DSpace/Manakin Repository

Formação acadêmica, cuidados perinatais e violência obstétrica.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SOUSA, R. A. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/1166281845284486 pt_BR
dc.contributor.advisor1 AZEVEDO, Regina Lígia Wanderlei de.
dc.contributor.advisor1ID AZEVEDO, R. L. W. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/0219739155714055 pt_BR
dc.contributor.referee1 MORAES, Maristela de Melo.
dc.contributor.referee1ID MORAES, MARISTELA DE MELO. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/2704701903980934 pt_BR
dc.contributor.referee2 LUCENA, Maria do Socorro Roberto de.
dc.contributor.referee2ID LUCENA, M. S. R. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/0056738127774489 pt_BR
dc.description.resumo Objetivo: Investigar como os cuidados perinatais e a violência obstétrica são abordados no curso de Enfermagem da Universidade Federal de Campina Grande. Método: Trata- se de uma pesquisa exploratória e qualitativa, realizado com 6 professores universitários. Considerou-se os professores que lecionam no primeiro, quinto e décimo período e ministram disciplinas interligadas à sexualidade e à saúde feminina. Utilizou- se o questionário sócio demográfico e entrevista semiestruturada, tendo como análise descritiva e categorial temática, respectivamente. Resultados: Os participantes apresentaram idade entre 28 e 47 anos, em sua maioria do sexo feminino com tempo de docência de 1 a 24 anos, com renda entre 6 e 10 salários mínimos. A partir das entrevistas emergiram duas classes temáticas gerais: Abordagem acadêmica metodológica e Percepção da violência obstétrica; três categorias (teórica, prática e intervenção profissional) e sete subcategorias (exemplos reais, legislação, rodas de conversa interação profissional/paciente, intervenção humanizada, naturalizada/ velada e prevenção). Conclusões: Em sua maioria os professores de enfermagem não abordam diretamente a temática violência obstétrica. Em contrapartida observou-se a consonância com a literatura, trazendo assim uma visão ampla no que diz respeito a todo o processo de pré-parto, parto e pós-parto caminhando para a discussão da humanização, bem como demonstrando a capacidade de dialogar com os alunos quando a temática surge em sala de aula. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Ciências Biológicas e da Saúde - CCBS pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Psicologia pt_BR
dc.title Formação acadêmica, cuidados perinatais e violência obstétrica. pt_BR
dc.date.issued 2018-12-10
dc.description.abstract Objective: To investigate how perinatal care and obstetric violence are addressed in the Nursing course of the Federal University of Campina Grande. Method: This is an exploratory and qualitative research carried out with university professors. It was considered the professors who teach in the first, fifth and tenth periods and minister disciplines linked to sexuality and feminine health. It was used the socio-demographic questionnaire and semi-structured interview, by having a descriptive analysis and thematic category, respectively. Results: Participants were between 28 and 47 years of age, most of them women with a teaching time of 1 to 24 years, with income between 6 and 10 minimum wages. From the interviews emerged two general thematic classes: Academic methodological approach and Perception of obstetric violence; three categories (theoretical, practical and professional intervention) and seven subcategories (real examples, legislation, rounds of conversation, professional/patient interaction, humanized intervention, naturalized/veiled and prevention). Conclusions: Most nursing professors do not directly address the issue of obstetric violence. On the other hand, it was observed the consonance with the literature, providing a broad vision about the whole process of prepartum, delivery and postpartum, moving towards the discussion of humanization, as well as demonstrating the capacity to dialogue with the students when the theme arises in the classroom. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29125
dc.date.accessioned 2023-03-16T13:30:04Z
dc.date.available 2023-03-16
dc.date.available 2023-03-16T13:30:04Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Parto humanizado pt_BR
dc.subject Saúde materno-Infantil pt_BR
dc.subject Violência pt_BR
dc.subject Violência contra a mulher pt_BR
dc.subject Humanized birth pt_BR
dc.subject Maternal and child health pt_BR
dc.subject Violence pt_BR
dc.subject Violence against the woman pt_BR
dc.subject Nacimiento humanizado pt_BR
dc.subject Salud maternal e infantil pt_BR
dc.subject Violencia contra la mujer pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SOUSA, Renaly Arruda de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Academic background, perinatal care and obstetric violence. pt_BR
dc.title.alternative Formación académica, atención perinatal y violencia obstétrica. pt_BR
dc.identifier.citation SOUSA, Renaly Arruda de. Formação acadêmica, cuidados perinatais e violência obstétrica. 2018. 37 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Bacharelado em Psicologia, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Campus Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em:http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29125 pt_BR
dc.description.resumen Objetivo: Investigar cómo se aborda el cuidado perinatal y la violencia obstétrica en la carrera de Enfermería de la Universidad Federal de Campina Grande. Método: Tratar es una investigación exploratoria y cualitativa, realizada con 6 docentes Estudiantes universitarios. Se consideró docentes que imparten docencia en primero, quinto y décimo e impartir disciplinas relacionadas con la sexualidad y la salud de la mujer. lo usé si el cuestionario sociodemográfico y la entrevista semiestructurada, teniendo como análisis temática descriptiva y categórica, respectivamente. Resultados: Los participantes edad entre 28 y 47 años, en su mayoría mujeres con tiempo de docencia de 1 a 24 años, con ingresos entre 6 y 10 salarios mínimos. A partir de las surgieron dos clases temáticas generales: Enfoque académico metodológica y Percepción de la violencia obstétrica; tres categorías (teórica, práctica y intervención profesional) y siete subcategorías (ejemplos reales, legislación, conversación interacción profesional/paciente, intervención humanizada, naturalizada/velada y prevención). Conclusiones: La mayoría de los profesores de enfermería no abordan directamente el tema de la violencia obstétrica. En cambio, se observó consonancia con la literatura, trayendo así una visión amplia con respecto a todo el proceso de preparto, parto y posparto avanzando hacia la discusión de humanización, así como demostrar la capacidad de diálogo con los estudiantes cuando el tema surge en el aula. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta