dc.creator.ID |
GOUVEIA, T. G. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1695524136250577 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
ARAÚJO, Joseana Macêdo Fechine Régis de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
ARAÚJO, J. M. F. R. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7179691582151907 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SILVA, Tiago Emmanuel Pereira da Cunha. |
|
dc.contributor.referee1ID |
SILVA, T. E. P. C. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
BRASILEIRO, Francisco Vilar. |
|
dc.contributor.referee2ID |
BRASILEIRO, F. V. |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Na atualidade, nota-se uma crescente valorização da área de tecnologia no Brasil e no mundo.
Ainda que as mulheres tenham tido um papel fundamental na história da computação, sabe-se
que sua presença no meio é consideravelmente inferior quando comparada à dos homens,
mesmo com o aumento dessa valorização. Aliado a esse fato, com o início da pandemia no
ano de 2020, as universidades tiveram que aderir ao modelo remoto de ensino, o que pode ter
impactado no desempenho dos alunos (homens e mulheres). Nesse contexto, o trabalho de
conclusão de curso ora descrito tem como objetivo analisar o desempenho dos discentes no
curso de Ciência da Computação da UFCG, durante a pandemia de COVID-19, que
promoveu o ensino à distância, fato este que provocou mudanças no ensino de graduação da
instituição. Para tanto, foram realizadas análises quantitativas, a partir de dados relativos ao
desempenho acadêmico. Ao final deste trabalho foi possível notar que o desempe- nho
acadêmico dos alunos foi maior durante os períodos de ensino remoto e que o sexo dos alunos
não influencia nesse desempenho. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEI |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Ciência da Computação. |
pt_BR |
dc.title |
Análise do desempenho dos alunos de Ciência da Computação, na Universidade Federal de Campina Grande, nos períodos presenciais e remotos emergenciais. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2022-09-02 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29281 |
|
dc.date.accessioned |
2023-04-05T18:27:54Z |
|
dc.date.available |
2023-04-05 |
|
dc.date.available |
2023-04-05T18:27:54Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Alunos de Ciência da Computação - UFCG |
pt_BR |
dc.subject |
Desempenho de alunos - Ciência da Computação - UFCG |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino remoto - desempenho de alunos |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino presencial - desempenho de alunos |
pt_BR |
dc.subject |
Mulheres - desempenho acadêmico |
pt_BR |
dc.subject |
Computer Science Students - UFCG |
pt_BR |
dc.subject |
Student Performance - Computer Science - UFCG |
pt_BR |
dc.subject |
Remote teaching - student performance |
pt_BR |
dc.subject |
Face-to-face teaching - student performance |
pt_BR |
dc.subject |
Women - academic performance |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
GOUVEIA, Talita Galdino. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Analysis of the performance of Computer Science students at the Federal University of Campina Grande, during face-to-face and remote emergency periods. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
GOUVEIA, Talita Galdino. Análise do desempenho dos alunos de Ciência da Computação, na Universidade Federal de Campina Grande, nos períodos presenciais e remotos emergenciais. 2022. 14f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo), Curso de Bacharelado em Ciência da Computação, Centro de Engenharia Elétrica e Informática , Universidade Federal de Campina Grande – Paraíba - Brasil, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29281 |
pt_BR |