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A produção de mapas conceituais da agricultura familiar como recurso didático no ensino e geografia.

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dc.creator.ID AMORIM, M. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/1090859559103737 pt_BR
dc.contributor.advisor1 OLIVEIRA, Fabiano Custódio de.
dc.contributor.advisor1ID OLIVEIRA, F. C. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/8863482545802399 pt_BR
dc.contributor.referee1 ALENCAR, Alisson Clauber Mendes de.
dc.contributor.referee2 TORRES, Denise Xavier.
dc.identifier.doi https://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2023.tccmon.amorim
dc.description.resumo A pesquisa foi desenvolvida na Escola Municipal Presidente Vargas na turma do 6º/7º ano do Programa EDUCARE, localizada no município de Sumé - PB, através da pesquisa-participante realizada em sala de aula, tendo por objetivo geral verificar como os mapas conceituais com a temática da agricultura familiar, construídos pelos próprios discentes potencializam o processo de ensino-aprendizagem no ensino de Geografia na escola, através de uma didática mediada. Nessa pesquisa utilizamos o pressuposto da pesquisa qualitativa, através da pesquisa-participante. Os dados coletados foram analisados de forma descritiva e interpretativa, buscando apresentar as características ou relações existentes nas ações realizadas na sala através da Pesquisa Participante. Verificamos que a nossa ação didática foi relevante para aprendizagem dos estudantes, pois os mesmos desenvolveram por meio da produção de mapas conceituais em sala de aula, uma melhor compreensão do conteúdo de Geografia. Os discentes expressaram, tanto na produção como na apresentação dos mapas conceituais com o tema da Agricultura Familiar, que associaram os conteúdos de Geografia que lhes foram apresentados, a sua utilidade no cotidiano, resultando em uma aprendizagem crítica, reflexiva e significativa. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação do Campo pt_BR
dc.title A produção de mapas conceituais da agricultura familiar como recurso didático no ensino e geografia. pt_BR
dc.date.issued 2023-02-15
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29178
dc.date.accessioned 2023-03-23T20:29:39Z
dc.date.available 2023-03-23
dc.date.available 2023-03-23T20:29:39Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Ensino de Geografia pt_BR
dc.subject Mapas conceituais pt_BR
dc.subject Recurso didático - Geografia. pt_BR
dc.subject Escola Municipal Presidente Vargas – Sumé – PB pt_BR
dc.subject Projeto EDUCARE – Sumé – PB pt_BR
dc.subject Geography Teaching pt_BR
dc.subject Concept maps pt_BR
dc.subject Didactic resource - Geography pt_BR
dc.subject Presidente Vargas Municipal School – Sumé – PB pt_BR
dc.subject EDUCARE Project – Sumé – PB pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator AMORIM, Marcelo.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The production of conceptual maps of family farming as a didactic resource in teaching and geography. pt_BR
dc.identifier.citation AMORIM, Marcelo. A produção de mapas conceituais da agricultura familiar como recurso didático no ensino e geografia. 2023. 46f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29178 pt_BR
dc.description.resumen La investigación se desarrolló en la Escuela Municipal Presidente Vargas en la clase de 6º/7º año del Programa EDUCARE, ubicada en el municipio de Sumé - PB, a través de una investigación participante realizada en el aula, con el objetivo general de verificar cómo los mapas conceptuales con el tema de la agricultura familiar, construido por los propios alumnos, potencian el proceso de enseñanza-aprendizaje en la enseñanza de la Geografía en la escuela, a través de la didáctica mediada. En esta investigación se utilizó el supuesto de la investigación cualitativa, a través de la investigación participante. Los datos recolectados fueron analizados de forma descriptiva e interpretativa, buscando presentar las características o relaciones existentes en las acciones realizadas en la sala a través de la Investigación Participante. Verificamos que nuestra acción didáctica fue relevante para el aprendizaje de los estudiantes, ya que desarrollaron, a través de la producción de mapas conceptuales en el aula, una mejor comprensión del contenido de Geografía. Los estudiantes expresaron, tanto en la producción como en la presentación de mapas conceptuales con el tema de la Agricultura Familiar, que asociaron los contenidos de Geografía que les fueron presentados, su utilidad en la vida cotidiana, resultando en un aprendizaje crítico, reflexivo y significativo. pt_BR


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