DSpace/Manakin Repository

A formação do professor para práticas inclusivas: uma revisão sistemática da literatura das publicações entre 2012 e 2022.

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 CORRÊA, Adriana Moreira de Souza.
dc.contributor.advisor1ID CORRÊA, A. M. S. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/7748176565683643 pt_BR
dc.contributor.referee1 SOUSA, Rozilene Lopes de.
dc.contributor.referee2 FEITOSA, Belijane Marques.
dc.description.resumo A abordagem inclusiva tem um papel fundamental na vida dos alunos com necessidades especiais, à medida que busca garantir a sua participação em todas as atividades promovidas no ambiente escolar. A inclusão escolar está delineada na literatura da área e nos principais documentos que norteiam a educação no Brasil. Diante disso, o presente trabalho tem como objetivo analisar as discussões presentes na literatura científica sobre os espaços e os processos de formação docente que possibilitam aos educadores brasileiros desenvolverem práticas inclusivas nos anos iniciais do ensino fundamental. Para tanto, metodologicamente, foi realizada uma revisão sistemática da literatura, desenvolvida a partir do protocolo de Okoli (2019) e da técnica de análise de conteúdo formulada por Bardin (2016). Nesse sentido, de acordo com os resultados obtidos, foi possível observar que a necessidade de se repensar a formação docente, tanto em cursos de Licenciatura nas instituições de ensino superior, quanto em relação à formação continuada. Somado a isso, tem-se que a legislação também constitui importante fator no que diz respeito à educação da pessoa com deficiência, uma vez que as normas refletem as concepções, práticas e representações de determinado momento em torno da pessoa com deficiência e, dessa forma, não pode ser lida de forma restrita, mas sim sob uma perspectiva social, cultural e histórica, de modo que o conhecimento do educador em torno da legislação se torna preponderante para conhecer os direitos de todos os alunos e, a partir disso, efetivar a garantia legal que lhes é dada. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title A formação do professor para práticas inclusivas: uma revisão sistemática da literatura das publicações entre 2012 e 2022. pt_BR
dc.date.issued 2023-02-08
dc.description.abstract The inclusive approach plays a key role in the lives of students with special needs, as it seeks to ensure their participation in all activities promoted in the school environment. School inclusion is outlined in the literature of the area and in the main documents that guide education in Brazil. Therefore, the present work aims to analyze the discussions present in the scientific literature about spaces and teacher training processes that enable Brazilian educators to develop inclusive practices in the early years of elementary school. Thus, methodologically, a systematic review of the literature was carried out, based on the protocol by Okoli (2019) and the content analysis technique formulated by Bardin (2016). In this sense, according to the results obtained, it was possible to observe the need to rethink teacher training, both in Licentiate courses in colleges, and in relation to continuing education. Added to this, legislation is also an important factor with regard to the education of people with disabilities, since the norms reflect the conceptions, practices and representations of a given moment around people with disabilities and, in this way, cannot be read in a restricted way, but under a social, cultural and historical perspective, so that the educator's knowledge of the legislation becomes preponderant to know the rights of all students and, from that, to carry out the legal guarantee given to them. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29173
dc.date.accessioned 2023-03-23T13:06:55Z
dc.date.available 2023-03-23
dc.date.available 2023-03-23T13:06:55Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação inclusiva pt_BR
dc.subject Práticas inclusivas pt_BR
dc.subject Formação docente pt_BR
dc.subject Legislação pt_BR
dc.subject Pessoa com deficiência pt_BR
dc.subject Prática escolar pt_BR
dc.subject Inclusive education pt_BR
dc.subject Inclusive practices pt_BR
dc.subject Teacher training pt_BR
dc.subject Legislation pt_BR
dc.subject Disabled person pt_BR
dc.subject School practice pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Nayara Maíla Henrique da.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Teacher training for inclusive practices: a systematic literature review of publications between 2012 and 2022. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA,Nayara Maíla Henrique da. A formação do professor para práticas inclusivas: uma revisão sistemática da literatura das publicações entre 2012 e 2022. 2023. 39f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta