DSpace/Manakin Repository

Formação profissional em serviço social: o processo de estágio curricular supervisionado e a Política Nacional de Assistência Social.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SOUSA, R. T. V. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/5932086355476924 pt_BR
dc.contributor.advisor1 FREITAS, Anderson Nayan Soares de.
dc.contributor.advisor1ID FREITAS, A. N. S. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/0444176021921744 pt_BR
dc.contributor.referee1 OLIVEIRA, Luan Gomes dos Santos de.
dc.contributor.referee1ID OLIVEIRA, L. G. S. pt_BR
dc.contributor.referee2 FELIX, Maria da Conceição Silva.
dc.contributor.referee2ID FELIX, M. C. S. pt_BR
dc.description.resumo O presente trabalho consiste em compreender o estágio curricular supervisionado na Política de Assistência Social, tendo em vista que é uma política fragilizada, precarizada, devido à ofensiva neoliberal, rebatendo na formação profissional em Serviço Social para a consolidação do Projeto Profissional resguardado pelas Diretrizes Curriculares da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social – ABEPSS. A partir da temática escolhida, “Formação Profissional em Serviço Social: O Processo de Estágio Curricular Supervisionado e a Política Nacional de Assistência Social”. A investigação é baseada no método crítico-dialético, utilizando-se da pesquisa bibliográfica de caráter exploratório. A escolha do tema deu-se devido à importância representada pelo Estágio Supervisionado em Serviço Social em seus três níveis. Buscando demonstrar tal importância, inicialmente faz-se um resgate histórico de leis e regulamentações de estágio, desde a década de cinquenta com a Lei N. 3.252 de 1957, até a Lei N.o 11.788/08 vigente, e a partir disso, a importância do estágio curricular para a formação profissional no Curso de Serviço Social. Após tais discussões, a Política de Assistência Social é abordada através do Sistema Único de Assistência Social- SUAS como espaço de atuação profissional e campo de inserção de estagiários. Materializando os assuntos abordados, verifica-se que essa problemática na dinâmica da sociedade atual, impõe uma série de desafios à formação profissional do/a estagiário/a inserido na política de assistência social, tendo em vista o grande desmonte de políticas públicas, oportunizando uma reflexão quanto aos desafios e perspectivas da profissão nesses espaços. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJS pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Especialização em Serviço Social e Gestão de Políticas Públicas pt_BR
dc.title Formação profissional em serviço social: o processo de estágio curricular supervisionado e a Política Nacional de Assistência Social. pt_BR
dc.date.issued 2023-03
dc.description.abstract The present work consists of understanding the supervised curricular internship in the Social Assistance Policy, considering that it is a weakened, precarious policy, due to the neoliberal offensive, impacting on professional training in Social Work for the consolidation of the Professional Project protected by the Curricular Guidelines of the Brazilian Association for Teaching and Research in Social Work – ABEPSS. Based on the chosen theme, “Professional Training in Social Work: The Supervised Curriculum Internship Process and the National Social Assistance Policy”. The investigation is based on the critical-dialectical method, using exploratory bibliographical research. The theme was chosen due to the importance represented by the Supervised Internship in Social Work in its three levels. Seeking to demonstrate such importance, initially, a historical rescue of internship laws and regulations is made, from the fifties with Law N. 3,252 of 1957, to Law N. curricular internship for professional training in the Social Work Course. After such discussions, the Social Assistance Policy is addressed through the Unified Social Assistance System - SUAS as a space for professional action and a field for insertion of interns. Materializing the subjects addressed, it appears that this problem in the dynamics of today's society, imposes a series of challenges to the professional training of the intern inserted in the social assistance policy, in view of the great dismantling of public policies, providing opportunities for a reflection on the challenges and perspectives of the profession in these spaces. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29224
dc.date.accessioned 2023-04-03T16:42:03Z
dc.date.available 2023-04-03
dc.date.available 2023-04-03T16:42:03Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Serviço Social pt_BR
dc.subject Formação Profissional em Serviço Social pt_BR
dc.subject Estágio Curricular Supervisionado pt_BR
dc.subject Política Nacional de Assistência Social pt_BR
dc.subject Social service pt_BR
dc.subject Professional Training in Social Work pt_BR
dc.subject Supervised internship pt_BR
dc.subject National Policy for Social assistance pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SOUSA, Raênia Thaís Virgínio de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Professional training in social work: the supervised curricular internship process and the National Social Assistance Policy (Brazil). pt_BR
dc.identifier.citation SOUSA, Raênia Thaís Virgínio de. Formação profissional em serviço social: o processo de estágio curricular supervisionado e a Política Nacional de Assistência Social, 2023. 41fl. – Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Serviço Social e Gestão de Políticas Públicas). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. – Sousa/PB – Brasil, 2023. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta