DSpace/Manakin Repository

Atuação de professoras do ensino fundamental diante de casos de racismo na cidade de Cajazeiras, PB.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID MOREIRA, L. F. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/3971417984875300 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SOARES, Luisa de Marilac Ramos.
dc.contributor.advisor1ID SOARES, L. M. R. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3152646710019289 pt_BR
dc.contributor.advisor-co1 SANTOS, Regina Batista de Macena Martins dos.
dc.contributor.advisor-co1ID SANTOS, L. R. B. M. M. pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Lattes http://lattes.cnpq.br/9207260697100351 pt_BR
dc.contributor.referee1 ARAÚJO, Edinaura Almeida de.
dc.contributor.referee2 CUNHA, Ane Cristina H.
dc.description.resumo O presente trabalho pretende discutir a temática das relações étnico-raciais no espaço escolar a partir da atuação de professoras do ensino fundamental diante de casos de racismo na cidade de Cajazeiras. Para tanto, teve como objetivo geral: analisar como as professoras do ensino fundamental abordam as questões étnico-raciais no ambiente escolar. E como objetivos específicos: investigar como as professoras identificam os casos de racismo entre as crianças negras; identificar como acontece a mediação pedagógica nos casos de racismo que as crianças negras sofrem no ambiente escolar e refletir sobre as relações étnico-raciais nos anos iniciais do ensino fundamental. Discutindo através do referencial teórico a construção da identidade das crianças negras de como a formação dos professores contribui para o desenvolvimento adequado, sem discriminação e possibilita à aplicação das leis que garantem a igualdade de direitos. O percurso metodológico teve como método de pesquisa a abordagem qualitativa e o procedimento técnico as leituras bibliográficas sobre o tema para responder aos objetivos propostos deste trabalho. Se deu como instrumento de coleta de dados o questionário que constituiu nove questões sobre formação das professoras, formas de contratação e ações pedagógicas na prática. A pesquisa foi concluída com a seguinte prerrogativa: o conhecimento unido à prática cotidiana combate ao racismo, repercutindo na sociedade para que as pessoas não reproduzam e naturalizem o racismo. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Atuação de professoras do ensino fundamental diante de casos de racismo na cidade de Cajazeiras, PB. pt_BR
dc.date.issued 2020
dc.description.abstract This paper intends to discuss the theme of ethnic-racial relations in the school space from the performance of elementary school teachers in the face of cases of racism in the city of Cajazeiras. For that, it had as general objective: to analyze how the teachers of the fundamental teaching approach the ethnic-racial issues in the school environment. And as specific objectives: to investigate how teachers identify cases of racism among black children; identify how pedagogical mediation happens in cases of racism that black children suffer in the school environment and reflect on ethnic-racial relations in early childhood education. Discussing through the theoretical framework the construction of the identity of black children of how the training of teachers contributes to the proper development, without discrimination and allows the application of laws that guarantee equal rights. The methodological path had as a research method the qualitative approach and the technical procedure the bibliographic readings on the theme to answer the proposed objectives of this work. The questionnaire that constituted nine questions about teacher training, forms of hiring and pedagogical actions in practice was given as a data collection instrument. The research was concluded with the following prerogative: knowledge combined with daily practice to combat racism, impacting society so that people do not reproduce and naturalize racism. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29200
dc.date.accessioned 2023-03-29T12:29:02Z
dc.date.available 2023-03-29
dc.date.available 2023-03-29T12:29:02Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Relações étnico-raciais pt_BR
dc.subject Escola pt_BR
dc.subject Ensino fundamental pt_BR
dc.subject Professoras pt_BR
dc.subject Racismo pt_BR
dc.subject ethnic-racial relations pt_BR
dc.subject School pt_BR
dc.subject Elementary School pt_BR
dc.subject Teachers pt_BR
dc.subject Racism pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator MOREIRA, Léia Figueiredo.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Performance of elementary school teachers in cases of racism in the city of Cajazeiras, PB. pt_BR
dc.identifier.citation MOREIRA, Léia Figueiredo. Atuação de professoras do ensino fundamental diante de casos de racismo na cidade de Cajazeiras, PB. 2020. 69f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2020. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta