DSpace/Manakin Repository

Análise e desenvolvimento de material didático para auxílio na formação do pensamento computacional em crianças com deficiência visual.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID MEDEIROS, M. S. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/0281979789628282 pt_BR
dc.contributor.advisor1 ARAÚJO, Elaine Cristina de.
dc.contributor.advisor1ID ARAÚJO, E. C. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/8032715047993974 pt_BR
dc.contributor.referee1 CAMPOS, Livia Maria Rodrigues Sampaio.
dc.contributor.referee2 BRASILEIRO, Francisco Vilar.
dc.description.resumo Sabemos que a infância é o período onde há maior desenvolvimento de habilidades do indivíduo. Nessa fase, a criança está aberta a novos conhecimentos, tendo a criatividade e curiosidade como fortes características. Em tempos atuais, percebemos que grande parte das crianças conseguem ter boa desenvoltura com a tecnologia, meio facilitador do processo de aprendizado e resolução de problemas, por exemplo. Nesse sentido, consolidar um Pensamento Computacional ainda na fase infantil é algo bastante relevante, pois a fará pensar de forma mais eficaz, simples e ágil em momentos que precisar tomar certas decisões ou, ainda, solucionar problemas do seu dia a dia. No contexto das crianças com deficiência visual, esse fator não muda, mesmo com as dificuldades enfrentadas pela falta de inclusão no nosso país, a capacidade de desenvolver esse pensamento computacional é a mesma. Tendo foco, portanto, no trabalho com crianças com deficiência visual, foi desenvolvido um material didático que servirá como auxiliador na consolidação do pensamento computacional em crianças cegas e com baixa visão, uma vez que existe pouco acervo bibliográfico com essa abordagem. O material desenvolvido por meio de técnicas da Computação Desplugada e da Programação em Blocos foi levado ao Instituto dos Cegos da cidade de Campina Grande e aplicado com algumas crianças, obtendo resultados satisfatórios. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEI pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ciência da Computação. pt_BR
dc.title Análise e desenvolvimento de material didático para auxílio na formação do pensamento computacional em crianças com deficiência visual. pt_BR
dc.date.issued 2022-04-02
dc.description.abstract We know that childhood is the period where there is greater development of individual skills. At this stage, the child is open to new knowledge, with creativity and curiosity as strong characteristics. In current times, we realize that most children are able to have good resourcefulness with technology, a means of facilitating the learning process and problem solving, for example. In this sense, consolidating a Computational Thinking still in the childhood stage is very relevant, as it will make you think more effectively, simply and agilely at times when you need to make certain decisions or even solve problems in your daily life. In the context of visually impaired children, this factor does not change, even with the difficulties faced by the lack of inclusion in our country, the ability to develop this computational thinking is the same. Focusing, therefore, on working with visually impaired children, a didactic material was developed that will serve as an aid in the consolidation of computational thinking in blind and low vision children, since there is little bibliographic collection with this approach. The material developed through Unplugged Computing and Block Programming techniques was taken to the Instituto dos Cegos in the city of Campina Grande and applied to some children, obtaining satisfactory results. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29274
dc.date.accessioned 2023-04-05T17:49:50Z
dc.date.available 2023-04-05
dc.date.available 2023-04-05T17:49:50Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Material didático - deficientes visuais pt_BR
dc.subject Pensamento computacional - crianças deficientes visuais pt_BR
dc.subject Deficiência visual - crianças pt_BR
dc.subject Computação desplugada pt_BR
dc.subject Programação em blocos pt_BR
dc.subject Inclusão pt_BR
dc.subject Jogo pt_BR
dc.subject Crianças - deficientes visuais pt_BR
dc.subject Didactic material - visually impaired pt_BR
dc.subject Computational thinking - visually impaired children pt_BR
dc.subject Visual impairment - children pt_BR
dc.subject Unplugged computing pt_BR
dc.subject Block programming pt_BR
dc.subject Inclusion pt_BR
dc.subject Game pt_BR
dc.subject Children - visually impaired pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator MEDEIROS, Matheus Silva.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Analysis and development of didactic material to aid in the formation of computational thinking in visually impaired children. pt_BR
dc.identifier.citation MEDEIROS, Matheus Silva. Análise e desenvolvimento de material didático para auxílio na formação do pensamento computacional em crianças com deficiência visual. 2022. 12f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo), Curso de Bacharelado em Ciência da Computação, Centro de Engenharia Elétrica e Informática , Universidade Federal de Campina Grande – Paraíba - Brasil, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29274 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta