DSpace/Manakin Repository

O lugar da mulher negra no curso de Serviço Social - UFCG/Campus Sousa.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID GOMES, R. L. S. pt_BR
dc.contributor.advisor1 VIEIRA, Anderson Henrique.
dc.contributor.advisor1ID VIEIRA, A. H. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/7491277258612850 pt_BR
dc.contributor.referee1 GEREMIAS, Alessandra Renata.
dc.contributor.referee1ID GEREMIAS, A. R. pt_BR
dc.contributor.referee2 LIMA, Leandro Sobral de.
dc.contributor.referee2ID LIMA, L. S. pt_BR
dc.description.resumo A inserção da mulher negra na educação ao longo do tempo sofreu consequências direta da escravidão no Brasil, deixando essa população alijada de vários espaços da sociedade, em especial das escolas e das universidades. Nesse sentido questiona-se: Qual o lugar das mulheres negras no curso de Serviço Social, Campus Sousa? Pode-se pensar a educação como método de resistência para mulheres negras superarem a realidade limitadora imposta pelo capitalismo? A pesquisa justifica-se pela experiência pessoal desta autora, quando ao inserir no espaço universitário, por meio das vagas reservadas na cota racial, aos poucos observou-se a reduzida presença de mulheres negras nos espaços da universidade e ao decorrer, a evasão dessa minoria. O estudo objetivou analisar a representação da mulher negra na Universidade Federal de Campina Grande, Campus Sousa, no curso de Serviço Social. Como objetivos específicos: elaborar um referencial teórico- metodológico em relação as desigualdades sociais e raciais com ênfase nas questões de gênero no ensino superior; quantificar a representação da mulher negra no Curso de Serviço Social da Universidade Federal de Campina Grande, Campus Sousa; e, compreender qual é o papel das mulheres negras inseridas no Curso de Serviço Social. A pesquisa foi do tipo descritiva e bibliográfica, com abordagem quantitativa. Para a coleta de dados utilizou-se questionário estruturado. Os dados coletados foram tabulados em planilhas do Microsoft® Office Excel® para confecção de gráficos e tabelas. Considera-se com esta pesquisa, que no Curso de Serviço Social, Campus Sousa, as mulheres negras encontram-se bem representadas nas categorias discentes e docentes. Os números são representativos como discente, se tornando um caso isolado da UFCG, porém, apresentam timidez por categoria no Curso de Serviço Social desta instituição, fato comprovado pela pouca representatividade na docência, bem como nas categorias técnico administrativo e terceirizada, quando não tiveram a representação do gênero feminino nem da raça negra, o que pode representar que as tradicionais concepções do feminino pré- definidos historicamente, ainda permeiam as práticas sociais, além de remeter à clássica divisão sexual do trabalho. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJS pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Serviço Social pt_BR
dc.title O lugar da mulher negra no curso de Serviço Social - UFCG/Campus Sousa. pt_BR
dc.date.issued 2023-02-02
dc.description.abstract The insertion of black women in education over time suffered direct consequences from slavery in Brazil, leaving this population excluded from various areas of society, especially schools and universities. In this sense, the question is: What is the place of black women in the Social Service course, Campus Sousa? Can one think of education as a method of resistance for black women to overcome the limiting reality imposed by capitalism? The research is justified by the personal experience of this author, when entering the university space, through reserved places in the racial quota, little by little the reduced presence of black women in university spaces was observed and, in the course, the evasion of this minority. The study aimed to analyze the representation of black women at the Federal University of Campina Grande, Campus Sousa, in the Social Service course. As specific objectives: to develop a theoretical-methodological framework in relation to social and racial inequalities with an emphasis on gender issues in higher education; to quantify the representation of black women in the Social Service Course at the Federal University of Campina Grande, Campus Sousa; and, understand the role of black women included in the Social Service Course. The research was descriptive and bibliographical, with a quantitative approach. For data collection, a structured questionnaire was used. The collected data were tabulated in Microsoft® Office Excel® spreadsheets to make graphs and tables. With this research, it is considered that in the Social Work Course, Campus Sousa, black women are well represented in the categories of students and professors. The numbers are representative as a student, becoming an isolated case of the UFCG, however, they are shy by category in the Social Service Course of this institution, a fact proven by the low representation in teaching, as well as in the technical administrative and outsourced categories, when they did not have the representation of the female gender or the black race, which may represent that the traditional historically pre-defined conceptions of the feminine still permeate social practices, in addition to referring to the classic sexual division of labor. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29124
dc.date.accessioned 2023-03-16T12:15:22Z
dc.date.available 2023-03-16
dc.date.available 2023-03-16T12:15:22Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Ensino superior pt_BR
dc.subject Ações afirmativas pt_BR
dc.subject Desigualdade de gênero pt_BR
dc.subject Racismo. pt_BR
dc.subject University education pt_BR
dc.subject Affirmative actions pt_BR
dc.subject Gender inequality pt_BR
dc.subject Racism pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator GOMES, Rosana Lúcia da Silva.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The place of the black woman in the Social Service course - UFCG/Campus Sousa. pt_BR
dc.identifier.citation GOMES, Rosana Lúcia da Siva. 2023. 63fl. O lugar da mulher negra no curso de Serviço Social - UFCG/Campus Sousa. - Trabalho de conclusão de curso ( Bacharelado em Serviço Social). Centro de Ciências Jurídicas e Social, Universidade Federal de Campina Grande - Sousa-PB, 2023. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta