dc.creator.ID |
MEDEIROS, M. S. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0281979789628282 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
ARAÚJO, Elaine Cristina de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
ARAÚJO, E. C. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8032715047993974 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
CAMPOS, Livia Maria Rodrigues Sampaio. |
|
dc.contributor.referee2 |
BRASILEIRO, Francisco Vilar. |
|
dc.description.resumo |
Sabemos que a infância é o período onde há maior
desenvolvimento de habilidades do indivíduo. Nessa fase, a
criança está aberta a novos conhecimentos, tendo a criatividade e
curiosidade como fortes características. Em tempos atuais,
percebemos que grande parte das crianças conseguem ter boa
desenvoltura com a tecnologia, meio facilitador do processo de
aprendizado e resolução de problemas, por exemplo. Nesse
sentido, consolidar um Pensamento Computacional ainda na fase
infantil é algo bastante relevante, pois a fará pensar de forma mais
eficaz, simples e ágil em momentos que precisar tomar certas
decisões ou, ainda, solucionar problemas do seu dia a dia. No
contexto das crianças com deficiência visual, esse fator não muda,
mesmo com as dificuldades enfrentadas pela falta de inclusão no
nosso país, a capacidade de desenvolver esse pensamento
computacional é a mesma. Tendo foco, portanto, no trabalho com
crianças com deficiência visual, foi desenvolvido um material
didático que servirá como auxiliador na consolidação do
pensamento computacional em crianças cegas e com baixa visão,
uma vez que existe pouco acervo bibliográfico com essa
abordagem. O material desenvolvido por meio de técnicas da
Computação Desplugada e da Programação em Blocos foi levado
ao Instituto dos Cegos da cidade de Campina Grande e aplicado
com algumas crianças, obtendo resultados satisfatórios. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEI |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Ciência da Computação. |
pt_BR |
dc.title |
Análise e desenvolvimento de material didático para auxílio na formação do pensamento computacional em crianças com deficiência visual. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2022-04-02 |
|
dc.description.abstract |
We know that childhood is the period where there is greater
development of individual skills. At this stage, the child is open to
new knowledge, with creativity and curiosity as strong
characteristics. In current times, we realize that most children are
able to have good resourcefulness with technology, a means of
facilitating the learning process and problem solving, for example.
In this sense, consolidating a Computational Thinking still in the
childhood stage is very relevant, as it will make you think more
effectively, simply and agilely at times when you need to make
certain decisions or even solve problems in your daily life. In the
context of visually impaired children, this factor does not change,
even with the difficulties faced by the lack of inclusion in our
country, the ability to develop this computational thinking is the
same. Focusing, therefore, on working with visually impaired
children, a didactic material was developed that will serve as an
aid in the consolidation of computational thinking in blind and
low vision children, since there is little bibliographic collection
with this approach. The material developed through Unplugged
Computing and Block Programming techniques was taken to the
Instituto dos Cegos in the city of Campina Grande and applied to
some children, obtaining satisfactory results. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29274 |
|
dc.date.accessioned |
2023-04-05T17:49:50Z |
|
dc.date.available |
2023-04-05 |
|
dc.date.available |
2023-04-05T17:49:50Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Material didático - deficientes visuais |
pt_BR |
dc.subject |
Pensamento computacional - crianças deficientes visuais |
pt_BR |
dc.subject |
Deficiência visual - crianças |
pt_BR |
dc.subject |
Computação desplugada |
pt_BR |
dc.subject |
Programação em blocos |
pt_BR |
dc.subject |
Inclusão |
pt_BR |
dc.subject |
Jogo |
pt_BR |
dc.subject |
Crianças - deficientes visuais |
pt_BR |
dc.subject |
Didactic material - visually impaired |
pt_BR |
dc.subject |
Computational thinking - visually impaired children |
pt_BR |
dc.subject |
Visual impairment - children |
pt_BR |
dc.subject |
Unplugged computing |
pt_BR |
dc.subject |
Block programming |
pt_BR |
dc.subject |
Inclusion |
pt_BR |
dc.subject |
Game |
pt_BR |
dc.subject |
Children - visually impaired |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
MEDEIROS, Matheus Silva. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Analysis and development of didactic material to aid in the formation of computational thinking in visually impaired children. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
MEDEIROS, Matheus Silva. Análise e desenvolvimento de material didático para auxílio na formação do pensamento computacional em crianças com deficiência visual. 2022. 12f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo), Curso de Bacharelado em Ciência da Computação, Centro de Engenharia Elétrica e Informática , Universidade Federal de Campina Grande – Paraíba - Brasil, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29274 |
pt_BR |