DSpace/Manakin Repository

A inclusão em uma escola do Sertão da Paraiba e a relação com a familia de autistas.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID ALMEIDA, M. S. L. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/9101365459676802 pt_BR
dc.contributor.advisor1 DANTAS, Nozângela Maria Rolim.
dc.contributor.advisor1ID DANTAS, Nozângela Maria Rolim. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3332721010337685 pt_BR
dc.contributor.referee1 SOUSA, Rozilene Lopes de.
dc.contributor.referee2 CAMPOS, Maria de Lourdes.
dc.description.resumo O presente trabalho visa contribuir para com a sociedade, com relação à efetivação de direitos, para com as crianças com deficiências, relação escola, e família. Com embasamento para que se possa compreender, o processo de inclusão fundamentado na legislação da pessoa com TEA (Transtorno de Espectro Autista) e seus direitos. O referido trabalho tem como objetivo geral: analisar se os direitos das crianças com TEA estão sendo efetivado como determina a Lei. Foi realizada uma entrevista com uma mãe de uma criança com TEA, que frequenta a escola, para que pudéssemos compreender o processo de inclusão e a relação da família e escola, favorecendo suas vivências no contexto escolar como também no âmbito social. Por isso é tão importante adentrarmos ao mundo TEA e conhecer de perto os desafios enfrentados cotidianamente não somente pelo individuo autista, mas também pela família e toda a sociedade a qual ele está inserido. Diante dos resultados buscados pelo trabalho, afirmo que foram alcançados, percebido o esforço tanto da família quanto da escola para que os direitos da criança sejam efetivados, há uma boa relação família e escola. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title A inclusão em uma escola do Sertão da Paraiba e a relação com a familia de autistas. pt_BR
dc.date.issued 2020-12-05
dc.description.abstract This work aims to contribute to society, concerning the realization of rights, for children with disabilities, school, and family. With a basis for understanding, the inclusion process is based on the legislation of the person with ASD (Autistic Spectrum Disorder) and their rights. This work has the general objective: to analyze if the rights of children with ASD are being implemented as determined by the Law. An interview was conducted with a mother of a child with ASD, who attends school, so that we could understand the process of inclusion and the relationship of the family and school, favoring their experiences in the school context as well as in the social sphere. That is why it is so important to enter the ASD world and get to know closely the challenges faced daily not only by the autistic individual but also by the family and the whole society to which he is inserted. Given the results sought by the work, I affirm that were achieved, perceived the effort of both the family and the school for the rights of the child are effective, there is a good relationship family and school. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29201
dc.date.accessioned 2023-03-29T12:54:37Z
dc.date.available 2023-03-29
dc.date.available 2023-03-29T12:54:37Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação inclusiva pt_BR
dc.subject Autismo pt_BR
dc.subject Pessoa com TEA pt_BR
dc.subject Relação familia-escola pt_BR
dc.subject Estudo de caso pt_BR
dc.subject inclusive education pt_BR
dc.subject Autism pt_BR
dc.subject person with TEA pt_BR
dc.subject family-school relationship pt_BR
dc.subject Case study pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ALMEIDA, Maria Sônia Leite de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Inclusion in a school in the Sertão da Paraíba and the relationship with the autistic family. pt_BR
dc.identifier.citation ALMEIDA, Maria Sônia Leite de. A inclusão em uma escola do Sertão da Paraiba e a relação com a familia de autistas. 2020. 39f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2020. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta