DSpace/Manakin Repository

A construção de uma maquete reciclável como recurso didático para o ensino de Biologia: potencialidades no processo de ensino aprendizagem na Educação do Campo.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SANTOS, R. M. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/0878347398416550 pt_BR
dc.contributor.advisor1 TORRES, Denise Xavier.
dc.contributor.advisor1ID TORRES, D. X. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/6913539254861756 pt_BR
dc.contributor.referee1 OLIVEIRA, Fabiano Custódio de.
dc.contributor.referee2 ALENCAR, Alisson Clauber Mendes de.
dc.identifier.doi https://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2023.tccmon.santos
dc.description.resumo A presente pesquisa intitulada Como “A construção de uma maquete reciclável como recurso didático para o ensino de biologia: potencialidades no processo de ensino aprendizagem na educação do campo” possui como objetivos geral, apresentar o processo de construção e utilização da maquete no ensino de biologia como potencializador na compreensão do ciclo do carbono na sala de aula. Compreender as potencialidades do uso de recursos didáticos no processo de ensino- aprendizagem de conteúdos da Biologia a partir do uso de materiais recicláveis. Essa relação entre recursos didáticos e sustentabilidade se traduz no nosso desejo de propor aos estudantes maneiras de cuidar do ambiente e compreender as potencialidades de suas ações cotidianas desde a construção de um recurso didático, produzido com material reciclável, até o processo de ensino-aprendizagem nas aulas de Biologia. Tivemos ainda como objetivos específicos: a) identificar e analisar os níveis de aprendizagem dos estudantes sobre o ciclo de carbono a partir de uma diagnose; b) construir recurso didático a partir de material reciclável, no caso a maquete, para trabalhar os conceitos do ciclo de carbono e c) promover junto aos estudantes e a professora a reutilização de materiais recicláveis, para potencializar o processo ensino-aprendizagem de conteúdos da Biologia, bem como da Educação Ambiental. Utilizamos os inscritos de alguns autores para fortalecer ainda mais nossa pesquisa, sendo eles Minayo, 2014, Lüdke e André (1986), Elliott (1997, p.15) e Paulo Freire (1996) Castoldi (2009), Sachs (2011) Dias, (1994), Westphal & Pinheiro (2004), entre outros. A pesquisa foi realizada na instituição de ensino referência em todo o Cariri paraibano a Escola Estadual de Ensino Médio Bento Tenório de Sousa – Escola do Campo que fica localizada no assentamento Santa Catarina na zona rural do município de Monteiro – Cariri Ocidental Paraibano. Os sujeitos envolvidos na pesquisa foram os estudantes do 1ª ano do Ensino Médio. Para balizar a pesquisa utilizamos a pesquisa qualitativa. Este trabalho não buscou somente incentivar a pesquisa nem tão pouco ensinar e aprender sobre o ciclo do carbono através de um recurso didático reciclável, tivemos também como finalidade contextualizar através da prática pedagógica o ensino de biologia com o cuidado com o meio ambiente para que assim através do que utilizamos para a construção da maquete viéssemos também, através do recurso incentivar os estudantes participantes assim como as escolas a trabalhar sempre com assuntos e ideias pautadas em uma educação mais ecológica dentro e fora dos campos escolares. Essa pesquisa trouxe mudanças significativas para o que propomos trabalhar na disciplina de biologia e contribuiu para diversas reflexões sobre o processo de ensino e aprendizagem. Essa experiência mostrou como é importante criar um diálogo entre teoria e prática para melhorar o aprendizado dos nossos estudantes e como podemos mudar sua relação com a escola e a disciplina, a partir do reconhecimento da necessidade de participação e corresponsabilidade. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação do Campo pt_BR
dc.title A construção de uma maquete reciclável como recurso didático para o ensino de Biologia: potencialidades no processo de ensino aprendizagem na Educação do Campo. pt_BR
dc.date.issued 2023-02-16
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29222
dc.date.accessioned 2023-03-31T17:43:20Z
dc.date.available 2023-03-31
dc.date.available 2023-03-31T17:43:20Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Maquete reciclável pt_BR
dc.subject Ensino de Biologia. pt_BR
dc.subject Educação do Campo pt_BR
dc.subject Processo de ensino pt_BR
dc.subject Recurso didático pt_BR
dc.subject Educação socioambiental pt_BR
dc.subject Recyclable mockup pt_BR
dc.subject Teaching Biology pt_BR
dc.subject Field Education pt_BR
dc.subject Teaching-learning process pt_BR
dc.subject Didactic resource pt_BR
dc.subject Socio-environmental education pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SANTOS, Rosane Marques dos.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The construction of a recyclable model as a didactic resource for Biology teaching: potentialities in the teaching-learning process in Rural Education. pt_BR
dc.identifier.citation SANTOS, Rosane Marques dos. A construção de uma maquete reciclável como recurso didático para o ensino de Biologia: potencialidades no processo de ensino aprendizagem na Educação do Campo. 2023. 65f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso Superior de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, – Sumé - Paraíba – Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29222 pt_BR
dc.description.resumen La presente investigación titulada Cómo “La construcción de un modelo reciclable como recurso didáctico para la enseñanza de la biología: potencialidades en el proceso de enseñanza-aprendizaje en la educación rural” tiene como objetivos generales, presentar el proceso de construcción y uso del modelo en la enseñanza de la biología como potenciador en la comprensión del ciclo del carbono en el aula. Comprender el potencial del uso de recursos didácticos en el proceso de enseñanza-aprendizaje de contenidos de Biología a partir del uso de materiales reciclables. Esta relación entre recursos didácticos y sustentabilidad se traduce en nuestro deseo de proponer a los estudiantes formas de cuidar el medio ambiente y comprender el potencial de sus acciones cotidianas, desde la construcción de un recurso didáctico, producido con material reciclable, hasta el proceso de enseñanza-aprendizaje en Clases de biología. También teníamos los siguientes objetivos específicos: a) identificar y analizar los niveles de aprendizaje de los estudiantes sobre el ciclo del carbono a partir de un diagnóstico; b) construir un recurso didáctico a partir de material reciclable, en este caso la maqueta, para trabajar los conceptos del ciclo del carbono y c) promover, junto con los estudiantes y el docente, la reutilización de materiales reciclables, para potenciar el proceso de enseñanza-aprendizaje de contenidos de Biología, así como de Educación Ambiental. Utilizamos las entradas de algunos autores para fortalecer aún más nuestra investigación, a saber, Minayo, 2014, Lüdke y André (1986), Elliott (1997, p.15) y Paulo Freire (1996) Castoldi (2009), Sachs (2011) Dias , (1994), Westphal & Pinheiro (2004), entre otros. La investigación se realizó en la institución de enseñanza de referencia en todo el Cariri de Paraíba, la Escuela Estadual de Enseñanza Media Bento Tenório de Sousa - Escola do Campo, que está ubicada en el asentamiento de Santa Catarina en la zona rural del municipio de Monteiro - Cariri Occidental de Paraíba. Los sujetos involucrados en la investigación fueron estudiantes del 1º año de la enseñanza media. Para guiar la investigación utilizamos la investigación cualitativa. Este trabajo no solo buscó incentivar la investigación ni enseñar y aprender sobre el ciclo del carbono a través de un recurso didáctico reciclable, también tuvimos el propósito de contextualizar, a través de la práctica pedagógica, la enseñanza de la biología con el cuidado del medio ambiente para que, a través de vino de lo que usamos para construir el modelo, a través del recurso para incentivar a los estudiantes participantes y a las escuelas a trabajar siempre con temas e ideas basadas en una educación más ecológica dentro y fuera de los campos escolares. Esta investigación trajo cambios significativos a lo que nos proponemos trabajar en la disciplina de biología y contribuyó a varias reflexiones sobre el proceso de enseñanza y aprendizaje. Esta experiencia mostró cuán importante es crear un diálogo entre la teoría y la práctica para mejorar el aprendizaje de nuestros estudiantes y cómo podemos cambiar su relación con la escuela y la disciplina, a partir del reconocimiento de la necesidad de participación y corresponsabilidad. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta