dc.creator.ID |
SOUSA, R. A. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1166281845284486 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
AZEVEDO, Regina Lígia Wanderlei de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
AZEVEDO, R. L. W. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0219739155714055 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
MORAES, Maristela de Melo. |
|
dc.contributor.referee1ID |
MORAES, MARISTELA DE MELO. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2704701903980934 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
LUCENA, Maria do Socorro Roberto de. |
|
dc.contributor.referee2ID |
LUCENA, M. S. R. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0056738127774489 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Objetivo: Investigar como os cuidados perinatais e a violência obstétrica são abordados
no curso de Enfermagem da Universidade Federal de Campina Grande. Método: Trata-
se de uma pesquisa exploratória e qualitativa, realizado com 6 professores
universitários. Considerou-se os professores que lecionam no primeiro, quinto e décimo
período e ministram disciplinas interligadas à sexualidade e à saúde feminina. Utilizou-
se o questionário sócio demográfico e entrevista semiestruturada, tendo como análise
descritiva e categorial temática, respectivamente. Resultados: Os participantes
apresentaram idade entre 28 e 47 anos, em sua maioria do sexo feminino com tempo de
docência de 1 a 24 anos, com renda entre 6 e 10 salários mínimos. A partir das
entrevistas emergiram duas classes temáticas gerais: Abordagem acadêmica
metodológica e Percepção da violência obstétrica; três categorias (teórica, prática e
intervenção profissional) e sete subcategorias (exemplos reais, legislação, rodas de
conversa interação profissional/paciente, intervenção humanizada, naturalizada/ velada
e prevenção). Conclusões: Em sua maioria os professores de enfermagem não abordam
diretamente a temática violência obstétrica. Em contrapartida observou-se a
consonância com a literatura, trazendo assim uma visão ampla no que diz respeito a
todo o processo de pré-parto, parto e pós-parto caminhando para a discussão da
humanização, bem como demonstrando a capacidade de dialogar com os alunos quando
a temática surge em sala de aula. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde - CCBS |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Psicologia |
pt_BR |
dc.title |
Formação acadêmica, cuidados perinatais e violência obstétrica. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2018-12-10 |
|
dc.description.abstract |
Objective: To investigate how perinatal care and obstetric violence are addressed in the
Nursing course of the Federal University of Campina Grande. Method: This is an
exploratory and qualitative research carried out with university professors. It was
considered the professors who teach in the first, fifth and tenth periods and minister
disciplines linked to sexuality and feminine health. It was used the socio-demographic
questionnaire and semi-structured interview, by having a descriptive analysis and
thematic category, respectively. Results: Participants were between 28 and 47 years of
age, most of them women with a teaching time of 1 to 24 years, with income between 6
and 10 minimum wages. From the interviews emerged two general thematic classes:
Academic methodological approach and Perception of obstetric violence; three
categories (theoretical, practical and professional intervention) and seven subcategories
(real examples, legislation, rounds of conversation, professional/patient interaction,
humanized intervention, naturalized/veiled and prevention). Conclusions: Most nursing
professors do not directly address the issue of obstetric violence. On the other hand, it
was observed the consonance with the literature, providing a broad vision about the
whole process of prepartum, delivery and postpartum, moving towards the discussion of
humanization, as well as demonstrating the capacity to dialogue with the students when
the theme arises in the classroom. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29125 |
|
dc.date.accessioned |
2023-03-16T13:30:04Z |
|
dc.date.available |
2023-03-16 |
|
dc.date.available |
2023-03-16T13:30:04Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Parto humanizado |
pt_BR |
dc.subject |
Saúde materno-Infantil |
pt_BR |
dc.subject |
Violência |
pt_BR |
dc.subject |
Violência contra a mulher |
pt_BR |
dc.subject |
Humanized birth |
pt_BR |
dc.subject |
Maternal and child health |
pt_BR |
dc.subject |
Violence |
pt_BR |
dc.subject |
Violence against the woman |
pt_BR |
dc.subject |
Nacimiento humanizado |
pt_BR |
dc.subject |
Salud maternal e infantil |
pt_BR |
dc.subject |
Violencia contra la mujer |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SOUSA, Renaly Arruda de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Academic background, perinatal care and obstetric violence. |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Formación académica, atención perinatal y violencia obstétrica. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SOUSA, Renaly Arruda de. Formação acadêmica, cuidados perinatais e violência obstétrica. 2018. 37 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Bacharelado em Psicologia, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Campus Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em:http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29125 |
pt_BR |
dc.description.resumen |
Objetivo: Investigar cómo se aborda el cuidado perinatal y la violencia obstétrica
en la carrera de Enfermería de la Universidad Federal de Campina Grande. Método: Tratar
es una investigación exploratoria y cualitativa, realizada con 6 docentes
Estudiantes universitarios. Se consideró docentes que imparten docencia en primero, quinto y décimo
e impartir disciplinas relacionadas con la sexualidad y la salud de la mujer. lo usé
si el cuestionario sociodemográfico y la entrevista semiestructurada, teniendo como análisis
temática descriptiva y categórica, respectivamente. Resultados: Los participantes
edad entre 28 y 47 años, en su mayoría mujeres con tiempo de
docencia de 1 a 24 años, con ingresos entre 6 y 10 salarios mínimos. A partir de las
surgieron dos clases temáticas generales: Enfoque académico
metodológica y Percepción de la violencia obstétrica; tres categorías (teórica, práctica y
intervención profesional) y siete subcategorías (ejemplos reales, legislación,
conversación interacción profesional/paciente, intervención humanizada, naturalizada/velada
y prevención). Conclusiones: La mayoría de los profesores de enfermería no abordan
directamente el tema de la violencia obstétrica. En cambio, se observó
consonancia con la literatura, trayendo así una visión amplia con respecto a
todo el proceso de preparto, parto y posparto avanzando hacia la discusión de
humanización, así como demostrar la capacidad de diálogo con los estudiantes cuando
el tema surge en el aula. |
pt_BR |