dc.creator.ID |
COUTO, R. F. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4256933489760507 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
MARACAJÁ, Kettrin Farias Bem. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
MARACAJÁ, K. F. B. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5398977630029480 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 |
MACHADO, Petruska de Araújo. |
|
dc.contributor.advisor-co1ID |
MACHADO, P. A. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6865841533859571 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
NASCIMENTO, Alex Bruno Ferreira Marques do. |
|
dc.contributor.referee1ID |
NASCIMENTO, A. B. F. M. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5953526094110213 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
VASCONCELOS, Fábio Perdigão. |
|
dc.contributor.referee2ID |
VASCONCELOS, FÁBIO PERDIGÃO. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2358953760401618 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Este estudo teve como objetivo aprofundar as discussões e análises das relações acerca de
educação financeira e sustentabilidade. O primeiro artigo apresenta o mapa bibliométrico
clusterizado das discussões científicas entre os campos estudados, apoiado por uma análise de
coocorrência de palavras, traz as principais métricas de produtividade e impacto das
produções, bem como as concentrações das discussões de educação financeira com a tríplice
sustentável. O segundo artigo, apresentamos um framework conceitual e o desenho da relação
entre educação financeira e sustentabilidade no comportamento, considerando que os níveis
de educação financeira e sustentabilidade impactam diretamente na planejamento e controle
orçamentário, nas características de busca por crédito e investimento, bem como nos níveis de
poupança e endividamento, nos comportamentos de consumo e na produção e descarte de
resíduos, determinando as expectativas e perspectivas de futuro e legado. O terceiro artigo
propôs os principais itens envolvidos nas sete dimensões previamente apresentadas no paper
2. Foram apresentados um total de 139 itens, validados por especialistas quanto à adequação
do item na dimensão e à clareza do enunciado, através de escalas de ordenação. A escolha dos
itens se deu pela utilização de escores das médias dos critérios, restando 137 itens ao fim. O
trabalho, como um todo, foi um passo para aprofundar a compreensão da relação entre a
educação financeira e a sustentabilidade, principalmente no pilar ambiental, pouco
investigado e o processo de reunião conceitual e formulação de hipóteses relacionais, bem
como a instrumentação, tornam-se valiosas na minimização de riscos e problemas na
aplicação prática de pesquisas futuras. Como sugestão para pesquisas futuras, sugere-se a
aplicação do instrumento e a utilização das dimensões propostas em estudos que investiguem
outras relações, além das propostas. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.program |
PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Administração |
pt_BR |
dc.title |
Sustainable finances: a discussion about the relations between personal finance management and sustainability. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2022-08-01 |
|
dc.description.abstract |
This study aimed to deepen the discussions and analysis of relationships around financial
education and sustainability. The first article presents the clustered bibliometric map of
scientific discussions between the fields studied, supported by a co-occurrence analysis of
words, bringing the primary metrics of productivity and impact of productions, as well as the
concentrations of financial education discussions with the sustainable triple. In the second
article, we present a conceptual framework and the design of the relationship between
financial education and sustainability in behavior, considering that the levels of financial
education and sustainability have a direct impact on budget planning and control, on the
characteristics of seeking credit and investment, as well as on the levels of savings and
indebtedness, in consumer behavior and the production and disposal of waste, determining
expectations and perspectives for the future and legacy. The third article proposed the main
items involved in the seven dimensions previously presented in paper 2. A total of 139 items
were presented, validated by specialists regarding the adequacy of the item in the dimension
and the clarity of the statement, through ordering scales. The choice of items was based on
average criteria scores, leaving 137 items at the end. The work, as a whole, was a step towards
deepening the understanding of the relationship between financial education and
sustainability, especially in the environmental pillar, which little investigated. The process of
conceptual gathering and formulation of relational hypotheses and instrumentation becomes
valuable in minimizing risks and problems in the practical application of future research. As a
suggestion for future research is indicated the application of the instrument and the use of the
proposed dimensions in studies that investigate other relationships, in addition to the
proposals. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29288 |
|
dc.date.accessioned |
2023-04-10T11:29:21Z |
|
dc.date.available |
2023-04-10 |
|
dc.date.available |
2023-04-10T11:29:21Z |
|
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.subject |
Educação financeira |
pt_BR |
dc.subject |
Sustentabilidade |
pt_BR |
dc.subject |
Alfabetização financeira |
pt_BR |
dc.subject |
Financial education |
pt_BR |
dc.subject |
Sustainability |
pt_BR |
dc.subject |
Literacy financial |
pt_BR |
dc.subject |
Educación financiera |
pt_BR |
dc.subject |
Sostenibilidad |
pt_BR |
dc.subject |
Literatura financiero |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
COUTO, Renally Fernandes. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Finanças sustentáveis: uma discussão sobre as relações entre gestão de finanças pessoais e sustentabilidade. |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Finanzas sostenibles: una discusión sobre las relaciones entre gestión de finanzas personales y sostenibilidad. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
COUTO, Renally Fernandes. Sustainable finances: a discussion about the relations between
personal finance management and sustainability. 2022. 102 fl. Dissertação (Mestrado em Administração), Programa de Pós-Graduação em Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2022. Disponível em:http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29288 |
pt_BR |
dc.description.resumen |
Este estudio tuvo como objetivo profundizar las discusiones y análisis de las relaciones sobre
educación financiera y sostenibilidad. El primer artículo presenta el mapa bibliométrico
agrupamiento de discusiones científicas entre los campos estudiados, respaldado por un análisis de
co-ocurrencia de palabras, trae las principales métricas de productividad e impacto de
producciones, así como concentraciones de debates de educación financiera con la triple
sostenible. En el segundo artículo presentamos un marco conceptual y el diseño de la relación
entre la educación financiera y la sustentabilidad en el comportamiento, considerando que los niveles
de educación financiera y sostenibilidad impactan directamente en la planificación y control
presupuesto, en las características de la búsqueda de crédito e inversión, así como en los niveles de
el ahorro y el endeudamiento, el comportamiento del consumidor y la producción y disposición de
residuos, determinando expectativas y perspectivas de futuro y legado. el tercer articulo
propuso los principales ítems involucrados en las siete dimensiones presentadas previamente en el documento
2. Se presentaron un total de 139 ítems, validados por expertos para su adecuación
del ítem en la dimensión y claridad del enunciado, a través de escalas de ordenación. La elección de
Los ítems se dieron utilizando las puntuaciones promedio de los criterios, quedando 137 ítems al final. O
trabajo, en su conjunto, fue un paso hacia la profundización de la comprensión de la relación entre
educación financiera y sustentabilidad, principalmente en el pilar ambiental, poco
investigado y el proceso de montaje conceptual y formulación de hipótesis relacionales, así como
como la instrumentación, se vuelven valiosos para minimizar los riesgos y problemas en el
aplicación práctica de futuras investigaciones. Como sugerencia para futuras investigaciones, sugerimos la
aplicación del instrumento y el uso de las dimensiones propuestas en estudios que investigan
otras relaciones, además de las propuestas. |
pt_BR |