DSpace/Manakin Repository

Literatura africana de língua portuguesa: proposta de curso de formação para professores da educação básica.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID NASCIMENTO, É. M. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/4919315498124839 pt_BR
dc.contributor.advisor1 FERREIRA JÚNIOR, Nelson Eliezer.
dc.contributor.advisor1ID FERREIRA JUNIOR, Nelson. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/4132315893586224 pt_BR
dc.contributor.referee1 FEITOSA , Maria Eneida.
dc.contributor.referee2 JOCA, Alexandre Martins.
dc.description.resumo Este trabalho faz uma reflexão sobre a presença da literatura africana de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental e elabora uma proposta de intervenção voltada aos professores que atuam nesse nível de ensino a partir de um curso de formação. Os objetivos foram discutir aspectos relacionados aos documentos oficiais que fundamentam a Lei 10 639/03, problematizar a inserção dessas literaturas nas salas de aula do nível fundamental, em especial, do nono ano e sugerir estratégias para que o contato entre o aluno e o texto literário seja feito de forma profícua no que concerne à formação do leitor literário. Fundamentamos nosso estudo na Lei 10.639/03, na LDB (1996), nos documentos oficiais do MEC, textos de Gomes (2007, 2011), Santos (2002), Martins (2006), Dalvi (2013), Cosson (2014) entre outros. A proposta de intervenção consistiu na construção de um curso de formação direcionado ao público docente almejando facilitar o acesso e/ouampliar seu contato com a literatura de países africanos lusófonos, e apresentação de estratégias didáticas para trabalhá-la dentro das ambiências escolares, visando contribuir para uma presença mais efetiva da cultura africana nos sistemas de ensino brasileiro. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN) pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Letras. pt_BR
dc.title Literatura africana de língua portuguesa: proposta de curso de formação para professores da educação básica. pt_BR
dc.date.issued 2018-02-28
dc.description.abstract This paper reflects on the presence of African Portuguese Language Literature in Elementary School and elaborates a proposal of intervention directed to teachers who work at this level of education from a training course. The objectives were to discuss aspects related to the official documents that underlie Law 10 639/03, to problematize the insertion of these literatures in the classrooms of the fundamental level, especially of the ninth year and to suggest strategies so that the contact between the student and the text literary work is done in a profitable way in what concerns the formation of the literary reader. We base our study in Law 10.639 / 03, LDB (1996), in the official MEC documents, texts by Gomes (2007, 2011), Santos (2002), Martins (2006), Dalvi (2013), Cosson (2014) among others. The intervention proposal consisted in the construction of a training course aimed at the teaching public aiming at facilitating access and / or broadening their contact with the literature of Portuguese-speaking African countries, and the presentation of didactic strategies to work within the school environment, aiming to contribute for a more effective presence of African culture in Brazilian education systems. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2926
dc.date.accessioned 2019-02-25T17:38:52Z
dc.date.available 2019-02-25
dc.date.available 2019-02-25T17:38:52Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Literatura africana pt_BR
dc.subject Formação docente pt_BR
dc.subject Prática docente pt_BR
dc.subject Literatura - ensino pt_BR
dc.subject Educação básica pt_BR
dc.subject African Literature pt_BR
dc.subject Teacher training pt_BR
dc.subject Teaching practice pt_BR
dc.subject Literature - teaching pt_BR
dc.subject basic education pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator NASCIMENTO, Élida Maria do.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative African Portuguese-language literature: proposal for a training course for teachers of basic education. pt_BR
dc.description.sponsorship Capes pt_BR
dc.identifier.citation NASCIMENTO, Élida Maria do. Literatura africana de língua portuguesa: proposta de curso de formação par professores da educação básica. 2018. 110f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS), Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil. 2019. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta