dc.creator.ID |
MEDEIROS, M. E. A. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0839714229614576 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
ANDRADE, Vivian Galdino de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
ANDRADE, V. G. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3377153865065674 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
CIPRIANO, Maria do Socorro. |
|
dc.contributor.referee1ID |
CIPRIANO, M. S. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5741670067694051 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
NASCIMENTO, Regina Coeli Gomes Nascimento |
|
dc.contributor.referee2ID |
NASCIMENTO,R.C.G. |
pt_BR |
dc.contributor.referee3 |
ARAGÃO, Patricia Cristina de. |
|
dc.contributor.referee3ID |
ARAUJO, Patricia Cristina de. |
pt_BR |
dc.contributor.referee3Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6734404565435352 |
pt_BR |
dc.contributor.referee4 |
SOARES JÚNIOR, Azemar dos Santos. |
|
dc.contributor.referee4ID |
SOARES JÚNIOR, A. S. |
pt_BR |
dc.contributor.referee4Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5548182860228173 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Este texto se debruçou sobre os lugares de memória e saudade de Pedro Velho, um antigo
distrito, pertencente à cidade de Aroeiras - PB, submerso pelas águas advindas com a
construção da Barragem Argemiro Figueiredo (Acauã), em 2004. Nosso olhar investigativo
objetivou analisar as práticas formativas, de sensibilidade e memória, que se deram no
“Cemitério São José”, no “Rio Paraíba” e na “Escola José Cosme Irmão”, lugares eleitos por
nós, a partir da recorrência em que são citados como espaços de saudade, nas narrativas orais
com as quais tivemos acesso. Dentre esses espaços, aprofundamos nosso olhar nas lembranças
da Escola José Cosme Irmão, que “saltam aos olhos” em diversas falas dos colaboradores que
fizeram parte desta pesquisa. Nosso recorte temporal compreende os anos de 2002 a 2005, pois,
nesse período, o distrito é informado sobre a conclusão da Barragem de Acauã e,
posteriormente, quando a Escola José Cosme Irmão retoma suas atividades escolares, já que
seu novo prédio funcionou como lar para os desabrigados, no novo distrito construído para
receber os pedrovelhenses. Teoricamente, dialogamos com a Nova História Cultural, por meio
de autores, como: Pierre Nora, Sandra Pesa vento, Durval Muniz de Albuquerque Júnior e
Luciano Faria Filho, que discutem, respectivamente, os conceitos de lugares de memória,
sensibilidades, pedagogias de saudade e cultura escolar. Esta pesquisa, de cunho qualitativo,
histórico e documental, metodologicamente, se moveu pelas memórias de seis narradores,
sujeitos moradores do antigo distrito. Músicas, fotografias e jornais compõem, também, as
fontes documentais consultadas, que foram analisadas à luz da História Oral, arcabouço
teórico - metodológico, que também conduziu o trajeto desta pesquisa. O registro dessas
memórias sensíveis e das histórias que permearam Pedro Velho durante o acontecimento da
chegada das águas de Acauã foram fontes valiosas para o debate da história local, bem como
endossaram a historiografia da educação paraibana, ao tratar do cotidiano de uma instituição
escolar atingida pela Barragem Argemiro Figueiredo. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.program |
PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
História |
pt_BR |
dc.title |
Lugares de memória e saudade de um distrito submerso nas águas: Pedro Velho/PB (2002-2005). |
pt_BR |
dc.date.issued |
2022-06-20 |
|
dc.description.abstract |
This text deals with places of memory and nostalgia for Pedro Velho, an old district,
belonging to the city of Aroeiras - PB, submerged by the waters arising from the construction
of the Argemiro Figueiredo Dam (Acauã), in 2004. Formative practices, sensitivity and
memory that took place at 'São José Cemetery', 'Rio Paraíba' and 'José Cosme Irmão School',
places chosen by us based on the recurrence in which they are cited as spaces of homesickness
in oral narratives that we had access to. Among these spaces, we will deepen our look at the
memories of the José Cosme Irmão School, which “pop out” in several speeches of the
collaborators who were part of this research. Our time frame comprises the years from 2002 to
2005 and is justified – initially – by the year in which the district is informed of the
completion of the Acauã Dam and later when the José Cosme Irmão School resumes its
school activities, since its new building worked as a home for the homeless in the new district
built to receive the people of Pedro. Theoretically, we will dialogue with the New Cultural
History, through authors such as Pierre Nora, Sandra Pesavento, Durval Muniz de
Albuquerque Júnior and Luciano Faria Filho, who respectively discuss the concepts of places
of memory, sensibilities, pedagogies of nostalgia and school culture. Methodologically, this
research is qualitative, historical and documentary, and moves through the memories of six
narrators, subjects living in the old district. Music, photographs and newspapers also make up
the documentary sources consulted, which will be analyzed in the light of the Oral History, a
theoretical-methodological framework that also guides the path of this research. At the end of
this work, we intend to contribute with records of a story not yet told about Pedro Velho, that
takes memories and homesickness as a locus of research.The record of these sensitive
memories and the stories that permeated Pedro Velho during the event of the arrival of the
waters of Acauã are very rich sources for the debate of local history, as well as endorsing the
historiography of education in Paraíba when dealing with the daily life of a school institution
affected by the Dam. Argemiro Figueiredo. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29264 |
|
dc.date.accessioned |
2023-04-05T16:28:39Z |
|
dc.date.available |
2023-04-05 |
|
dc.date.available |
2023-04-05T16:28:39Z |
|
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.subject |
Memória e história |
pt_BR |
dc.subject |
História cultural |
pt_BR |
dc.subject |
Espaços de saudade - Pedro Velho/PB |
pt_BR |
dc.subject |
Lugares de memória - Pedro Velho/PB |
pt_BR |
dc.subject |
Memory and history |
pt_BR |
dc.subject |
Cultural history |
pt_BR |
dc.subject |
Nostalgia spaces - Pedro Velho/PB |
pt_BR |
dc.subject |
Places of memory - Pedro Velho/PB |
pt_BR |
dc.subject |
Espacios de nostalgia - Pedro Velho/PB |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
MEDEIROS, Maria Emilia Andrade de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Places of memory and longing for a district submerged in water: Pedro Velho/PB (2002-2005). |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Lugares de memoria y añoranza de un barrio sumergido en el agua: Pedro Velho/PB (2002-2005). |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
MEDEIROS,Maria Emília Andrade de. Lugares de memória e saudade de um distrito submerso nas águas: Pedro Velho/PB (2002-2005). 2022. 125 fl. Dissertação (Mestrado em História),Programa de Pós-Graduação em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29264 |
pt_BR |
dc.description.resumen |
Este texto se centró en los lugares de memoria y nostalgia de Pedro Velho, ex
distrito, perteneciente a la ciudad de Aroeiras-PB, sumergido por las aguas provenientes del
construcción de la Represa Argemiro Figueiredo (Acauã), en 2004. Nuestra mirada investigativa
tuvo como objetivo analizar las prácticas formativas, de sensibilidad y memoria, que tuvieron lugar en la
“Cementerio de São José”, sobre el “Río Paraíba” y en la “Escuela José Cosme Irmão”, lugares elegidos por
nosotros, de la recurrencia en que se citan como espacios de saudade, en las narraciones orales
con el que tuvimos acceso. Entre estos espacios, profundizamos nuestra mirada en los recuerdos
de la Escuela José Cosme Irmão, que “saltan” en varias declaraciones de los colaboradores que
fueron parte de esta investigación. Nuestro marco temporal comprende los años 2002 a 2005, porque,
durante este período, el distrito es informado sobre la finalización de la represa de Acauã y,
más tarde, cuando la Escuela José Cosme Irmão reanude sus actividades escolares, ya que
su nuevo edificio actuó como hogar para personas sin hogar, en el nuevo barrio construido para
recibir los pedrovelhenses. Teóricamente, dialogamos con la Nueva Historia Cultural, a través de
autores como: Pierre Nora, Sandra Pesavento, Durval Muniz de Albuquerque Júnior y
Luciano Faria Filho, quienes discuten, respectivamente, los conceptos de lugares de memoria,
sensibilidades, pedagogías de la saudade y cultura escolar. Esta investigación cualitativa
histórico y documental, metodológicamente, movido a través de las memorias de seis narradores,
súbditos residentes en el antiguo distrito. Música, fotografías y periódicos también componen el
fuentes documentales consultadas, las cuales fueron analizadas a la luz de la Historia Oral, marco
teórico-metodológico, que también guió el rumbo de esta investigación. El registro de estos
memorias sensibles y las historias que impregnaron a Pedro Velho durante el evento de la
llegada de las aguas de Acauã fueron valiosas fuentes para el debate de la historia local, así como
avaló la historiografía de la educación en Paraíba, al tratar el cotidiano de una institución
escuela a la que llega la Presa Argemiro Figueiredo. |
pt_BR |