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Análise de acessibilidade visual na usabilidade da plataforma moodle para deficientes visuais e baixa visão.

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dc.creator.ID OLIVEIRA, M. L. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/3269815201085075 pt_BR
dc.contributor.advisor1 MASSONI, Tiago Lima.
dc.contributor.advisor1ID MASSONI, T. L. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3563923906851611 pt_BR
dc.contributor.referee1 OLIVEIRA, Maxwell Guimarães de.
dc.contributor.referee1ID OLIVEIRA, M. G. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/9070169649750195 pt_BR
dc.contributor.referee2 BRASILEIRO, Francisco Vilar.
dc.contributor.referee2ID BRASILEIRO, F. V. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/5957855817378897 pt_BR
dc.description.resumo Nos últimos anos, o uso de plataformas de ensino ganhou mais espaço nas instituições de educação, seja de modo complementar ao ensino presencial, ou para cursos totalmente remotos. Dessa forma, é de grande importância o acesso às informações e funcionalidades nesses serviços à usuários com algum tipo de deficiência. No entanto, grande parte dos sistemas ainda não são projetados priorizando requisitos e padrões de usabilidade e acessibilidade para pessoas com deficiência, onde se pode destacar o grupo dos deficientes visuais, que segundo a Organização Mundial da Saúde, no mundo, são 39 milhões de pessoas. Na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), uma das plataformas usadas para o ensino remoto é o Moodle. Neste contexto, este artigo apresenta um estudo para avaliar o nível de acessibilidade visual da plataforma Moodle usando ferramentas automáticas e testes de usabilidade com participantes quem tinham algum grau de deficiência visual, com o intuito de encontrar possíveis problemas de interação. Os resultados mostram que a plataforma não pode ser considerada totalmente acessível a todo e qualquer aluno com deficiência visual para usar plenamente todos os serviços disponibilizados nele, devido às violações das diretrizes utilizadas nas avaliações automáticas e de usabilidade. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEI pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ciência da Computação. pt_BR
dc.title Análise de acessibilidade visual na usabilidade da plataforma moodle para deficientes visuais e baixa visão. pt_BR
dc.date.issued 2022-09-02
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29275
dc.date.accessioned 2023-04-05T17:52:00Z
dc.date.available 2023-04-05
dc.date.available 2023-04-05T17:52:00Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Plataforma moodle pt_BR
dc.subject Moodle platform pt_BR
dc.subject Acessibilidade visual pt_BR
dc.subject Visual accessibility pt_BR
dc.subject Deficientes visuais pt_BR
dc.subject Visually impaired pt_BR
dc.subject Portadores de baixa visão pt_BR
dc.subject Low vision carriers pt_BR
dc.subject Usabilidade - plataforma moodle pt_BR
dc.subject Usability - moodle platform pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator OLIVEIRA, Mateus de Lima.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Analysis of visual accessibility in the usability of the moodle platform for the visually impaired and low vision. pt_BR
dc.identifier.citation OLIVEIRA, Mateus de Lima. Análise de acessibilidade visual na usabilidade da plataforma moodle para deficientes visuais e baixa visão. 2022. 12f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo), Curso de Bacharelado em Ciência da Computação, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Universidade Federal de Campina Grande – Paraíba - Brasil, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29275 pt_BR


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