DSpace/Manakin Repository

Ações artístico-culturais aplicadas ao ensino da Tabela Periódica na educação básica.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID ALBUQUERQUE, A. T. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/8467542441218349 pt_BR
dc.contributor.advisor1 LEITÃO, Ezequiel Fragoso Vieira.
dc.contributor.advisor1ID LEITÃO, E. F. V. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/7678437706994830 pt_BR
dc.description.resumo O presente trabalho refere-se a Ações artístico-culturais aplicadas ao ensino da tabela periódica na educação básica, que tem como objetivo dinamizar o estudo dos elementos químicos na Tabela Periódica assim, construindo o conhecimento de forma interativa e espontânea, já como objetivos específicos, o mesmo conta com os seguintes: Entender a disposição dos elementos químicos em seus respectivos grupos e períodos através da arte pintada e ampliada da tabela periódica em uma das paredes da escola; Promover um debate em sala de aula com intuito de instigar os discentes a aprofundar seus estudos sobre como foram dispostos os elementos químicos por Mendeleiev na tabela periódica; Entender através da arte e da encenação o papel fundamental da Tabela Periódica;Nortear os discentes a respeito da importância de se estudar a tabela periódica com uso de Ações Artístico-Culturais na Educação Básica e o relacionamento dos elementos químicos com o cotidiano do aluno. O instrumento da pesquisa gira em torno de questionários feitos a partir de intervenções didático-pedagógicas em sala de aula. Os dados obtidos foram analisados e transformados em gráficos para uma maior compreensão. Os resultados da pesquisa evidenciaram que mudar e inovar nas metodologias em sala de aula é o primeiro passo para um processo de ensino e aprendizagem significativa. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Quimica. pt_BR
dc.title Ações artístico-culturais aplicadas ao ensino da Tabela Periódica na educação básica. pt_BR
dc.advisor1 ALBUQUERQUE, Alaim Timoteo. Ações artístico-culturais aplicadas ao ensino da Tabela Periódica na educação básica. 2019. 53f. Monografia (Licenciatura em Química) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019.
dc.date.issued 2019
dc.description.abstract The present work refers to artistic-cultural actions applied to the teaching of the periodic table in basic education, which aims to dynamize the study of the chemical elements in the Periodic Table, thus constructing the knowledge in an interactive and spontaneous way, already as specific objectives, the same has the following: Understand the arrangement of the chemical elements in their respective groups and periods through the painted and enlarged art of the periodic table on one of the walls of the school; To promote a debate in the classroom with the intention of instigating the students to deepen their studies on how the chemical elements were arranged by Mendeleiev in the periodic table; To understand through the art and the staging the fundamental role of the Periodic Table; To advise the students about the importance of studying the periodic table with the use of Artistic-Cultural Actions in Basic Education and the relationship of the chemical elements with the daily life of the student. The research instrument revolves around questionnaires made from didactic-pedagogical interventions in the classroom. The obtained data were analyzed and transformed into graphs for a greater understanding. The results of the research showed that changing and innovating in classroom methodologies is the first step towards a meaningful teaching and learning process. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29196
dc.date.accessioned 2023-03-28T22:43:31Z
dc.date.available 2023-03-28
dc.date.available 2023-03-28T22:43:31Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Química - ensino pt_BR
dc.subject Educação básica pt_BR
dc.subject Chemistry - teaching pt_BR
dc.subject Tabela Periódica pt_BR
dc.subject Periodic table pt_BR
dc.subject basic education pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ALBUQUERQUE, Alaim Timoteo.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Artistic-cultural actions applied to teaching the Periodic Table in basic education. pt_BR
dc.identifier.citation ALBUQUERQUE, Alaim Timoteo. Ações artístico-culturais aplicadas ao ensino da Tabela Periódica na educação básica. 2019. 53f. Monografia (Licenciatura em Química) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta