dc.creator.ID |
ALMEIDA, M. S. L. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9101365459676802 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
DANTAS, Nozângela Maria Rolim. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
DANTAS, Nozângela Maria Rolim. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3332721010337685 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SOUSA, Rozilene Lopes de. |
|
dc.contributor.referee2 |
CAMPOS, Maria de Lourdes. |
|
dc.description.resumo |
O presente trabalho visa contribuir para com a sociedade, com relação à efetivação
de direitos, para com as crianças com deficiências, relação escola, e família. Com
embasamento para que se possa compreender, o processo de inclusão fundamentado
na legislação da pessoa com TEA (Transtorno de Espectro Autista) e seus direitos. O
referido trabalho tem como objetivo geral: analisar se os direitos das crianças com
TEA estão sendo efetivado como determina a Lei. Foi realizada uma entrevista com
uma mãe de uma criança com TEA, que frequenta a escola, para que pudéssemos
compreender o processo de inclusão e a relação da família e escola, favorecendo
suas vivências no contexto escolar como também no âmbito social. Por isso é tão
importante adentrarmos ao mundo TEA e conhecer de perto os desafios enfrentados
cotidianamente não somente pelo individuo autista, mas também pela família e toda a
sociedade a qual ele está inserido. Diante dos resultados buscados pelo trabalho,
afirmo que foram alcançados, percebido o esforço tanto da família quanto da escola
para que os direitos da criança sejam efetivados, há uma boa relação família e escola. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
A inclusão em uma escola do Sertão da Paraiba e a relação com a familia de autistas. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2020-12-05 |
|
dc.description.abstract |
This work aims to contribute to society, concerning the realization of rights, for children
with disabilities, school, and family. With a basis for understanding, the inclusion
process is based on the legislation of the person with ASD (Autistic Spectrum Disorder)
and their rights. This work has the general objective: to analyze if the rights of children
with ASD are being implemented as determined by the Law. An interview was
conducted with a mother of a child with ASD, who attends school, so that we could
understand the process of inclusion and the relationship of the family and school,
favoring their experiences in the school context as well as in the social sphere. That is
why it is so important to enter the ASD world and get to know closely the challenges
faced daily not only by the autistic individual but also by the family and the whole
society to which he is inserted. Given the results sought by the work, I affirm that were
achieved, perceived the effort of both the family and the school for the rights of the
child are effective, there is a good relationship family and school. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29201 |
|
dc.date.accessioned |
2023-03-29T12:54:37Z |
|
dc.date.available |
2023-03-29 |
|
dc.date.available |
2023-03-29T12:54:37Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Educação inclusiva |
pt_BR |
dc.subject |
Autismo |
pt_BR |
dc.subject |
Pessoa com TEA |
pt_BR |
dc.subject |
Relação familia-escola |
pt_BR |
dc.subject |
Estudo de caso |
pt_BR |
dc.subject |
inclusive education |
pt_BR |
dc.subject |
Autism |
pt_BR |
dc.subject |
person with TEA |
pt_BR |
dc.subject |
family-school relationship |
pt_BR |
dc.subject |
Case study |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
ALMEIDA, Maria Sônia Leite de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Inclusion in a school in the Sertão da Paraíba and the relationship with the autistic family. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
ALMEIDA, Maria Sônia Leite de. A inclusão em uma escola do Sertão da Paraiba e a relação com a familia de autistas. 2020. 39f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2020. |
pt_BR |