DSpace/Manakin Repository

Lugares de memória e saudade de um distrito submerso nas águas: Pedro Velho/PB (2002-2005).

Mostrar registro simples

dc.creator.ID MEDEIROS, M. E. A. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/0839714229614576 pt_BR
dc.contributor.advisor1 ANDRADE, Vivian Galdino de.
dc.contributor.advisor1ID ANDRADE, V. G. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3377153865065674 pt_BR
dc.contributor.referee1 CIPRIANO, Maria do Socorro.
dc.contributor.referee1ID CIPRIANO, M. S. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/5741670067694051 pt_BR
dc.contributor.referee2 NASCIMENTO, Regina Coeli Gomes Nascimento
dc.contributor.referee2ID NASCIMENTO,R.C.G. pt_BR
dc.contributor.referee3 ARAGÃO, Patricia Cristina de.
dc.contributor.referee3ID ARAUJO, Patricia Cristina de. pt_BR
dc.contributor.referee3Lattes http://lattes.cnpq.br/6734404565435352 pt_BR
dc.contributor.referee4 SOARES JÚNIOR, Azemar dos Santos.
dc.contributor.referee4ID SOARES JÚNIOR, A. S. pt_BR
dc.contributor.referee4Lattes http://lattes.cnpq.br/5548182860228173 pt_BR
dc.description.resumo Este texto se debruçou sobre os lugares de memória e saudade de Pedro Velho, um antigo distrito, pertencente à cidade de Aroeiras - PB, submerso pelas águas advindas com a construção da Barragem Argemiro Figueiredo (Acauã), em 2004. Nosso olhar investigativo objetivou analisar as práticas formativas, de sensibilidade e memória, que se deram no “Cemitério São José”, no “Rio Paraíba” e na “Escola José Cosme Irmão”, lugares eleitos por nós, a partir da recorrência em que são citados como espaços de saudade, nas narrativas orais com as quais tivemos acesso. Dentre esses espaços, aprofundamos nosso olhar nas lembranças da Escola José Cosme Irmão, que “saltam aos olhos” em diversas falas dos colaboradores que fizeram parte desta pesquisa. Nosso recorte temporal compreende os anos de 2002 a 2005, pois, nesse período, o distrito é informado sobre a conclusão da Barragem de Acauã e, posteriormente, quando a Escola José Cosme Irmão retoma suas atividades escolares, já que seu novo prédio funcionou como lar para os desabrigados, no novo distrito construído para receber os pedrovelhenses. Teoricamente, dialogamos com a Nova História Cultural, por meio de autores, como: Pierre Nora, Sandra Pesa vento, Durval Muniz de Albuquerque Júnior e Luciano Faria Filho, que discutem, respectivamente, os conceitos de lugares de memória, sensibilidades, pedagogias de saudade e cultura escolar. Esta pesquisa, de cunho qualitativo, histórico e documental, metodologicamente, se moveu pelas memórias de seis narradores, sujeitos moradores do antigo distrito. Músicas, fotografias e jornais compõem, também, as fontes documentais consultadas, que foram analisadas à luz da História Oral, arcabouço teórico - metodológico, que também conduziu o trajeto desta pesquisa. O registro dessas memórias sensíveis e das histórias que permearam Pedro Velho durante o acontecimento da chegada das águas de Acauã foram fontes valiosas para o debate da história local, bem como endossaram a historiografia da educação paraibana, ao tratar do cotidiano de uma instituição escolar atingida pela Barragem Argemiro Figueiredo. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História pt_BR
dc.title Lugares de memória e saudade de um distrito submerso nas águas: Pedro Velho/PB (2002-2005). pt_BR
dc.date.issued 2022-06-20
dc.description.abstract This text deals with places of memory and nostalgia for Pedro Velho, an old district, belonging to the city of Aroeiras - PB, submerged by the waters arising from the construction of the Argemiro Figueiredo Dam (Acauã), in 2004. Formative practices, sensitivity and memory that took place at 'São José Cemetery', 'Rio Paraíba' and 'José Cosme Irmão School', places chosen by us based on the recurrence in which they are cited as spaces of homesickness in oral narratives that we had access to. Among these spaces, we will deepen our look at the memories of the José Cosme Irmão School, which “pop out” in several speeches of the collaborators who were part of this research. Our time frame comprises the years from 2002 to 2005 and is justified – initially – by the year in which the district is informed of the completion of the Acauã Dam and later when the José Cosme Irmão School resumes its school activities, since its new building worked as a home for the homeless in the new district built to receive the people of Pedro. Theoretically, we will dialogue with the New Cultural History, through authors such as Pierre Nora, Sandra Pesavento, Durval Muniz de Albuquerque Júnior and Luciano Faria Filho, who respectively discuss the concepts of places of memory, sensibilities, pedagogies of nostalgia and school culture. Methodologically, this research is qualitative, historical and documentary, and moves through the memories of six narrators, subjects living in the old district. Music, photographs and newspapers also make up the documentary sources consulted, which will be analyzed in the light of the Oral History, a theoretical-methodological framework that also guides the path of this research. At the end of this work, we intend to contribute with records of a story not yet told about Pedro Velho, that takes memories and homesickness as a locus of research.The record of these sensitive memories and the stories that permeated Pedro Velho during the event of the arrival of the waters of Acauã are very rich sources for the debate of local history, as well as endorsing the historiography of education in Paraíba when dealing with the daily life of a school institution affected by the Dam. Argemiro Figueiredo. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29264
dc.date.accessioned 2023-04-05T16:28:39Z
dc.date.available 2023-04-05
dc.date.available 2023-04-05T16:28:39Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Memória e história pt_BR
dc.subject História cultural pt_BR
dc.subject Espaços de saudade - Pedro Velho/PB pt_BR
dc.subject Lugares de memória - Pedro Velho/PB pt_BR
dc.subject Memory and history pt_BR
dc.subject Cultural history pt_BR
dc.subject Nostalgia spaces - Pedro Velho/PB pt_BR
dc.subject Places of memory - Pedro Velho/PB pt_BR
dc.subject Espacios de nostalgia - Pedro Velho/PB pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator MEDEIROS, Maria Emilia Andrade de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Places of memory and longing for a district submerged in water: Pedro Velho/PB (2002-2005). pt_BR
dc.title.alternative Lugares de memoria y añoranza de un barrio sumergido en el agua: Pedro Velho/PB (2002-2005). pt_BR
dc.identifier.citation MEDEIROS,Maria Emília Andrade de. Lugares de memória e saudade de um distrito submerso nas águas: Pedro Velho/PB (2002-2005). 2022. 125 fl. Dissertação (Mestrado em História),Programa de Pós-Graduação em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29264 pt_BR
dc.description.resumen Este texto se centró en los lugares de memoria y nostalgia de Pedro Velho, ex distrito, perteneciente a la ciudad de Aroeiras-PB, sumergido por las aguas provenientes del construcción de la Represa Argemiro Figueiredo (Acauã), en 2004. Nuestra mirada investigativa tuvo como objetivo analizar las prácticas formativas, de sensibilidad y memoria, que tuvieron lugar en la “Cementerio de São José”, sobre el “Río Paraíba” y en la “Escuela José Cosme Irmão”, lugares elegidos por nosotros, de la recurrencia en que se citan como espacios de saudade, en las narraciones orales con el que tuvimos acceso. Entre estos espacios, profundizamos nuestra mirada en los recuerdos de la Escuela José Cosme Irmão, que “saltan” en varias declaraciones de los colaboradores que fueron parte de esta investigación. Nuestro marco temporal comprende los años 2002 a 2005, porque, durante este período, el distrito es informado sobre la finalización de la represa de Acauã y, más tarde, cuando la Escuela José Cosme Irmão reanude sus actividades escolares, ya que su nuevo edificio actuó como hogar para personas sin hogar, en el nuevo barrio construido para recibir los pedrovelhenses. Teóricamente, dialogamos con la Nueva Historia Cultural, a través de autores como: Pierre Nora, Sandra Pesavento, Durval Muniz de Albuquerque Júnior y Luciano Faria Filho, quienes discuten, respectivamente, los conceptos de lugares de memoria, sensibilidades, pedagogías de la saudade y cultura escolar. Esta investigación cualitativa histórico y documental, metodológicamente, movido a través de las memorias de seis narradores, súbditos residentes en el antiguo distrito. Música, fotografías y periódicos también componen el fuentes documentales consultadas, las cuales fueron analizadas a la luz de la Historia Oral, marco teórico-metodológico, que también guió el rumbo de esta investigación. El registro de estos memorias sensibles y las historias que impregnaron a Pedro Velho durante el evento de la llegada de las aguas de Acauã fueron valiosas fuentes para el debate de la historia local, así como avaló la historiografía de la educación en Paraíba, al tratar el cotidiano de una institución escuela a la que llega la Presa Argemiro Figueiredo. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta