dc.creator.ID |
ARAÚJO, M. I. L. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
AGUIAR, José Otávio. |
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dc.contributor.advisor1ID |
AGUIAR, J. O. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7106694267459903 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
A história dos alimentos está diretamente relacionada com a história das civilizações.
Objetivando essa compreensão, busca-se a partir desta pesquisa, apresentar o lugar da história
da alimentação e sua importância para formação de possibilidades na prática do ensino de
história. O elemento utilizado – o alimento, a culinária, a gastronomia – porém, pouco
mencionado, nos ajudará a atestar e justificar essa compreensão. Pode-se estranhar à primeira
vista, mas a história da alimentação está envolta de uma série de hábitos e tradições que fazem
parte de nossa cultura. Assim, o trabalho discorrerá e fará um percurso histórico pelos principais
hábitos alimentares mundiais e suas transformações ao decorrer dos tempos tendo como aporte
Jean-Louis Flandrin e Massimo Montanari; além de debater sobre esses costumes também no
Brasil, trazendo como referência a contribuição do trabalho de Luís da Câmara Cascudo na
formação da culinária brasileira e suas influências indígena, africana e europeia, explicitada na
série História da alimentação no Brasil. Seguindo nesse panorama, por meio de tais assuntos
trabalhados, pretende-se apresentar propostas e visões a respeito da educação no Brasil e o uso
da história da alimentação nos currículos como forma de melhoramento do processo de ensinoaprendizagem
e a relação de identidade e pertencimento da realidade dos educandos com o
tema. Para tal, usaremos a visão conceitual de Roger Chartier, Michel de Certeau e Sandra
Jatahy Pesavento sobre representações identitárias e história do cotidiano, e a visão de métodos
dinâmicos de ensino de Circe Maria Fernandes Bittencourt. A metodologia se dará por
discussões feitas sobre o tema ao longo da historiografia com o panorama voltado para a
História cultural e História ambiental por meio de análises documentais. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
História |
pt_BR |
dc.title |
O lugar e a importância da história da alimentação na construção do currículo de história na educação básica no Brasil. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2023-02-16 |
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dc.description.abstract |
The history of food is directly related to the history of civilizations. Aiming at this
understanding, this research seeks to present the place of the history of food and its importance
for the formation of possibilities in the practice of history teaching. The element used - the food,
the cuisine, the gastronomy - but little mentioned, will help us to attest and justify this
understanding. It may seem strange at first glance, but the history of food is surrounded by a
series of habits and traditions that are part of our culture. Thus, the work will discuss and make
a historical journey through the main global eating habits and their transformations over time,
using Jean-Louis Flandrin and Massimo Montanari as a contribution. It will also discuss these
customs in Brazil, bringing as reference the contribution of the work of Luís da Câmara
Cascudo in the formation of Brazilian cuisine and its indigenous, African, and European
influences, explained in the series História da alimentação no Brasil (History of Food in
Brazil). Following this panorama, by means of these subjects, we intend to present proposals
and visions regarding education in Brazil and the use of the history of food in the curricula as
a way to improve the teaching-learning process and the relationship of identity and belonging
to the reality of the students. To this end, we will use the conceptual vision of Roger Chartier,
Michel de Certeau, and Sandra Jatahy Pesavento about identity representations and the history
of everyday life, and the vision of dynamic teaching methods by Circe Maria Fernandes
Bittencourt. The methodology will be based on discussions of the theme throughout
historiography, with the panorama focused on cultural history and environmental history
through documentary analysis. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29122 |
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dc.date.accessioned |
2023-03-16T11:49:51Z |
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dc.date.available |
2023-03-16 |
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dc.date.available |
2023-03-16T11:49:51Z |
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dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
História da alimentação no Brasil |
pt_BR |
dc.subject |
Educação básica - História |
pt_BR |
dc.subject |
Currículo de História - educação básica |
pt_BR |
dc.subject |
Hábitos alimentares mundiais |
pt_BR |
dc.subject |
Culinária Brasileira - influências |
pt_BR |
dc.subject |
Identidade e pertencimento - História da Alimentação |
pt_BR |
dc.subject |
Câmara Cascudo - História da Alimentação |
pt_BR |
dc.subject |
História cultural |
pt_BR |
dc.subject |
Métodos dinâmicos de ensino - Bittencourt |
pt_BR |
dc.subject |
História do cotidiano |
pt_BR |
dc.subject |
Alimentação indígena |
pt_BR |
dc.subject |
History of food in Brazil |
pt_BR |
dc.subject |
Basic Education - History |
pt_BR |
dc.subject |
History curriculum - basic education |
pt_BR |
dc.subject |
World eating habits |
pt_BR |
dc.subject |
Brazilian cuisine - influences |
pt_BR |
dc.subject |
Identity and belonging - Food History |
pt_BR |
dc.subject |
Câmara Cascudo - Food History |
pt_BR |
dc.subject |
Cultural history |
pt_BR |
dc.subject |
Dynamic teaching methods - Bittencourt |
pt_BR |
dc.subject |
Everyday history |
pt_BR |
dc.subject |
Indigenous food |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
ARAÚJO, Maria Isabel Lacerda. |
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dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The place and importance of the history of food in the construction of the history curriculum in basic education in Brazil. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
ARAÚJO, Maria Isabel Lacerda. O lugar e a importância da história da alimentação na construção do currículo de história na educação básica no Brasil. 2023. 71f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29122 |
pt_BR |