DSpace/Manakin Repository

Profissionais técnicos de provedores de internet: da vida à técnica, da técnica à administração, da administração à vida.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID BAUNILHA, J. R. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/8633705492150469 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SILVA, Orlando Gomes da.
dc.contributor.advisor1ID SILVA, O. G. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3599117717718415 pt_BR
dc.contributor.referee1 PEREIRA, Alexandre Wallace Ramos.
dc.contributor.referee1ID PEREIRA, A. W. R. pt_BR
dc.contributor.referee2 MACRI, Luma Michelly Soares Rodrigues.
dc.contributor.referee2ID MACRI, L. M. S. R. pt_BR
dc.description.resumo Este artigo é advindo de um programa (conjunto de 3 projetos) para tratar sobre as relações entre Big Data e Administração. Como registrado em nossa seção de conceitos etnometodológicos, a abordagem a “Big Data” pode ser dividida em pelo menos 3 caminhos no processo de um TC de Administração nesta instância de Bacharelado. Primeiro, pode ser tratada muito superficialmente, no sentido de possibilitar intuir alguma compreensão das técnicas, principalmente a partir de pesquisa bibliográfica. Segundo, há a possibilidade de um mergulho em programação, linguagem de programação, para isso sendo necessário ao menos lidar com Python ou R e algum aparato crítico para não apenas “programar”. Terceiro, há um amplo aparato de compreensão das ciências sociais e das humanidades, no contexto da tecnopolítica para esse campo. Fomos conduzidos a experimentar um pouco no terceiro campo. Para isso realizamos uma autetnografia de orientação etnometodológica. Nossa narrativa, sobre a qual explicamos ainda na introdução os porquês dos formatos, segue um processo de caminhar até um encontro com a avaliação e a discussão. Falamos da integração da técnica no processo de aprendizagem e colocação profissional e da associação entre essas vivências e o curso de Administração na UFCG, Sousa. Concluímos trazendo afirmações e questionamentos para dar continuidade a esse processo, dentre esses apontamentos talvez a questão fundamental seja, como a universidade, um curso de Administração mais especificamente, pode se associar a essa vivência técnica dos estudantes e potencializar as possibilidades de atuação profissional em suas diversas áreas? pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJS pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Administração pt_BR
dc.title Profissionais técnicos de provedores de internet: da vida à técnica, da técnica à administração, da administração à vida. pt_BR
dc.date.issued 2022-08-24
dc.description.abstract This article comes from a program (set of 3 projects) to deal with the relationship between Big Data and Administration. As recorded in our section on ethnomethodological concepts, the approach to “Big Data” can be divided into at least 3 paths in the process of a Business TC in this instance of Bachelor's Degree. First, it can be treated very superficially, in the sense of making it possible to intuit some understanding of the techniques, mainly from bibliographical research. Second, there is the possibility of diving into programming, a programming language, for which it is necessary to at least deal with Python or R and some critical apparatus for not just “programming”. Third, there is a broad apparatus for understanding the social sciences and the humanities, in the context of technopolitics for this field. We were led to try a little on the third course. For this, we performed an ethnomethodological orientation autethnography. Our narrative, which we also explain in the introduction the reasons for the formats, follows a process of moving towards a meeting with evaluation and discussion. We talk about the integration of the technique in the process of learning and professional placement and the association between these experiences and the Business Administration course at UFCG, Sousa. We conclude by bringing affirmations and questions to give continuity to this process, among these notes perhaps the fundamental question is, how the university, a Business Administration course more specifically, can be associated with this technical experience of the students and enhance the possibilities of professional performance in their several areas? pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29223
dc.date.accessioned 2023-04-03T16:18:16Z
dc.date.available 2023-04-03
dc.date.available 2023-04-03T16:18:16Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Tecnologias pt_BR
dc.subject Epistemologias do Sul pt_BR
dc.subject Bacharelado em Administração pt_BR
dc.subject Technologies pt_BR
dc.subject Epistemologies of the South pt_BR
dc.subject Bachelor's Degree Administration pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator BAUNILHA, Jorge Romero.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Technical professionals from internet providers: from life to technique, from technique to administration, from administration to life. pt_BR
dc.identifier.citation BAUNILHA, Jorge Romero. Profissionais técnicos de provedores de internet: da vida à técnica, da técnica à administração, da administração à vida, 2022. 15fl. – Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. – Sousa/PB – Brasil, 2022. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta