dc.creator.ID |
MACIEL, P. R. F. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4131299884918908 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
GUERRA SOBRINHO, Lemuel Dourado. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
GUERRA SOBRINHO, L. D. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9512363834033518 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
GOMES, Ramonildes Alves. |
|
dc.contributor.referee1ID |
GOMES, R. A. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7709505914296073 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
LIMA, Elizabeth Christina de Andrade. |
|
dc.contributor.referee2ID |
LIMA, E. C. A. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9483143620752293 |
pt_BR |
dc.contributor.referee3 |
NASCIMENTO, Elvia Lane Araújo do. |
|
dc.contributor.referee3ID |
NASCIMENTO, Elvia Lane Araújo do. |
pt_BR |
dc.contributor.referee3Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3191855490668788 |
pt_BR |
dc.contributor.referee4 |
LÉON, Adriano Azevedo Gomes de. |
|
dc.contributor.referee4ID |
LEÓN, A. A. G. |
pt_BR |
dc.contributor.referee4Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7946111602996683 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
A ideia central da presente tese é a de que tem se instaurado um duplo e paradoxal movimento
relativo à temática das relações de gênero, no nível da sociedade envolvente e no espaço
escolar, correspondendo às injunções do aumento da pressão conservadora para o seu
silenciamento e os esforços reivindicativos para a discussão ampla no sentido da produção de
assimetria de gênero. Objetivamos focalizar o espaço dilemático engendrado pela
liminaridade e tensionamento constituído entre as direções supracitadas. A perspectiva
teórica adotada neste trabalho combina o debate sobre políticas públicas educacionais, a partir
de uma perspectiva cognitivista, o fenômeno do neoconservadorismo e suas incidências sobre
as concepções circulantes no espaço social sobre relações de gênero. A abordagem das
clivagens de que são objeto os atores do campo escolar – gestores, professores, estudantes –
em relação aos modos pelos quais são chamados para o enfrentamento das relações de gênero
enquanto uma temática a ser discutida pela escola – também será feita com base na teoria da
interface entre campos sociais que se interestruturam, como formulada por Pierre Bourdieu,
fundamentada na reflexão que esse autor faz sobre a relação entre campos tais como os da
Política, Religião e da Educação; bem como sobre o funcionamento da escola enquanto
espaço de reprodução/questionamento da sociedade. A metodologia da pesquisa para a tese
combinou a análise de documentos nos quais se inscrevem as políticas públicas para o ensino
nos níveis fundamental e médio no Brasil, em sua proposta de focalização das questões
relativas às relações de gênero; a realização grupos focais sobre a temática de gênero,
envolvendo participantes de uma comunidade escolar de Campina Grande/PB; a realização de
entrevistas semiestruturadas com a equipe gestora dessa escola sobre suas experiências e
concepções a respeito dos modos de lidar com elementos ligados à focalização das relações de
gênero no espaço escolar; e a realização de observação direta nesse espaço. Assim,
debruçamo-nos sobre as influências exercidas por normas sociais globais sobre os
comportamentos sociais e sobre as políticas públicas. Os discursos neoconservadores que
proliferam na educação brasileira, no atual contexto, reforçam posições binárias e
heteronormativas de gênero, além de impedir a efetivação de políticas públicas de educação
voltadas à inserção das temáticas de gênero e sexualidade no contexto escolar. Contudo, as
ideias ligadas aos grupos neoconservadores defrontam-se com ideias e discursos que atuam
questionando e desafiando as práticas educativas que reproduzem hierarquias e relações de
dominação naturalizadas, avolumando-se e assombrando não apenas os grupos conservadores
cristãos ou seculares, mas o paraíso dos projetos de uma educação supostamente uniforme e
universal. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.program |
PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Ciências Sociais Aplicadas |
pt_BR |
dc.title |
O neoconservadorismo no Brasil e as tensões relativas á discussão da categoria‘gênero’ no âmbito escolar. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2020-03-25 |
|
dc.description.abstract |
The central idea of the present thesis is that a double and paradoxical movement has been
established regarding the theme of gender relations, at the level of the surrounding society
and in the school space, corresponding to the injunctions of increasing conservative pressure
for its silencing and claiming efforts for the broad discussion towards the production of
gender asymmetry. We aim to focus on the dilemmatic space engendered by the liminality and
tension created between the aforementioned directions. The theoretical perspective adopted
in this work combines the debate on educational public policies, from a cognitivist
perspective, the phenomenon of neoconservadorism and its effects on the circulating
conceptions in the social space about gender relations. The approach to the cleavages that
are involved in school actors - managers, teachers, students - in relation to the ways in which
they are called upon to confront gender relations as a theme to be discussed by the school -
will also be made based on theory of the interface between intersecting social fields, as
formulated by Pierre Bourdieu, based on the reflection that this author makes on the
relationship between fields such as those of Politics, Religion and Education; as well as on
the functioning of the school as a space for the reproduction / questioning of society. The
research methodology for the thesis combined the analysis of documents in which public
policies for teaching at fundamental and secondary levels in Brazil are inscribed, in its
proposal to focus on issues related to gender relations; the holding of focus groups on the
theme of gender, involving participants from a school community in Campina Grande / PB;
conducting semi-structured interviews with the management team of this school about their
experiences and concepts regarding the ways of dealing with elements related to the focus of
gender relations in the school space; and direct observation in that space. Thus, we focus on
the influences exerted by global social norms on social behaviors and public policies. The
neoconservative discourses that proliferate in Brazilian education, in the current context,
reinforce binary and heteronormative positions of gender, in addition to preventing the
implementation of public education policies aimed at the insertion of the themes of gender
and sexuality in the school context. However, the ideas linked to the neoconservative groups
are confronted with ideas and discourses that act questioning and challenging educational
practices that reproduce naturalized hierarchies and relations of domination, swelling and
haunting not only conservative Christian or secular groups, but the paradise of projects of a
supposedly uniform and universal education. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29233 |
|
dc.date.accessioned |
2023-04-04T18:04:18Z |
|
dc.date.available |
2023-04-04 |
|
dc.date.available |
2023-04-04T18:04:18Z |
|
dc.type |
Tese |
pt_BR |
dc.subject |
Gênero |
pt_BR |
dc.subject |
Sexualidade |
pt_BR |
dc.subject |
Espaço escolar |
pt_BR |
dc.subject |
Neoconservadorismo |
pt_BR |
dc.subject |
Política pública de educação |
pt_BR |
dc.subject |
Gender |
pt_BR |
dc.subject |
Sexuality |
pt_BR |
dc.subject |
School space |
pt_BR |
dc.subject |
Neoconservatism |
pt_BR |
dc.subject |
Public education policy |
pt_BR |
dc.subject |
Sexualidad |
pt_BR |
dc.subject |
Política de educación pública |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
MACIEL, Pollyanne Rachel Fernandes. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Neoconservatism in Brazil and tensions related to discussion of the 'gender' category in the school context. |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Neoconservadurismo en Brasil y tensiones relacionadas con discusión de la categoría 'género' en el contexto escolar. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
MACIEL,Pollyanne Rachel Fernandes. O neoconservadorismo no Brasil e as tensões relativas á
discussão da categoria‘gênero’ no âmbito escolar. 2020.221 fl. Tese (Doutorado em Ciências Sociais), Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2020. Disponível em:http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29233 |
pt_BR |
dc.description.resumen |
La idea central de esta tesis es que se ha instaurado un doble y paradójico movimiento
relacionados con el tema de las relaciones de género, a nivel de la sociedad circundante y en el espacio
escuela, correspondiente a los mandatos de la creciente presión conservadora para su
silenciando y reivindicando esfuerzos para la discusión amplia hacia la producción de
asimetría de género. Nuestro objetivo es centrarnos en el espacio dilemático generado por
liminalidad y tensión constituidas entre las direcciones antes mencionadas. La perspectiva
La teoría adoptada en este trabajo conjuga el debate sobre las políticas públicas educativas, desde
Desde una perspectiva cognitiva, el fenómeno del neoconservadurismo y su impacto en
los conceptos que circulan en el espacio social sobre las relaciones de género. el enfoque de
clivajes que son objeto de los actores del campo escolar -administradores, docentes, estudiantes-
en relación a las formas en que son llamados a enfrentar las relaciones de género
como un tema a ser discutido por la escuela – también se basará en la teoría de
interfaz entre campos sociales que se interestructuran, tal como lo formuló Pierre Bourdieu,
a partir de la reflexión que hace este autor sobre la relación entre campos como el de
Política, Religión y Educación; así como sobre el funcionamiento de la escuela mientras
espacio de reproducción/cuestionamiento de la sociedad. La metodologia de investigacion de la tesis
combinó el análisis de documentos en los que se inscriben las políticas públicas para la enseñanza
en los niveles primario y secundario en Brasil, en su propuesta de focalizar en temas
relativas a las relaciones de género; realización de grupos focales sobre cuestiones de género,
involucrando participantes de una comunidad escolar en Campina Grande/PB; la realización de
entrevistas semiestructuradas con el equipo directivo de esta escuela sobre sus experiencias y
concepciones sobre las formas de tratar los elementos vinculados al enfoque de las relaciones de
género en el espacio escolar; y realizando observación directa en ese espacio. Así,
nos enfocamos en las influencias que ejercen las normas sociales globales sobre el
comportamientos sociales y en las políticas públicas. Los discursos neoconservadores que
proliferan en la educación brasileña, en el contexto actual, refuerzan posiciones binarias y
normas heteronormativas de género, además de impedir la implementación de políticas públicas de educación
con el objetivo de insertar las cuestiones de género y sexualidad en el contexto escolar. sin embargo, el
ideas vinculadas a grupos neoconservadores se confrontan con ideas y discursos que actúan
cuestionar y desafiar prácticas educativas que reproducen jerarquías y relaciones de
dominación naturalizada, creciendo y obsesionando no solo a los grupos conservadores
cristiano o laico, sino el paraíso de los proyectos de carácter supuestamente uniforme y
universal. |
pt_BR |