DSpace/Manakin Repository

Abordagens sobre o ato de ler à luz da BNCC: uma proposta de mediação em aulas de língua portuguesa no Ensino Médio.

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 SOUSA, José Wanderley Alves de.
dc.contributor.advisor1ID SOUSA, José Wanderley Alves de. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/2153342395005389 pt_BR
dc.contributor.referee1 SILVA, Abdoral Inácio da.
dc.contributor.referee2 ALVES, Rozilene Lopes de Sousa.
dc.description.resumo O objetivo deste trabalho é abordar o ato de ler no que propõe a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e as noções da linguística textual e da análise de discurso francesa. A leitura tem como característica o aprofundamento da parte densa na interpretação textual/discursiva, promovendo a reflexão e colaborando significativamente na formação social e crítica do estudante acerca do mundo e possibilitando conexões de aprendizado, despertando, assim, o interesse do estudante por vários tipos de leitura. Com isso, para atingir o objetivo geral, elencamos como um dos objetivos específicos analisar tirinhas do Enem de 2012 e de 2013. Desse modo, analisamos as características linguísticas e discursivas. Para isso, utilizamos uma pesquisa documental, investigando a Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018); e o referencial teórico embasado nos estudos de Koch e Elias (2012); Koch (2004); Martins (2006); nos estudos sobre os gêneros textuais de Marcuschi (2002); Antunes (2010); Orlandi (2008); Orlandi (2013); Guimarães (2009); e Prodanov e Freitas (2013). Quanto ao procedimento metodológico, a pesquisa se classifica como descritiva e bibliográfica de abordagem qualitativa. Os resultados da pesquisa apontam para a apropriação da leitura com amparo teórico-metodológico na linguística textual e na análise de discurso de linha francesa, desenvolvendo a leitura das tirinhas, nas categorias de análise textual e análise discursiva em nossa proposta de leitura para alunos do ensino médio. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Letras - Língua Portuguesa. pt_BR
dc.title Abordagens sobre o ato de ler à luz da BNCC: uma proposta de mediação em aulas de língua portuguesa no Ensino Médio. pt_BR
dc.date.issued 2023-02-07
dc.description.abstract The objective of this academic work is to approach the act of reading as proposed by the Brazil’s National Comum Curriculum Base (BNCC) and the notions of textual linguistics and french discourse analysis. The reading has as characteristic the deepening of the dense part in the textual/discursive interpretation, promoting the reflection and significantly collaborating in the student's social and critical formation about the world and enabling learning connections, thus arousing the student's interest for various types of reading. With that, to achieve the general objective, we list as one of the specific objectives to analyze Enem comic strips of 2012 and 2013. In this way, we analyze the linguistic and discursive characteristics. Thereby, we did a documentary research, investigating the Brazil’s National Comum Curriculum Base (BRASIL, 2018); and the theoretical framework based on studies by Koch and Elias (2012); Koch (2004); Martins (2006); in studies on textual genres by Marcuschi (2002); Antunes (2010); Orlandi (2008); Orlandi (2013); Guimarães (2009); and Prodanov and Freitas (2013). As for the methodological procedure, the research can be classified as descriptive and bibliographic with a qualitative approach. The research results highlight to the appropriation of reading with theoretical-methodological support in textual linguistics and in french discourse analysis, developing the reading of Enem comic strips, in the categories of textual analysis and discursive analysis in our reading proposal for high school students. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29204
dc.date.accessioned 2023-03-29T13:36:08Z
dc.date.available 2023-03-29
dc.date.available 2023-03-29T13:36:08Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Relações escolares pt_BR
dc.subject Afetividade pt_BR
dc.subject Ensino pt_BR
dc.subject Aprendizagem pt_BR
dc.subject Relação professor-aluno pt_BR
dc.subject school relations pt_BR
dc.subject affectivity pt_BR
dc.subject Teaching pt_BR
dc.subject Learning pt_BR
dc.subject teacher-student relationship pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Solange Araújo e.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Approaches to the act of reading in the light of the BNCC: a proposal for mediation in Portuguese language classes in high school. pt_BR
dc.description.sponsorship Capes pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Solange Araújo e. Abordagens sobre o ato de ler à luz da BNCC: uma proposta de mediação em aulas de língua portuguesa no Ensino Médio. 2023. 43f. Monografia (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta