dc.creator.ID |
SOUSA, R. T. V. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5932086355476924 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
FREITAS, Anderson Nayan Soares de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
FREITAS, A. N. S. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0444176021921744 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
OLIVEIRA, Luan Gomes dos Santos de. |
|
dc.contributor.referee1ID |
OLIVEIRA, L. G. S. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
FELIX, Maria da Conceição Silva. |
|
dc.contributor.referee2ID |
FELIX, M. C. S. |
pt_BR |
dc.description.resumo |
O presente trabalho consiste em compreender o estágio curricular supervisionado na Política de Assistência Social, tendo em vista que é uma política fragilizada, precarizada, devido à ofensiva neoliberal, rebatendo na formação profissional em Serviço Social para a consolidação do Projeto Profissional resguardado pelas Diretrizes Curriculares da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social – ABEPSS. A partir da temática escolhida, “Formação Profissional em Serviço Social: O Processo de Estágio Curricular Supervisionado e a Política Nacional de Assistência Social”. A investigação é baseada no método crítico-dialético, utilizando-se da pesquisa bibliográfica de caráter exploratório. A escolha do tema deu-se devido à importância representada pelo Estágio Supervisionado em Serviço Social em seus três níveis. Buscando demonstrar tal importância, inicialmente faz-se um resgate histórico de leis e regulamentações de estágio, desde a década de cinquenta com a Lei N. 3.252 de 1957, até a Lei N.o 11.788/08 vigente, e a partir disso, a importância do estágio curricular para a formação profissional no Curso de Serviço Social. Após tais discussões, a Política de Assistência Social é abordada através do Sistema Único de Assistência Social- SUAS como espaço de atuação
profissional e campo de inserção de estagiários. Materializando os assuntos abordados, verifica-se que essa problemática na dinâmica da sociedade atual, impõe uma série de desafios à formação profissional do/a estagiário/a inserido na política de assistência social, tendo em vista o grande desmonte de políticas públicas, oportunizando uma reflexão quanto aos desafios e perspectivas da profissão nesses espaços. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJS |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Especialização em Serviço Social e Gestão de Políticas Públicas |
pt_BR |
dc.title |
Formação profissional em serviço social: o processo de estágio curricular supervisionado e a Política Nacional de Assistência Social. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2023-03 |
|
dc.description.abstract |
The present work consists of understanding the supervised curricular internship in the Social
Assistance Policy, considering that it is a weakened, precarious policy, due to the neoliberal
offensive, impacting on professional training in Social Work for the consolidation of the
Professional Project protected by the Curricular Guidelines of the Brazilian Association for
Teaching and Research in Social Work – ABEPSS. Based on the chosen theme, “Professional
Training in Social Work: The Supervised Curriculum Internship Process and the National
Social Assistance Policy”. The investigation is based on the critical-dialectical method, using
exploratory bibliographical research. The theme was chosen due to the importance represented
by the Supervised Internship in Social Work in its three levels. Seeking to demonstrate such
importance, initially, a historical rescue of internship laws and regulations is made, from the
fifties with Law N. 3,252 of 1957, to Law N. curricular internship for professional training in
the Social Work Course. After such discussions, the Social Assistance Policy is addressed
through the Unified Social Assistance System - SUAS as a space for professional action and a
field for insertion of interns. Materializing the subjects addressed, it appears that this problem
in the dynamics of today's society, imposes a series of challenges to the professional training of
the intern inserted in the social assistance policy, in view of the great dismantling of public
policies, providing opportunities for a reflection on the challenges and perspectives of the
profession in these spaces. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29224 |
|
dc.date.accessioned |
2023-04-03T16:42:03Z |
|
dc.date.available |
2023-04-03 |
|
dc.date.available |
2023-04-03T16:42:03Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Serviço Social |
pt_BR |
dc.subject |
Formação Profissional em Serviço Social |
pt_BR |
dc.subject |
Estágio Curricular Supervisionado |
pt_BR |
dc.subject |
Política Nacional de Assistência Social |
pt_BR |
dc.subject |
Social service |
pt_BR |
dc.subject |
Professional Training in Social Work |
pt_BR |
dc.subject |
Supervised internship |
pt_BR |
dc.subject |
National Policy for Social assistance |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SOUSA, Raênia Thaís Virgínio de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Professional training in social work: the supervised curricular internship process and the National Social Assistance Policy (Brazil). |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SOUSA, Raênia Thaís Virgínio de. Formação profissional em serviço social: o processo de estágio
curricular supervisionado e a Política Nacional de Assistência Social, 2023. 41fl. – Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Serviço Social e Gestão de Políticas Públicas). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. – Sousa/PB – Brasil, 2023. |
pt_BR |