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O lugar e a importância da história da alimentação na construção do currículo de história na educação básica no Brasil.

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dc.creator.ID ARAÚJO, M. I. L. pt_BR
dc.contributor.advisor1 AGUIAR, José Otávio.
dc.contributor.advisor1ID AGUIAR, J. O. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/7106694267459903 pt_BR
dc.description.resumo A história dos alimentos está diretamente relacionada com a história das civilizações. Objetivando essa compreensão, busca-se a partir desta pesquisa, apresentar o lugar da história da alimentação e sua importância para formação de possibilidades na prática do ensino de história. O elemento utilizado – o alimento, a culinária, a gastronomia – porém, pouco mencionado, nos ajudará a atestar e justificar essa compreensão. Pode-se estranhar à primeira vista, mas a história da alimentação está envolta de uma série de hábitos e tradições que fazem parte de nossa cultura. Assim, o trabalho discorrerá e fará um percurso histórico pelos principais hábitos alimentares mundiais e suas transformações ao decorrer dos tempos tendo como aporte Jean-Louis Flandrin e Massimo Montanari; além de debater sobre esses costumes também no Brasil, trazendo como referência a contribuição do trabalho de Luís da Câmara Cascudo na formação da culinária brasileira e suas influências indígena, africana e europeia, explicitada na série História da alimentação no Brasil. Seguindo nesse panorama, por meio de tais assuntos trabalhados, pretende-se apresentar propostas e visões a respeito da educação no Brasil e o uso da história da alimentação nos currículos como forma de melhoramento do processo de ensinoaprendizagem e a relação de identidade e pertencimento da realidade dos educandos com o tema. Para tal, usaremos a visão conceitual de Roger Chartier, Michel de Certeau e Sandra Jatahy Pesavento sobre representações identitárias e história do cotidiano, e a visão de métodos dinâmicos de ensino de Circe Maria Fernandes Bittencourt. A metodologia se dará por discussões feitas sobre o tema ao longo da historiografia com o panorama voltado para a História cultural e História ambiental por meio de análises documentais. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História pt_BR
dc.title O lugar e a importância da história da alimentação na construção do currículo de história na educação básica no Brasil. pt_BR
dc.date.issued 2023-02-16
dc.description.abstract The history of food is directly related to the history of civilizations. Aiming at this understanding, this research seeks to present the place of the history of food and its importance for the formation of possibilities in the practice of history teaching. The element used - the food, the cuisine, the gastronomy - but little mentioned, will help us to attest and justify this understanding. It may seem strange at first glance, but the history of food is surrounded by a series of habits and traditions that are part of our culture. Thus, the work will discuss and make a historical journey through the main global eating habits and their transformations over time, using Jean-Louis Flandrin and Massimo Montanari as a contribution. It will also discuss these customs in Brazil, bringing as reference the contribution of the work of Luís da Câmara Cascudo in the formation of Brazilian cuisine and its indigenous, African, and European influences, explained in the series História da alimentação no Brasil (History of Food in Brazil). Following this panorama, by means of these subjects, we intend to present proposals and visions regarding education in Brazil and the use of the history of food in the curricula as a way to improve the teaching-learning process and the relationship of identity and belonging to the reality of the students. To this end, we will use the conceptual vision of Roger Chartier, Michel de Certeau, and Sandra Jatahy Pesavento about identity representations and the history of everyday life, and the vision of dynamic teaching methods by Circe Maria Fernandes Bittencourt. The methodology will be based on discussions of the theme throughout historiography, with the panorama focused on cultural history and environmental history through documentary analysis. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29122
dc.date.accessioned 2023-03-16T11:49:51Z
dc.date.available 2023-03-16
dc.date.available 2023-03-16T11:49:51Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject História da alimentação no Brasil pt_BR
dc.subject Educação básica - História pt_BR
dc.subject Currículo de História - educação básica pt_BR
dc.subject Hábitos alimentares mundiais pt_BR
dc.subject Culinária Brasileira - influências pt_BR
dc.subject Identidade e pertencimento - História da Alimentação pt_BR
dc.subject Câmara Cascudo - História da Alimentação pt_BR
dc.subject História cultural pt_BR
dc.subject Métodos dinâmicos de ensino - Bittencourt pt_BR
dc.subject História do cotidiano pt_BR
dc.subject Alimentação indígena pt_BR
dc.subject History of food in Brazil pt_BR
dc.subject Basic Education - History pt_BR
dc.subject History curriculum - basic education pt_BR
dc.subject World eating habits pt_BR
dc.subject Brazilian cuisine - influences pt_BR
dc.subject Identity and belonging - Food History pt_BR
dc.subject Câmara Cascudo - Food History pt_BR
dc.subject Cultural history pt_BR
dc.subject Dynamic teaching methods - Bittencourt pt_BR
dc.subject Everyday history pt_BR
dc.subject Indigenous food pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ARAÚJO, Maria Isabel Lacerda.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The place and importance of the history of food in the construction of the history curriculum in basic education in Brazil. pt_BR
dc.identifier.citation ARAÚJO, Maria Isabel Lacerda. O lugar e a importância da história da alimentação na construção do currículo de história na educação básica no Brasil. 2023. 71f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29122 pt_BR


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