dc.creator.ID |
OLIVEIRA, A. J. S. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4522633263338525 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
CAMPOS, Alexandre. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
CAMPOS, A. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1230944482954054 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
LOPES, Mirleide Dantas. |
|
dc.contributor.referee1ID |
LOPES, M. D. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6166750398180798 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
REZENDE JUNIOR, Mikael Frank. |
|
dc.contributor.referee2ID |
REZENDE JUNIOR, M. F. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6938316407040676 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
O objetivo do trabalho é apresentar um panorama acerca do Princípio de Conservação
de Energia presentes em trabalhos da área, sua construção histórica e seu processo
de didatização. O ponto de partida para a investigação foram as seguintes perguntas:
Por que será que ainda há dificuldades na aprendizagem do conceito de energia,
décadas após suas concepções terem sido mapeadas e após materiais e
metodologias alternativas terem sido propostas? Será que tais dificuldades também
se apresentam em seu ensino? E qual será o tratamento epistemológico dado pelos
pesquisadores da área sobre este Princípio de Conservação? Para isso, a
metodologia privilegiou 3 dimensões: (1) fazer um levantamento dos artigos sobre o
tema, publicados no Brasil nos últimos 13 anos; (2) compreender as principais
motivações que culminaram no desenvolvimento do conceito de energia e sua
conservação, em especial a da energia mecânica e; (3) analisar de que maneira a
Energia Mecânica e seu Princípio de Conservação se apresentam nos livros didáticos,
seja em seus aspectos teóricos nas introduções dos capítulos/seções, seja nas
tarefas. Para o levantamento dos artigos publicados no Brasil sobre o tema, foram
filtrados periódicos da área presentes no triênio Qualis 2013-2016, escolhidos artigos
relacionados ao tema e realizada um leitura criteriosa de cada com intuito de identificar
como os pesquisadores da área tratam o conceito em estudo. Já para o estudo
referente à História do Princípio de Conservação da Energia Mecânica nos valemos
do livro Energy: historical development of the concept (Lindsay, 1975), tomando como
recorte temporal desde as discussões aristotélicas até o início do Século XIX. Para a
análise dos livros didáticos, adotamos dois referenciais teóricos: A Teoria da
Transposição Didática e a Teoria Antropológica do Didático, ambas de Chevallard. A
primeira teoria nos deu suporte para analisar a distância que existe entre o saber
desenvolvido pelo cientista (saber sábio) e o saber presente nos materiais didáticos
(saber a ensinar); a segunda, nos ajudou na análise da organização praxeológica
(tarefa, técnica, tecnologia e teoria) dos livros didáticos. Ao final, essa investigação
nos permite considerar que os próprios pesquisadores da área demonstram uma
aparente falta de clareza nos artigos publicados relacionados ao tema. Em
consequência disso, os materiais didáticos apresentam o conceito descrito de maneira
direta e simples, sem seus aspectos epistemológicos e processos de
desenvolvimento. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Ciências e Tecnologia - CCT |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Física |
pt_BR |
dc.title |
O princípio de conservação de energia mecânica: as pesquisas da área, sua construção histórica e sua didatização. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2023-02-17 |
|
dc.description.abstract |
The objective of this work is to present an overview about the Principle of Conservation
of Energy present in works in the area, its historical construction and its teaching
process. The starting point for the investigation was the following questions: Why is it
that there are still difficulties in learning the concept of energy, decades after its
conceptions were mapped and after alternative materials and methodologies were
proposed? Do such difficulties also present themselves in your teaching? And what
will be the epistemological treatment given by researchers in the area to this Principle
of Conservation? For this, the methodology favored 3 dimensions: (1) to survey the
articles on the subject, published in Brazil in the last 13 years; (2) understand the main
motivations that culminated in the development of the concept of energy and its
conservation, in particular that of mechanical energy and; (3) analyze how Mechanical
Energy and its Conservation Principle are presented in textbooks, either in their
theoretical aspects in the introductions of chapters/sections, or in tasks. For the survey
of articles published in Brazil on the subject, periodicals in the area present in the
Qualis 2013-2016 triennium were filtered, articles related to the subject were chosen
and a careful reading of each was carried out in order to identify how researchers in
the area treat the concept in study. For the study concerning the History of the Principle
of Conservation of Mechanical Energy, we used the book Energy: historical
development of the concept (Lindsay, 1975), taking as a time frame from the
Aristotelian discussions to the beginning of the 19th century. For the analysis of
textbooks, we adopted two theoretical references: The Theory of Didactic
Transposition and the Anthropological Theory of Didactics, both by Chevallard. The
first theory supported us in analyzing the distance between the knowledge developed
by the scientist (wise knowledge) and the knowledge present in teaching materials
(knowledge to teach); the second helped us to analyze the praxeological organization
(task, technique, technology and theory) of the textbooks. In the end, this investigation
allows us to consider that researchers in the area themselves demonstrate an apparent
lack of clarity in published articles related to the topic. As a result, the teaching
materials present the concept described in a direct and simple way, without its
epistemological aspects and development processes. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29135 |
|
dc.date.accessioned |
2023-03-16T20:18:45Z |
|
dc.date.available |
2023-03-16 |
|
dc.date.available |
2023-03-16T20:18:45Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Energia mecânica |
pt_BR |
dc.subject |
Mechanical energy |
pt_BR |
dc.subject |
Conservação de energia mecânica |
pt_BR |
dc.subject |
Conservation of mechanical energy |
pt_BR |
dc.subject |
Princípio de conservação de energia - Física |
pt_BR |
dc.subject |
Principle of conservation of energy - Physics |
pt_BR |
dc.subject |
Levantamento bibliográfico - artigos |
pt_BR |
dc.subject |
Bibliographic survey - articles |
pt_BR |
dc.subject |
Livros didáticos - energia mecânica |
pt_BR |
dc.subject |
Textbooks - mechanical energy |
pt_BR |
dc.subject |
Didática na ciência |
pt_BR |
dc.subject |
Didactics in science |
pt_BR |
dc.subject |
Conceitos científicos escolares |
pt_BR |
dc.subject |
School scientific concepts |
pt_BR |
dc.subject |
Epistemologia dos conceitos científicos |
pt_BR |
dc.subject |
Epistemology of scientific concepts |
pt_BR |
dc.subject |
Teoria da transposição didática |
pt_BR |
dc.subject |
Theory of didactic transposition |
pt_BR |
dc.subject |
Teoria antropológica do didático |
pt_BR |
dc.subject |
Anthropological theory of didactics |
pt_BR |
dc.subject |
Ciências da natureza e suas tecnologias - livro didático |
pt_BR |
dc.subject |
Natural sciences and their technologies - textbook |
pt_BR |
dc.subject |
Organização praxeológica |
pt_BR |
dc.subject |
Praxeological organization |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
OLIVEIRA, Anna Julya Santos de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The principle of conservation of mechanical energy: research in the area, its historical construction and its teaching. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
OLIVEIRA, Anna Julya Santos de. O princípio de conservação de energia mecânica: as pesquisas da área, sua construção histórica e sua didatização. 2023. 77f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Física, Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29135 |
pt_BR |