DSpace/Manakin Repository

A monitoria das disciplinas de solos na dinâmica acadêmica e na formação profissional.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID TEOBALDO, K. S. B. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/9955100649614843 pt_BR
dc.contributor.advisor1 VITAL, Adriana de Fátima Meira.
dc.contributor.advisor1ID VITAL, A. F. M. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5317087265969022 pt_BR
dc.contributor.referee1 CANUTO, Morgana Fabíola Cunha Meira.
dc.contributor.referee1ID CANUTO, M. F. C. M. pt_BR
dc.contributor.referee2 BATISTA, Regiane Farias.
dc.contributor.referee2ID BATISTA, R. F. pt_BR
dc.contributor.referee3 LEITE, Paolla Ketylly Silva.
dc.contributor.referee3ID LEITE, P. K. S. pt_BR
dc.identifier.doi https://dx.doi.org/10.52446/cursoengbiossistemasCDSA.2023.tccmon.teobaldo
dc.description.resumo A monitoria acadêmica é uma área importante, complementar e estratégica na formação dos graduandos, que atua como mediador e facilitador do processo de ensino e aprendizagem e que permite o desenvolvimento de novas atitudes, competências e habilidades. Nos cursos das Ciências Agrárias as disciplinas de Solos têm um nível importante de complexidade, sobretudo para o iniciante, o que estimula a presença do monitor para auxiliar no desenvolvimento acadêmico. A presente pesquisa objetivou relatar a importância dos Programas de Monitorias e verificar a percepção dos acadêmicos egressos que participaram da monitoria em disciplinas de Solos. A metodologia constou de uma ampla revisão bibliográfica abordando aspectos pertinentes à monitoria e caracterizou-se como exploratória com abordagem qualitativa. Para a coleta de dados utilizou-se um questionário elaborado no Google Docs e posteriormente tabulado no programa excel. O resultado da revisão de literatura mostrou que o Programa de Monitoria é importante para as disciplinas de Solos, mas as publicações sobre o tema ainda são poucas. Relativo ao estudo de percepção com os estudantes, verificou-se que a maioria dos participantes é do gênero feminino 54,2% e predominou como interesse pela monitoria a oportunidade de bolsa 54,2%, mas que a participação na monitoria aumentou o interesse pela área de solos para 41,7%. Sobre a contribuição que a monitoria oferece aos acadêmicos 70,8% afirmaram que contribui bastante para o aprendizado na disciplina, 16,7% que incentiva o interesse pela área e 8,3% que auxilia na organização de atividades práticas. Conclui-se pela importância do programa de monitoria com ênfase em Solos como necessário ao crescimento e desenvolvimento pessoal e profissional e tomadas de decisões frente aos desafios ambientais da atualidade. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Engenharia de Biossistemas pt_BR
dc.title A monitoria das disciplinas de solos na dinâmica acadêmica e na formação profissional. pt_BR
dc.date.issued 2023-02-14
dc.description.abstract The academic monitoring is an important, complementary and strategic area in the formation of undergraduates, which acts as a mediator and facilitator of the teaching and learning process and allows the development of new attitudes, skills and abilities. In the Agrarian Sciences courses, the Soil subjects have an important level of complexity, especially for beginners, which stimulates the presence of a monitor to help in the academic development. The present research aimed to report the importance of the Tutoring Programs and to verify the perception of the former students who participated in the tutoring of Soil subjects. The methodology consisted of a broad literature review addressing aspects pertinent to tutoring and was characterized as exploratory with a qualitative approach. For data collection we used a questionnaire created in Google Docs and later tabulated in Excel. The result of the literature review showed that the Tutoring Program is important for the Soil subjects, but the publications on the theme are still few. Regarding the perception study with the students, it was found that most of the participants are female 54.2% and the opportunity of a scholarship was the predominant interest for the monitoring program 54.2%, but that the participation in the monitoring program increased the interest for the area of soils to 41.7%. Regarding the contribution that the monitoring program offers to the students, 70.8% said that it contributes a lot to their learning in the discipline, 16.7% that it encourages their interest in the area, and 8.3% that it helps them organize practical activities. It is concluded that the importance of the monitoring program with an emphasis on Soils is necessary for personal and professional growth and development, as well as for decision making in the face of today's environmental challenges. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29186
dc.date.accessioned 2023-03-27T14:32:00Z
dc.date.available 2023-03-27
dc.date.available 2023-03-27T14:32:00Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Monitoria acadêmica pt_BR
dc.subject Disciplinas de solos – UFCG - CDSA pt_BR
dc.subject Programa de monitoria pt_BR
dc.subject Ensino de solos pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator TEOBALDO, Karoline Solange Borges.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The monitoring of soil disciplines in academic dynamics and professional training. pt_BR
dc.identifier.citation TEOBALDO, Karoline Solange Borges. A monitoria das disciplinas de solos na dinâmica acadêmica e na formação profissional. 2023. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Curso de Engenharia de Biossistemas, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande - Sumé - Paraíba - Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29186 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta