DSpace/Manakin Repository

Sustainable finances: a discussion about the relations between personal finance management and sustainability.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID COUTO, R. F. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/4256933489760507 pt_BR
dc.contributor.advisor1 MARACAJÁ, Kettrin Farias Bem.
dc.contributor.advisor1ID MARACAJÁ, K. F. B. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5398977630029480 pt_BR
dc.contributor.advisor-co1 MACHADO, Petruska de Araújo.
dc.contributor.advisor-co1ID MACHADO, P. A. pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Lattes http://lattes.cnpq.br/6865841533859571 pt_BR
dc.contributor.referee1 NASCIMENTO, Alex Bruno Ferreira Marques do.
dc.contributor.referee1ID NASCIMENTO, A. B. F. M. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/5953526094110213 pt_BR
dc.contributor.referee2 VASCONCELOS, Fábio Perdigão.
dc.contributor.referee2ID VASCONCELOS, FÁBIO PERDIGÃO. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/2358953760401618 pt_BR
dc.description.resumo Este estudo teve como objetivo aprofundar as discussões e análises das relações acerca de educação financeira e sustentabilidade. O primeiro artigo apresenta o mapa bibliométrico clusterizado das discussões científicas entre os campos estudados, apoiado por uma análise de coocorrência de palavras, traz as principais métricas de produtividade e impacto das produções, bem como as concentrações das discussões de educação financeira com a tríplice sustentável. O segundo artigo, apresentamos um framework conceitual e o desenho da relação entre educação financeira e sustentabilidade no comportamento, considerando que os níveis de educação financeira e sustentabilidade impactam diretamente na planejamento e controle orçamentário, nas características de busca por crédito e investimento, bem como nos níveis de poupança e endividamento, nos comportamentos de consumo e na produção e descarte de resíduos, determinando as expectativas e perspectivas de futuro e legado. O terceiro artigo propôs os principais itens envolvidos nas sete dimensões previamente apresentadas no paper 2. Foram apresentados um total de 139 itens, validados por especialistas quanto à adequação do item na dimensão e à clareza do enunciado, através de escalas de ordenação. A escolha dos itens se deu pela utilização de escores das médias dos critérios, restando 137 itens ao fim. O trabalho, como um todo, foi um passo para aprofundar a compreensão da relação entre a educação financeira e a sustentabilidade, principalmente no pilar ambiental, pouco investigado e o processo de reunião conceitual e formulação de hipóteses relacionais, bem como a instrumentação, tornam-se valiosas na minimização de riscos e problemas na aplicação prática de pesquisas futuras. Como sugestão para pesquisas futuras, sugere-se a aplicação do instrumento e a utilização das dimensões propostas em estudos que investiguem outras relações, além das propostas. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Administração pt_BR
dc.title Sustainable finances: a discussion about the relations between personal finance management and sustainability. pt_BR
dc.date.issued 2022-08-01
dc.description.abstract This study aimed to deepen the discussions and analysis of relationships around financial education and sustainability. The first article presents the clustered bibliometric map of scientific discussions between the fields studied, supported by a co-occurrence analysis of words, bringing the primary metrics of productivity and impact of productions, as well as the concentrations of financial education discussions with the sustainable triple. In the second article, we present a conceptual framework and the design of the relationship between financial education and sustainability in behavior, considering that the levels of financial education and sustainability have a direct impact on budget planning and control, on the characteristics of seeking credit and investment, as well as on the levels of savings and indebtedness, in consumer behavior and the production and disposal of waste, determining expectations and perspectives for the future and legacy. The third article proposed the main items involved in the seven dimensions previously presented in paper 2. A total of 139 items were presented, validated by specialists regarding the adequacy of the item in the dimension and the clarity of the statement, through ordering scales. The choice of items was based on average criteria scores, leaving 137 items at the end. The work, as a whole, was a step towards deepening the understanding of the relationship between financial education and sustainability, especially in the environmental pillar, which little investigated. The process of conceptual gathering and formulation of relational hypotheses and instrumentation becomes valuable in minimizing risks and problems in the practical application of future research. As a suggestion for future research is indicated the application of the instrument and the use of the proposed dimensions in studies that investigate other relationships, in addition to the proposals. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29288
dc.date.accessioned 2023-04-10T11:29:21Z
dc.date.available 2023-04-10
dc.date.available 2023-04-10T11:29:21Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Educação financeira pt_BR
dc.subject Sustentabilidade pt_BR
dc.subject Alfabetização financeira pt_BR
dc.subject Financial education pt_BR
dc.subject Sustainability pt_BR
dc.subject Literacy financial pt_BR
dc.subject Educación financiera pt_BR
dc.subject Sostenibilidad pt_BR
dc.subject Literatura financiero pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator COUTO, Renally Fernandes.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Finanças sustentáveis: uma discussão sobre as relações entre gestão de finanças pessoais e sustentabilidade. pt_BR
dc.title.alternative Finanzas sostenibles: una discusión sobre las relaciones entre gestión de finanzas personales y sostenibilidad. pt_BR
dc.identifier.citation COUTO, Renally Fernandes. Sustainable finances: a discussion about the relations between personal finance management and sustainability. 2022. 102 fl. Dissertação (Mestrado em Administração), Programa de Pós-Graduação em Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2022. Disponível em:http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29288 pt_BR
dc.description.resumen Este estudio tuvo como objetivo profundizar las discusiones y análisis de las relaciones sobre educación financiera y sostenibilidad. El primer artículo presenta el mapa bibliométrico agrupamiento de discusiones científicas entre los campos estudiados, respaldado por un análisis de co-ocurrencia de palabras, trae las principales métricas de productividad e impacto de producciones, así como concentraciones de debates de educación financiera con la triple sostenible. En el segundo artículo presentamos un marco conceptual y el diseño de la relación entre la educación financiera y la sustentabilidad en el comportamiento, considerando que los niveles de educación financiera y sostenibilidad impactan directamente en la planificación y control presupuesto, en las características de la búsqueda de crédito e inversión, así como en los niveles de el ahorro y el endeudamiento, el comportamiento del consumidor y la producción y disposición de residuos, determinando expectativas y perspectivas de futuro y legado. el tercer articulo propuso los principales ítems involucrados en las siete dimensiones presentadas previamente en el documento 2. Se presentaron un total de 139 ítems, validados por expertos para su adecuación del ítem en la dimensión y claridad del enunciado, a través de escalas de ordenación. La elección de Los ítems se dieron utilizando las puntuaciones promedio de los criterios, quedando 137 ítems al final. O trabajo, en su conjunto, fue un paso hacia la profundización de la comprensión de la relación entre educación financiera y sustentabilidad, principalmente en el pilar ambiental, poco investigado y el proceso de montaje conceptual y formulación de hipótesis relacionales, así como como la instrumentación, se vuelven valiosos para minimizar los riesgos y problemas en el aplicación práctica de futuras investigaciones. Como sugerencia para futuras investigaciones, sugerimos la aplicación del instrumento y el uso de las dimensiones propuestas en estudios que investigan otras relaciones, además de las propuestas. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta