dc.creator.ID |
MOREIRA, L. F. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3971417984875300 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SOARES, Luisa de Marilac Ramos. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SOARES, L. M. R. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3152646710019289 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 |
SANTOS, Regina Batista de Macena Martins dos. |
|
dc.contributor.advisor-co1ID |
SANTOS, L. R. B. M. M. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9207260697100351 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
ARAÚJO, Edinaura Almeida de. |
|
dc.contributor.referee2 |
CUNHA, Ane Cristina H. |
|
dc.description.resumo |
O presente trabalho pretende discutir a temática das relações étnico-raciais no espaço escolar a
partir da atuação de professoras do ensino fundamental diante de casos de racismo na cidade de
Cajazeiras. Para tanto, teve como objetivo geral: analisar como as professoras do ensino fundamental
abordam as questões étnico-raciais no ambiente escolar. E como objetivos específicos:
investigar como as professoras identificam os casos de racismo entre as crianças negras;
identificar como acontece a mediação pedagógica nos casos de racismo que as crianças negras
sofrem no ambiente escolar e refletir sobre as relações étnico-raciais nos anos iniciais do ensino
fundamental. Discutindo através do referencial teórico a construção da identidade das crianças
negras de como a formação dos professores contribui para o desenvolvimento adequado, sem
discriminação e possibilita à aplicação das leis que garantem a igualdade de direitos. O percurso
metodológico teve como método de pesquisa a abordagem qualitativa e o procedimento técnico
as leituras bibliográficas sobre o tema para responder aos objetivos propostos deste trabalho.
Se deu como instrumento de coleta de dados o questionário que constituiu nove questões
sobre formação das professoras, formas de contratação e ações pedagógicas na prática. A pesquisa
foi concluída com a seguinte prerrogativa: o conhecimento unido à prática cotidiana
combate ao racismo, repercutindo na sociedade para que as pessoas não reproduzam e naturalizem
o racismo. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
Atuação de professoras do ensino fundamental diante de casos de racismo na cidade de Cajazeiras, PB. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2020 |
|
dc.description.abstract |
This paper intends to discuss the theme of ethnic-racial relations in the school space from the
performance of elementary school teachers in the face of cases of racism in the city of Cajazeiras.
For that, it had as general objective: to analyze how the teachers of the fundamental teaching
approach the ethnic-racial issues in the school environment. And as specific objectives: to
investigate how teachers identify cases of racism among black children; identify how pedagogical
mediation happens in cases of racism that black children suffer in the school environment
and reflect on ethnic-racial relations in early childhood education. Discussing through the theoretical
framework the construction of the identity of black children of how the training of
teachers contributes to the proper development, without discrimination and allows the application
of laws that guarantee equal rights. The methodological path had as a research method the
qualitative approach and the technical procedure the bibliographic readings on the theme to
answer the proposed objectives of this work. The questionnaire that constituted nine questions
about teacher training, forms of hiring and pedagogical actions in practice was given as a data
collection instrument. The research was concluded with the following prerogative: knowledge
combined with daily practice to combat racism, impacting society so that people do not reproduce
and naturalize racism. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29200 |
|
dc.date.accessioned |
2023-03-29T12:29:02Z |
|
dc.date.available |
2023-03-29 |
|
dc.date.available |
2023-03-29T12:29:02Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Relações étnico-raciais |
pt_BR |
dc.subject |
Escola |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino fundamental |
pt_BR |
dc.subject |
Professoras |
pt_BR |
dc.subject |
Racismo |
pt_BR |
dc.subject |
ethnic-racial relations |
pt_BR |
dc.subject |
School |
pt_BR |
dc.subject |
Elementary School |
pt_BR |
dc.subject |
Teachers |
pt_BR |
dc.subject |
Racism |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
MOREIRA, Léia Figueiredo. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Performance of elementary school teachers in cases of racism in the city of Cajazeiras, PB. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
MOREIRA, Léia Figueiredo. Atuação de professoras do ensino fundamental diante de casos de racismo na cidade de Cajazeiras, PB. 2020. 69f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2020. |
pt_BR |