DSpace/Manakin Repository

Universidade e maternidade: a experiência de mulheres que se tornaram mães durante a graduação.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID DARIO, A. S. O. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/0260796658781292 pt_BR
dc.contributor.advisor1 LIMA, Maria Helena Costa Carvalho de Araújo.
dc.contributor.advisor1ID LIMA, M. H. C. A. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/1562460183286851 pt_BR
dc.contributor.referee1 WALTER, Luciana Siqueira.
dc.contributor.referee1ID WALTER, L. S. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/9512721476131663 pt_BR
dc.contributor.referee2 ARAÚJO, Kátia Carina Mesquita Cruz de.
dc.contributor.referee2ID ARAÚJO, K. C. M. C. pt_BR
dc.identifier.doi https://dx.doi.org/10.52446/cursocienciassociaisCDSA.2023.tccmon.dario
dc.description.resumo Conciliar a maternidade a vida acadêmica pode representar grandes desafios, por serem compromissos que requerem muita dedicação, tempo, cuidado e envolvimento afetivo. Essa questão é especialmente difícil no contexto de uma sociedade patriarcal, em que recaem sobre as mulheres as responsabilidades e os cuidados com a prole e com a casa, aumentando o cansaço físico e mental decorrentes da maternidade, especialmente no primeiro ano do bebê. Diante desse panorama, a presente pesquisa objetivou analisar os impactos da maternidade no rendimento acadêmico de estudantes que se tornaram mães durante a graduação. Procurando investigar as principais dificuldades enfrentadas pelas mães universitárias, os possíveis fatores determinantes na continuidade ou não dos estudos após a maternidade das universitárias. Foi realizado um estudo quali-quanti-qualitativo de abordagem descritiva e analítica que avaliou o perfil e as percepções de 24 universitárias que gestaram ou tiveram um ou mais filhos ao longo do percurso da graduação em instituições de ensino superior localizadas no estado da Paraíba e Pernambuco. O instrumento de coleta empregado foi um formulário virtual semiestruturado, contendo 60 questões, a fim de avaliar o contexto familiar, cultural e econômico em que vivem as informantes, com perguntas sobre trajetória acadêmica, desempenho, dificuldades, percepções a cerca do rendimento acadêmico antes e após a maternidade e participação do pai nos cuidados com o(s) filho(s). Adicionalmente, foi feita análise de conteúdo voltada para relatos de experiência sobre maternidade e universidade em redes sociais. A partir dos resultados obtidos na pesquisa, foi constatado sobrecarga perceptível na autoavaliação de desempenho acadêmico, profissional e doméstico. Houve um Aumento no percentual de trancamento ou reprovação de disciplinas 9 (42,9%) chegaram a trancar ou reprovar entre 1 a 2 disciplinas, 3 (14,3%) entre 3 a 4 disciplinas e 1 (4,8%) trancou ou reprovou 7 ou mais disciplinas após a maternidade, enquanto, antes de serem mães, as que já haviam trancado ou reprovado eram apenas 8 (40%). Os pensamentos sobre desistir do curso também passaram de 1 (4,8%) que consideraram a opção com frequência para 12 (52,2%) com esse pensamento após a maternidade. Não se trata, porém, de algo inevitável a rede de apoio é apontada como essencial por parte de 11 informantes que estão em curso em andamento e das 10 que conseguiram concluir. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ciências Sociais pt_BR
dc.title Universidade e maternidade: a experiência de mulheres que se tornaram mães durante a graduação. pt_BR
dc.date.issued 2023-02-16
dc.description.abstract Reconciling motherhood and academic life can pose great challenges, as they are commitments that require a lot of dedication, time, care and emotional involvement. This issue is especially difficult in the context of a patriarchal society, in which the responsibilities and care for the offspring and the house fall to women, increasing the physical and mental fatigue resulting from motherhood, especially in the baby's first year. Given this scenario, this research aimed to analyze the impacts of motherhood on the academic performance of students who became mothers during graduation. Seeking to investigate the main difficulties faced by university mothers, the possible determining factors in the continuity or not of studies after motherhood of university students. A qualitative-quantitative-qualitative study with a descriptive and analytical approach was carried out, which evaluated the profile and perceptions of 24 female university students who gave birth or had one or more children during their graduation course in higher education institutions located in the states of Paraíba and Pernambuco . The collection instrument used was a semi-structured virtual form, containing 60 questions, in order to assess the family, cultural and economic context in which the informants live, with questions about academic trajectory, performance, difficulties, perceptions about academic performance before and after motherhood and the father's participation in the care of the child(ren). Additionally, content analysis focused on experience reports about motherhood and university in social networks was performed. From the results obtained in the research, a noticeable burden was found in the self-assessment of academic, professional and domestic performance. There was an increase in the percentage of dropping out or failing subjects 9 (42.9%) ended up dropping out or failing between 1 to 2 subjects, 3 (14.3%) between 3 to 4 subjects and 1 (4.8%) dropped out or failed 7 or more subjects after motherhood, while, before becoming mothers, those who had already dropped out or failed were only 8 (40%). Thoughts about giving up the course also went from 1 (4.8%) who considered the option frequently to 12 (52.2%) with this thought after motherhood. It is not, however, something inevitable the support network is identified as essential by 11 informants who are in course in progress and the 10 who managed to conclude pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29158
dc.date.accessioned 2023-03-21T18:20:43Z
dc.date.available 2023-03-21
dc.date.available 2023-03-21T18:20:43Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Maternidade pt_BR
dc.subject Maternity pt_BR
dc.subject Educação superior pt_BR
dc.subject Higher education pt_BR
dc.subject Desigualdade de gênero pt_BR
dc.subject Gender inequality pt_BR
dc.subject Evasão escolar - mulheres pt_BR
dc.subject School dropout - women pt_BR
dc.subject Mães – estudantes universitárias pt_BR
dc.subject Mothers – college students pt_BR
dc.subject Ensino remoto pt_BR
dc.subject Remote teaching pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator DARIO, Andreza dos Santos Oliveira.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative University and maternity: the experience of women who became mothers during graduation. pt_BR
dc.identifier.citation DARIO, Andreza dos Santos Oliveira. Universidade e maternidade: a experiência de mulheres que se tornaram mães durante a graduação. 2023. 71f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29158 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta