DSpace/Manakin Repository

A rede social Instagram como ferramenta para otimizar as ações de educação em solos: estudo de caso.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID ALVES, J. I. P. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/3921571765375931 pt_BR
dc.contributor.advisor1 VITAL, Adriana de Fátima Meira.
dc.contributor.advisor1ID VITAL, A. F. M. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5317087265969022 pt_BR
dc.contributor.referee1 SILVA, Danilson Correia da.
dc.contributor.referee1ID SILVA, A. D. C. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/6828146974104808 pt_BR
dc.contributor.referee2 FARIAS, Cecir Barbosa de Almeida.
dc.contributor.referee2ID FARIAS, C. A. S. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/3309124072452549 pt_BR
dc.contributor.referee3 BATISTA, Regiane Farias.
dc.contributor.referee3ID BATISTA, R. F. pt_BR
dc.contributor.referee3Lattes http://lattes.cnpq.br/8373946111492732 pt_BR
dc.identifier.doi https://dx.doi.org/10.52446/cursoagroecologiaCDSA.2023.tccmon.alves
dc.description.resumo As plataformas de mídia social ganharam uma popularidade excepcional especialmente nos últimos dez anos e se tornaram uma parte importante da vida humana. Entre as plataformas populares de mídia social, a Instagram®, aplicativo cada vez mais popular, adaptado para o compartilhamento de fotos e vídeos é utilizado por milhões de pessoas todos os dias, por pessoas de todas as idades sendo também utilizadas para fins educacionais que tem tido cada vez mais possibilidades de uso na divulgação do conhecimento do solo. Assim, este estudo teve como objetivo identificar as páginas relacionadas a Educação em Solos na rede social Instagram® e avaliar o engajamento das publicações dos conteúdos pulicados na página do @solonaescolaufcg, utilizada como ferramenta complementar para a Educação em Solos. O método utilizado foi descritivo qualitativo, num estudo de caso e o período de análise compreendeu os anos de 2021, 2022 a janeiro de 2023. Os resultados indicaram a existência de 52 páginas de ações de Educação em Solos e 08 páginas de museus de popularização do conhecimento do solo. A análise da página do @solonaescolaucg apresentou um total de 2309 seguidores, com 1614 publicações, usadas na popularização do conhecimento do solo por meio de postagens lúdicas, o que vem aumentando o interesse dos visitantes pelo solo. Conclui-se que a utilização do Instagram® tem alta atratividade como ferramenta para intercâmbio de informações sobre solos e que pode ser usado como ferramenta pedagógica para sensibilização dos estudantes e como complemento às atividades dos professores na abordagem do conteúdo sobre solos. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Agroecologia pt_BR
dc.title A rede social Instagram como ferramenta para otimizar as ações de educação em solos: estudo de caso. pt_BR
dc.date.issued 2023-02-14
dc.description.abstract Social media platforms have gained exceptional popularity especially in the last ten years and have become an important part of human life. Among the popular social media platforms, Instagram®, an increasingly popular application adapted for sharing photos and videos is used by millions of people every day, by people of all ages being also used for educational purposes that has had more and more possibilities of use in the dissemination of soil knowledge. Thus, this study aimed to identify the pages related to Soil Education in the social network Instagram® and evaluate the engagement of the publications of the content posted on the page @solonaescolaufcg, used as a complementary tool for Soil Education. The method used was qualitative descriptive, in a case study and the analysis period comprised the years 2021, 2022 to January 2023. The results indicated the existence of 51 pages of Soil Education projects and 08 pages of museums popularizing soil knowledge. The analysis of the @solonaescolaucg page showed a total of 2309 followers, with 1614 publications, used in the popularization of soil knowledge through playful posts, which has been increasing the interest of visitors in soil. It is concluded that the use of Instagram® has high attractiveness as a tool for the exchange of information about soils and that it can be used as a pedagogical tool to raise the awareness of students and as a complement to the activities of teachers in the approach of soil content. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29175
dc.date.accessioned 2023-03-23T14:32:50Z
dc.date.available 2023-03-23
dc.date.available 2023-03-23T14:32:50Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação em solos pt_BR
dc.subject Soil education pt_BR
dc.subject Rede social Instagram pt_BR
dc.subject Instagram social network pt_BR
dc.subject Estudo de caso pt_BR
dc.subject Case Study pt_BR
dc.subject Popularização do solo pt_BR
dc.subject Popularization of the soil pt_BR
dc.subject Mídias sociais pt_BR
dc.subject Social media pt_BR
dc.subject Interatividade pt_BR
dc.subject Interactivity pt_BR
dc.subject Página @solonaescolaufcg pt_BR
dc.subject Page @solonaescolaufcg pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ALVES, José Ilton Pereira.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The instagram® social network as a tool to optimize soil education actions: a case study. pt_BR
dc.identifier.citation ALVES, José Ilton Pereira. A rede social Instagram como ferramenta para otimizar as ações de educação em solos: estudo de caso. 2023. 38f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso Superior de Tecnologia em Agroecologia, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, – Sumé - Paraíba – Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29175 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta