dc.creator.ID |
GOMES, R. L. S. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
VIEIRA, Anderson Henrique. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
VIEIRA, A. H. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7491277258612850 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
GEREMIAS, Alessandra Renata. |
|
dc.contributor.referee1ID |
GEREMIAS, A. R. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
LIMA, Leandro Sobral de. |
|
dc.contributor.referee2ID |
LIMA, L. S. |
pt_BR |
dc.description.resumo |
A inserção da mulher negra na educação ao longo do tempo sofreu consequências
direta da escravidão no Brasil, deixando essa população alijada de vários espaços
da sociedade, em especial das escolas e das universidades. Nesse sentido
questiona-se: Qual o lugar das mulheres negras no curso de Serviço Social, Campus
Sousa? Pode-se pensar a educação como método de resistência para mulheres
negras superarem a realidade limitadora imposta pelo capitalismo? A pesquisa
justifica-se pela experiência pessoal desta autora, quando ao inserir no espaço
universitário, por meio das vagas reservadas na cota racial, aos poucos observou-se
a reduzida presença de mulheres negras nos espaços da universidade e ao
decorrer, a evasão dessa minoria. O estudo objetivou analisar a representação da
mulher negra na Universidade Federal de Campina Grande, Campus Sousa, no
curso de Serviço Social. Como objetivos específicos: elaborar um referencial teórico-
metodológico em relação as desigualdades sociais e raciais com ênfase nas
questões de gênero no ensino superior; quantificar a representação da mulher negra
no Curso de Serviço Social da Universidade Federal de Campina Grande, Campus
Sousa; e, compreender qual é o papel das mulheres negras inseridas no Curso de
Serviço Social. A pesquisa foi do tipo descritiva e bibliográfica, com abordagem
quantitativa. Para a coleta de dados utilizou-se questionário estruturado. Os dados
coletados foram tabulados em planilhas do Microsoft® Office Excel® para confecção
de gráficos e tabelas. Considera-se com esta pesquisa, que no Curso de Serviço
Social, Campus Sousa, as mulheres negras encontram-se bem representadas nas
categorias discentes e docentes. Os números são representativos como discente, se
tornando um caso isolado da UFCG, porém, apresentam timidez por categoria no
Curso de Serviço Social desta instituição, fato comprovado pela pouca
representatividade na docência, bem como nas categorias técnico administrativo e
terceirizada, quando não tiveram a representação do gênero feminino nem da raça
negra, o que pode representar que as tradicionais concepções do feminino pré-
definidos historicamente, ainda permeiam as práticas sociais, além de remeter à
clássica divisão sexual do trabalho. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJS |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Serviço Social |
pt_BR |
dc.title |
O lugar da mulher negra no curso de Serviço Social - UFCG/Campus Sousa. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2023-02-02 |
|
dc.description.abstract |
The insertion of black women in education over time suffered direct consequences
from slavery in Brazil, leaving this population excluded from various areas of society,
especially schools and universities. In this sense, the question is: What is the place of
black women in the Social Service course, Campus Sousa? Can one think of
education as a method of resistance for black women to overcome the limiting reality
imposed by capitalism? The research is justified by the personal experience of this
author, when entering the university space, through reserved places in the racial
quota, little by little the reduced presence of black women in university spaces was
observed and, in the course, the evasion of this minority. The study aimed to analyze
the representation of black women at the Federal University of Campina Grande,
Campus Sousa, in the Social Service course. As specific objectives: to develop a
theoretical-methodological framework in relation to social and racial inequalities with
an emphasis on gender issues in higher education; to quantify the representation of
black women in the Social Service Course at the Federal University of Campina
Grande, Campus Sousa; and, understand the role of black women included in the
Social Service Course. The research was descriptive and bibliographical, with a
quantitative approach. For data collection, a structured questionnaire was used. The
collected data were tabulated in Microsoft® Office Excel® spreadsheets to make
graphs and tables. With this research, it is considered that in the Social Work Course,
Campus Sousa, black women are well represented in the categories of students and
professors. The numbers are representative as a student, becoming an isolated case
of the UFCG, however, they are shy by category in the Social Service Course of this
institution, a fact proven by the low representation in teaching, as well as in the
technical administrative and outsourced categories, when they did not have the
representation of the female gender or the black race, which may represent that the
traditional historically pre-defined conceptions of the feminine still permeate social
practices, in addition to referring to the classic sexual division of labor. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29124 |
|
dc.date.accessioned |
2023-03-16T12:15:22Z |
|
dc.date.available |
2023-03-16 |
|
dc.date.available |
2023-03-16T12:15:22Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino superior |
pt_BR |
dc.subject |
Ações afirmativas |
pt_BR |
dc.subject |
Desigualdade de gênero |
pt_BR |
dc.subject |
Racismo. |
pt_BR |
dc.subject |
University education |
pt_BR |
dc.subject |
Affirmative actions |
pt_BR |
dc.subject |
Gender inequality |
pt_BR |
dc.subject |
Racism |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
GOMES, Rosana Lúcia da Silva. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The place of the black woman in the Social Service course - UFCG/Campus Sousa. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
GOMES, Rosana Lúcia da Siva. 2023. 63fl. O lugar da mulher negra no curso de Serviço Social - UFCG/Campus Sousa. - Trabalho de conclusão de curso ( Bacharelado em Serviço Social). Centro de Ciências Jurídicas e Social, Universidade Federal de Campina Grande - Sousa-PB, 2023. |
pt_BR |