DSpace/Manakin Repository

Ensino remoto em biologia: experienciando sequências didáticas no ensino médio.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID GOMES, S. M. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/2491750974624130 pt_BR
dc.contributor.advisor1 BARROS, José Deomar de Souza.
dc.contributor.advisor1ID BARROS, J. D. S pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/4746998969781203 pt_BR
dc.contributor.referee1 FLORENTINO, Hugo da Silva.
dc.contributor.referee2 BEZERRA, Danielly de Sousa.
dc.description.resumo Com a adesão ao ensino remoto o ensino de Biologia passou por diversas mudanças, onde os docentes fizeram adequações em suas metodologias de ensino para que a aprendizagem dos discentes não fosse prejudicada. Assim, a presente pesquisa teve por objetivo promover uma melhor aprendizagem dos alunos no ensino remoto por meio da utilização de sequências didáticas no Ensino de Biologia. A referida pesquisa trata-se de uma pesquisa-ação, inicialmente foram aplicados questionários para os discentes e para a docente de Biologia, a respeito de aspectos relacionados ao ensino remoto. Em seguida, foram realizadas sequências didáticas sobre temas de Biologia nas turmas do ensino médio e, posteriormente, foi aplicado um questionário semiestruturado aos discentes e realizada uma entrevista com a docente a respeito do uso de sequências didáticas no ensino remoto. As análises dos dados ocorreram de forma quali-quantitativa, para uma obtenção de dados mais elaborados sobre a temática. Diante dos resultados obtidos verificou-se que, apesar das dificuldades impostas pelo ensino remoto os discentes consideram que têm sido uma experiência satisfatória para a aprendizagem, já para a docente é uma experiência insatisfatória, visto que, a falta de recursos adequados impossibilita o desenvolvimento de aulas dinâmicas e interativas. Já com relação a realização de sequências didáticas no ensino remoto e a utilização de recursos tecnológicos digitais, se mostraram favoráveis para uma aprendizagem significativa, tanto para a docente quanto para os discentes. Dessa forma, conclui-se que, o uso de estratégias diversificadas no ensino remoto de Biologia contribuiu para uma melhor aprendizagem. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ciências Biológicas. pt_BR
dc.title Ensino remoto em biologia: experienciando sequências didáticas no ensino médio. pt_BR
dc.date.issued 2023-03-25
dc.description.abstract With the adherence to remote teaching, teaching biology has gone through several changes. Educators made adjustments to their teaching methods so that the learning process was not negatively affected. The aim of the present study was to promote better student learning in high school through the use of teaching sequences for the subject of biology. A study-action was performed. Questionnaires were first administered to the students and biology teacher addressing aspects related to remote teaching. Teaching sequences were then used with topics in biology in high school classes. A second questionnaire with open-ended and closed-ended questions was administered to the students and an interview was held with the educator on the use of teaching sequences in the remote context. Despite the difficulties imposed by remote teaching, the students considered the experience to be satisfactory for learning, whereas the educator found the experience unsatisfactory, as the lack of adequate resources impeded the development of dynamic, interactive classes. However, teaching sequences in the remote context and the use of digital technological resources proved favorable to significant learning in the opinions of both the students and educator. Thus, the use of diverse strategies in remote biology teaching contributed to a better learning process. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29197
dc.date.accessioned 2023-03-28T23:38:22Z
dc.date.available 2023-03-28
dc.date.available 2023-03-28T23:38:22Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Ensino remoto pt_BR
dc.subject Sequências didáticas pt_BR
dc.subject Biologia pt_BR
dc.subject Metodologia ativas pt_BR
dc.subject Recursos tecnólogicos pt_BR
dc.subject remote teaching pt_BR
dc.subject Biology pt_BR
dc.subject didactic sequences pt_BR
dc.subject active methodologies pt_BR
dc.subject technological resources pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator GOMES, Suênia Maria.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Remote teaching in biology: experiencing didactic sequences in high school. pt_BR
dc.identifier.citation GOMES, Suênia Maria. Ensino remoto em biologia. 2022. 49f. Artigo Cientifico (Licenciatura em Ciências Biológicas) Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2022. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta