dc.creator.ID |
ROCHA, R. T. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5625719547766154 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SILVA, Antônio Gomes da. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SILVA, A. G. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9756107039586965 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
MELO, Elizabete Amorim de Almeida. |
|
dc.contributor.referee1ID |
MELO, ELIZABETE AMORIM DE ALMEIDA. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7358416655137160 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
LOPES, Ricardo Leon Lopes |
|
dc.contributor.referee2ID |
LOPES, R. L. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1187815852022965 |
pt_BR |
dc.contributor.referee3 |
FERREIRA, Sônia Maria Lira. |
|
dc.contributor.referee3ID |
FERREIRA, S. M. L. |
pt_BR |
dc.contributor.referee3Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8440115552221893 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Nossa pesquisa Foucault e o cuidado de si platônicoμ proposta metodológica
para o ensino médio; propõe uma metodologia para a prática docente na sala
de aula do ensino médio. σosso referencial filosófico é a análise que Foucault
faz do diálogo Primeiro Alcibíades em seu curso A Hermenêutica do Sujeito
nas aulas de θ e 13 de Janeiro de 1982, cujo tema é a história do cuidado de si
socrático-platônico. A partir da teoria de cuidado de si foucaultiana traçamos
um paralelo entre a maestria de Sócrates e o papel do professor de filosofia,
bem como, entre o jovem Alcibíades e os estudantes do Ensino Médio. Em sua
história o cuidado de si foi entendido como uma atitude para consigo mesmo;
como um modo diligente de olhar para si mesmo e como um conjunto de
práticas, de técnicas de si que permitiam ao sujeito modificar-se e se auto
constituir. Com base nesse referencial teórico, nossa metodologia elaborou
uma proposta metodológica de ensino de filosofia para o nível médio como
prática do cuidado de si. Tal prática é também um ato de resistência face ao
modo de subjetividade moderna, na medida em que possibilita ao sujeito
escolher de modo consciente os valores que irão governar sua vida, ao invés
de assujeitar-se nos padrões estabelecidos pelos poderes. Para tanto,
aplicamos uma sequência de quatro aulas sobre o tema da igualdade de
gênero em uma turma da primeira série do Ensino Médio da Escola Estadual
de Ensino Fundamental e Médio Francisco Ernesto do Rêgo, situada em
Queimadas/PB. τ resultado dessa experiência apontou que um ensino de
filosofia como prática de resistência ao modo de subjetividade moderna com
base no cuidado de si é possível e que essa proposta contribui para que os
estudantes relacionem o conteúdo filosófico a seu cotidiano. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.program |
PÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA - PROF-FILO |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Filosofia da Educação |
pt_BR |
dc.title |
Foucault e o cuidado de si platônico: proposta metodológica para o ensino médio. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2022-03-25 |
|
dc.description.abstract |
τur research, Foucault and the platonic care of the self: methodological
proposal for high school; proposes a methodology for teaching practice in the
high school classroom. τur philosophical referential is Foucault's analysis of the
dialogue First Alcibiades in his course The Hermeneutics of the Subject in the
classes of January θth and 13th 1982, whose theme is the history of
Socratic-Platonic care of the self. Based on the Foucaultian theory of the care of
the self, we draw a parallel between Socrates' mastery and the role of the
philosophy teacher, as well as between the young Alcibiades and high school
students. In its history, care of the self was understood as an attitude towards
oneself; as a diligent way of looking at oneself and as a set of practices, of
techniques of the self that allowed the subject to change and self-constitute.
Based on this theoretical referential, our methodology elaborated a proposal for
teaching philosophy to secondary school as a practice of care of the self. Such
practice is also an act of resistance in the face of the mode of modern
subjectivity, insofar as it allows the subject to consciously choose the values
that will govern his life, instead of submitting to the standards established by the
powers. Therefore, we applied a sequence of four classes on the theme of
gender equality in a class of the first grade of high school at the Francisco
Ernesto do Rêgo State Elementary and High School, located in Queimadas/PB.
The result of this experience pointed out that teaching philosophy as a practice
of resistance to the mode of modern subjectivity based on the care of the self is
possible and that this proposal contributed for students to relate the
philosophical content to their daily lives. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29230 |
|
dc.date.accessioned |
2023-04-04T13:30:08Z |
|
dc.date.available |
2023-04-04 |
|
dc.date.available |
2023-04-04T13:30:08Z |
|
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.subject |
Filosofia – estudo e ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Cuidado de si |
pt_BR |
dc.subject |
Conhece-te a ti mesmo |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de filosofia – Ensino Médio – Brasil |
pt_BR |
dc.subject |
Foucault, Michel, 1926-1984 |
pt_BR |
dc.subject |
Platão, 428/427 a.C.-348/347 a.C |
pt_BR |
dc.subject |
Philosophy – study and teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Take care of yourself |
pt_BR |
dc.subject |
Know yourself same |
pt_BR |
dc.subject |
Philosophy Teaching – High School – Brazil |
pt_BR |
dc.subject |
Filosofía – estudio y enseñanza |
pt_BR |
dc.subject |
Cuídate |
pt_BR |
dc.subject |
Conocete a ti mismo mismo |
pt_BR |
dc.subject |
Enseñanza de Filosofía – Enseñanza Media – Brasil |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
ROCHA, Robertina Teixeira da. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Foucault and the platonic care of the self: methodological proposal for the high school. |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Foucault y el cuidado platónico de sí: propuesta metodológica para el escuela secundaria. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
ROCHA, Robertina Teixeira da. Foucault e o cuidado de si platônico: proposta metodológica para o
ensino médio. 2022. 128 fl. Dissertação (Mestrado Profissional em Filosofia), Programa de Mestrado Profissional em Filosofia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2022. Disponível em:http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29230 |
pt_BR |
dc.description.resumen |
Nuestra investigación Foucault y el cuidado platónico del yoμ propuesta metodológica
para la escuela secundaria; propone una metodología para la práctica docente en el aula
aula de secundaria. Nuestra referencia filosófica es el análisis que Foucault
Primero hace el diálogo Alcibíades en su curso La Hermenéutica del Sujeto
en las clases de θ y 13 de enero de 1982, cuyo tema es la historia del autocuidado
socrático-platónico. Partiendo de la teoría del autocuidado de Foucault, se extrae
un paralelo entre el dominio de Sócrates y el papel del profesor de filosofía,
así como entre el joven Alcibíades y los estudiantes de secundaria. En su
historia el autocuidado fue entendido como una actitud hacia uno mismo;
como una forma diligente de mirarse a uno mismo y como un conjunto de
prácticas, técnicas del yo que permitían al sujeto cambiar y auto
constituir. Con base en este marco teórico, nuestra metodología elaboró
una propuesta metodológica para la enseñanza de la filosofía en el nivel secundario como
práctica del autocuidado. Esta práctica es también un acto de resistencia contra el
modo de la subjetividad moderna, en la medida en que permite al sujeto
elige conscientemente los valores que regirán tu vida, en lugar de
ajustarse a las normas establecidas por los poderes fácticos. Para tanto,
aplicó una secuencia de cuatro clases sobre el tema de la igualdad de
género en una clase de primer grado de secundaria de la Escola Estadual
Escuela Primaria y Secundaria Francisco Ernesto do Rêgo, ubicada en
Queimadas/PB. τ resultado de esta experiencia señaló que una enseñanza de
la filosofía como práctica de resistencia al modo de la subjetividad moderna con
basado en el autocuidado es posible y que esta propuesta contribuye a
los estudiantes relacionan el contenido filosófico con su vida diaria. |
pt_BR |