DSpace/Manakin Repository

Foucault e o cuidado de si platônico: proposta metodológica para o ensino médio.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID ROCHA, R. T. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/5625719547766154 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SILVA, Antônio Gomes da.
dc.contributor.advisor1ID SILVA, A. G. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/9756107039586965 pt_BR
dc.contributor.referee1 MELO, Elizabete Amorim de Almeida.
dc.contributor.referee1ID MELO, ELIZABETE AMORIM DE ALMEIDA. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/7358416655137160 pt_BR
dc.contributor.referee2 LOPES, Ricardo Leon Lopes
dc.contributor.referee2ID LOPES, R. L. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/1187815852022965 pt_BR
dc.contributor.referee3 FERREIRA, Sônia Maria Lira.
dc.contributor.referee3ID FERREIRA, S. M. L. pt_BR
dc.contributor.referee3Lattes http://lattes.cnpq.br/8440115552221893 pt_BR
dc.description.resumo Nossa pesquisa Foucault e o cuidado de si platônicoμ proposta metodológica para o ensino médio; propõe uma metodologia para a prática docente na sala de aula do ensino médio. σosso referencial filosófico é a análise que Foucault faz do diálogo Primeiro Alcibíades em seu curso A Hermenêutica do Sujeito nas aulas de θ e 13 de Janeiro de 1982, cujo tema é a história do cuidado de si socrático-platônico. A partir da teoria de cuidado de si foucaultiana traçamos um paralelo entre a maestria de Sócrates e o papel do professor de filosofia, bem como, entre o jovem Alcibíades e os estudantes do Ensino Médio. Em sua história o cuidado de si foi entendido como uma atitude para consigo mesmo; como um modo diligente de olhar para si mesmo e como um conjunto de práticas, de técnicas de si que permitiam ao sujeito modificar-se e se auto constituir. Com base nesse referencial teórico, nossa metodologia elaborou uma proposta metodológica de ensino de filosofia para o nível médio como prática do cuidado de si. Tal prática é também um ato de resistência face ao modo de subjetividade moderna, na medida em que possibilita ao sujeito escolher de modo consciente os valores que irão governar sua vida, ao invés de assujeitar-se nos padrões estabelecidos pelos poderes. Para tanto, aplicamos uma sequência de quatro aulas sobre o tema da igualdade de gênero em uma turma da primeira série do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Francisco Ernesto do Rêgo, situada em Queimadas/PB. τ resultado dessa experiência apontou que um ensino de filosofia como prática de resistência ao modo de subjetividade moderna com base no cuidado de si é possível e que essa proposta contribui para que os estudantes relacionem o conteúdo filosófico a seu cotidiano. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA - PROF-FILO pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Filosofia da Educação pt_BR
dc.title Foucault e o cuidado de si platônico: proposta metodológica para o ensino médio. pt_BR
dc.date.issued 2022-03-25
dc.description.abstract τur research, Foucault and the platonic care of the self: methodological proposal for high school; proposes a methodology for teaching practice in the high school classroom. τur philosophical referential is Foucault's analysis of the dialogue First Alcibiades in his course The Hermeneutics of the Subject in the classes of January θth and 13th 1982, whose theme is the history of Socratic-Platonic care of the self. Based on the Foucaultian theory of the care of the self, we draw a parallel between Socrates' mastery and the role of the philosophy teacher, as well as between the young Alcibiades and high school students. In its history, care of the self was understood as an attitude towards oneself; as a diligent way of looking at oneself and as a set of practices, of techniques of the self that allowed the subject to change and self-constitute. Based on this theoretical referential, our methodology elaborated a proposal for teaching philosophy to secondary school as a practice of care of the self. Such practice is also an act of resistance in the face of the mode of modern subjectivity, insofar as it allows the subject to consciously choose the values that will govern his life, instead of submitting to the standards established by the powers. Therefore, we applied a sequence of four classes on the theme of gender equality in a class of the first grade of high school at the Francisco Ernesto do Rêgo State Elementary and High School, located in Queimadas/PB. The result of this experience pointed out that teaching philosophy as a practice of resistance to the mode of modern subjectivity based on the care of the self is possible and that this proposal contributed for students to relate the philosophical content to their daily lives. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29230
dc.date.accessioned 2023-04-04T13:30:08Z
dc.date.available 2023-04-04
dc.date.available 2023-04-04T13:30:08Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Filosofia – estudo e ensino pt_BR
dc.subject Cuidado de si pt_BR
dc.subject Conhece-te a ti mesmo pt_BR
dc.subject Ensino de filosofia – Ensino Médio – Brasil pt_BR
dc.subject Foucault, Michel, 1926-1984 pt_BR
dc.subject Platão, 428/427 a.C.-348/347 a.C pt_BR
dc.subject Philosophy – study and teaching pt_BR
dc.subject Take care of yourself pt_BR
dc.subject Know yourself same pt_BR
dc.subject Philosophy Teaching – High School – Brazil pt_BR
dc.subject Filosofía – estudio y enseñanza pt_BR
dc.subject Cuídate pt_BR
dc.subject Conocete a ti mismo mismo pt_BR
dc.subject Enseñanza de Filosofía – Enseñanza Media – Brasil pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ROCHA, Robertina Teixeira da.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Foucault and the platonic care of the self: methodological proposal for the high school. pt_BR
dc.title.alternative Foucault y el cuidado platónico de sí: propuesta metodológica para el escuela secundaria. pt_BR
dc.identifier.citation ROCHA, Robertina Teixeira da. Foucault e o cuidado de si platônico: proposta metodológica para o ensino médio. 2022. 128 fl. Dissertação (Mestrado Profissional em Filosofia), Programa de Mestrado Profissional em Filosofia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2022. Disponível em:http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29230 pt_BR
dc.description.resumen Nuestra investigación Foucault y el cuidado platónico del yoμ propuesta metodológica para la escuela secundaria; propone una metodología para la práctica docente en el aula aula de secundaria. Nuestra referencia filosófica es el análisis que Foucault Primero hace el diálogo Alcibíades en su curso La Hermenéutica del Sujeto en las clases de θ y 13 de enero de 1982, cuyo tema es la historia del autocuidado socrático-platónico. Partiendo de la teoría del autocuidado de Foucault, se extrae un paralelo entre el dominio de Sócrates y el papel del profesor de filosofía, así como entre el joven Alcibíades y los estudiantes de secundaria. En su historia el autocuidado fue entendido como una actitud hacia uno mismo; como una forma diligente de mirarse a uno mismo y como un conjunto de prácticas, técnicas del yo que permitían al sujeto cambiar y auto constituir. Con base en este marco teórico, nuestra metodología elaboró una propuesta metodológica para la enseñanza de la filosofía en el nivel secundario como práctica del autocuidado. Esta práctica es también un acto de resistencia contra el modo de la subjetividad moderna, en la medida en que permite al sujeto elige conscientemente los valores que regirán tu vida, en lugar de ajustarse a las normas establecidas por los poderes fácticos. Para tanto, aplicó una secuencia de cuatro clases sobre el tema de la igualdad de género en una clase de primer grado de secundaria de la Escola Estadual Escuela Primaria y Secundaria Francisco Ernesto do Rêgo, ubicada en Queimadas/PB. τ resultado de esta experiencia señaló que una enseñanza de la filosofía como práctica de resistencia al modo de la subjetividad moderna con basado en el autocuidado es posible y que esta propuesta contribuye a los estudiantes relacionan el contenido filosófico con su vida diaria. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta