRIO, MARISA DE OLIVEIRA. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5934335225871856 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
SANTOS, Michelle Gomes. |
|
dc.contributor.referee2ID |
SANTOS, M. G. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2ID |
SANTOS, MICHELLE GOMES. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6750817153778645 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
A representação de espécies extintas é uma importante ferramenta auxiliar na Paleontologia,
desde a época em que só existiam os recursos tradicionais, como desenhos e pinturas manuais.
Essas ilustrações tradicionais proporcionaram um elo entre conceitos teóricos e visuais, seja
para o meio acadêmico ou popular. Dentro deste contexto, as tecnologias de computação gráfica
surgiram como um recurso versátil, sendo empregadas em diversas áreas da ciência, dentre as
quais estão as pesquisas paleontológicas. Com a evolução da informática e sua popularização,
se tornou mais fácil aplicar esse tipo de tecnologia dentro de estudos paleontológicos, trazendo
de volta a imagem de como seria o visual e mesmo o comportamento de seres que já não existem
em vida na Terra a milhões de anos. Apesar disso, existem dificuldades em se adotar esses
meios computacionais, já que há uma variação muito grande no custo e acessibilidade de
softwares e tecnologias no mercado, existindo assim equipamentos e aplicativos que exigem o
investimento de valores consideravelmente altos em computadores e licenças de programas,
além de uma curva de aprendizado complexa, fatos que limitam a escolha desse tipo de recurso
a uma parcela restrita de usuários. Há, porém, a possibilidade de se contornar esses problemas,
considerando a existência de métodos e aplicativos alternativos que proporcionam a realização
de trabalhos com a mesma qualidade, porém com uma perspectiva de investimento muito mais
acessível. Assim sendo, neste trabalho objetivou-se o desenvolvimento de uma proposta
metodológica de menor custo para aqueles que buscam adentrar no meio científico da
representação visual paleontológica, empregando softwares gratuitos e também de baixo custo,
além de técnicas também acessíveis. Para aplicação da metodologia, foi realizada, no período
de cinco meses, a reconstituição virtual do pterossauro brasileiro Tropeognathus mesembrinus
através dos softwares Blender, Krita, Adobe Substance 3D Painter e Meshroom, mostrando
etapas a serem seguidas para a conquista de um resultado com boa acurácia científica. Ao final,
após a análise de cada fase e ferramentas selecionadas, se comprovou a capacidade da
metodologia como uma alternativa útil e de custo consideravelmente mais baixo em relação às
opções de alto valor popularmente empregadas no mercado, proporcionando assim um caminho
mais acessível para a iniciação na paleoarte. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Educação e Saúde - CES |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Ciências Biológicas |
pt_BR |
dc.title |
Emprego de tecnologias de baixo custo como ferramentas na representação virtual de espécies extintas. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2023-02-14 |
|
dc.description.abstract |
The representation of extinct species is an important auxiliary tool in Paleontology, since the
time when only manual drawings and paintings existed. These traditional illustrations provided
a link between theoretical and visual concepts, whether for the academic or popular world.
Within this context, computer graphics technologies emerged as a versatile resource, being used
in several areas of science, among which are paleontological research. With the evolution of
information technology and its popularization, it has become easier to apply this type of
technology within paleontological studies, bringing back the image of what the look and even
the behavior of beings that no longer exist on Earth would be like millions of years ago.
However, there are difficulties in adopting computational means, considering that there is a
very large variation in the cost and accessibility of software and technologies in the market,
with equipment and applications that require the investment of considerably high values in
computers and program licenses, in addition to a complex learning curve, facts that limit the
choice of this type of resource to a limited number of users. However, it is possible to get around
these problems, considering the existence of alternative methods and applications that provide
work with the same quality, but with a more accessible investment perspective. This work
aimed to develop a lower cost methodological proposal for those who seek to enter the scientific
field of paleontological visual representation, using free and also low-cost software, in addition
to accessible techniques. To apply the methodology, a virtual reconstruction of the Brazilian
pterosaur Tropeognathus mesembrinus was carried out over a period of five months using
Blender, Krita, Adobe Substance 3D Painter and Meshroom software, showing the steps to be
followed to achieve a result with good scientific accuracy. In the end, after analyzing each phase
and selected tools, the methodology's ability was proven to be a useful and considerably lower
cost alternative to the high-value options popularly used in the market, thus providing a more
accessible path for initiation in paleoart. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29117 |
|
dc.date.accessioned |
2023-03-15T18:57:15Z |
|
dc.date.available |
2023-03-15 |
|
dc.date.available |
2023-03-15T18:57:15Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Paleontologia |
pt_BR |
dc.subject |
Paleoarte |
pt_BR |
dc.subject |
Fotogrametria |
pt_BR |
dc.subject |
Espécies em extinção |
pt_BR |
dc.subject |
Paleontology |
pt_BR |
dc.subject |
Paleoart |
pt_BR |
dc.subject |
Photogrammetry |
pt_BR |
dc.subject |
Endangered species |
pt_BR |
dc.subject |
Especie en peligro |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
DANTAS, Kelvin da Silva. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Employment of low-cost technologies as tools in the virtual representation of extinct species. |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Empleo de tecnologías de bajo coste como herramientas en la representación virtual de especies extintas. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
DANTAS, Kelvin da Silva. Emprego de tecnologias de baixo custo como ferramentas na representação virtual de especies extintas. 2023. 61 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2023. |
pt_BR |
dc.description.resumen |
La representación de especies extintas es una importante herramienta auxiliar en Paleontología,
desde la época en que solo existían recursos tradicionales, como dibujos manuales y pinturas.
Estas ilustraciones tradicionales proporcionaron un vínculo entre los conceptos teóricos y visuales, ya sea
para el medio académico o popular. En este contexto, las tecnologías de infografía
surgió como un recurso versátil, siendo utilizado en varias áreas de la ciencia, entre
que son las investigaciones paleontológicas. Con la evolución de la tecnología de la información y su popularización,
se hizo más fácil aplicar este tipo de tecnología dentro de los estudios paleontológicos, trayendo
atrás la imagen de cómo sería la mirada e incluso el comportamiento de seres que ya no existen
vivo en la Tierra hace millones de años. A pesar de ello, existen dificultades para adoptar estos
medios computacionales, ya que existe una gran variación en el costo y accesibilidad de
software y tecnologías en el mercado, por lo tanto, equipos y aplicaciones existentes que requieren la
inversión de valores considerablemente altos en computadoras y licencias de programas,
además de una curva de aprendizaje compleja, hechos que limitan la elección de este tipo de recurso
a un número limitado de usuarios. Sin embargo, existe la posibilidad de superar estos problemas,
considerando la existencia de métodos y aplicaciones alternativas que permitan la realización
de obras con la misma calidad, pero con una perspectiva de inversión mucho más
accesible. Por lo tanto, este trabajo tuvo como objetivo desarrollar una propuesta
metodología de menor costo para quienes buscan incursionar en el campo científico de
representación visual paleontológica, utilizando software gratuito y también de bajo coste,
además de técnicas accesibles. Para la aplicación de la metodología se llevó a cabo, en el período
cinco meses, la reconstrucción virtual del pterosaurio brasileño Tropeognathus mesembrinus
a través del software Blender, Krita, Adobe Substance 3D Painter y Meshroom, mostrando
pasos a seguir para lograr un resultado con buena precisión científica. Al final,
después de analizar cada fase y herramientas seleccionadas, la capacidad del
metodología como una alternativa útil y considerablemente más económica a
opciones de alto valor empleadas popularmente en el mercado, proporcionando así un camino
más accesible para principiantes en paleoarte. |
pt_BR |