dc.creator.ID |
SILVA, D. D. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9555051619335470 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
BARROS, Marcelo Alves de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
BARROS, M. A. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1101332313551029 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
OLIVEIRA, Maxwell Guimarães de. |
|
dc.contributor.referee1ID |
OLIVEIRA, M. G. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9070169649750195 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
MASSONI, Tiago Lima. |
|
dc.contributor.referee2ID |
MASSONI, T. L. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3563923906851611 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
A evasão nas Instituições de Ensino Superior no Brasil é
um problema que gera impactos de cunhos financeiro e social,
para toda a população. No Curso de Computação da Universidade
Federal de Campina Grande (UFCG) a evasão é motivo de
preocupação de professores e gestores, sobretudo em relação aos
alunos ingressantes do curso. O Programa de Educação Tutorial
(PET) em Computação da UFCG desenvolveu uma abordagem
complementar e colaborativa de formação de alunos veteranos e
ingressantes, denominada Gesto, com o intuito de diminuir os
índices de evasão dos estudantes ingressantes nesta fase
desafiadora de início da experiência universitária. A abordagem é
baseada na prática do voluntariado e na construção social de
sentidos do estudo de computação, através de atividades de
desenvolvimento de habilidades técnicas (hardskills) e
não-técnicas (softskills) escolhidas pelos alunos em um portfólio
que lhes é oferecido semestralmente. Este trabalho apresenta uma
análise dos impactos desta abordagem a partir do estudo de três
atividades escolhidas pelos ingressantes dentre aquelas
disponíveis no portfólio oferecido no semestre letivo de 2022.1.
Resultados das avaliações feitas pelos alunos participantes,
ingressantes e veteranos, indicam que tal abordagem pode,
juntamente com outras ações, diminuir a evasão no Curso de
Ciência da Computação na UFCG. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEI |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Ciência da Computação. |
pt_BR |
dc.title |
GESTO: uma abordagem de formação complementar e colaborativa de alunos veteranos e ingressantes para redução da evasão dos estudantes ingressantes no Curso de Computação da UFCG. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2023-02-14 |
|
dc.description.abstract |
Dropout in Higher Education Institutions in Brazil is a problem that generates financial and social
impacts for the entire population. In the Computer Science course at the Federal University of
Campina Grande (UFCG), the dropout rate concerns professors and managers, especially in relation to
students entering the course. The UFCG's Tutorial Education Program (PET) in Computer Science has
developed a complementary and collaborative approach to training senior and newcomer students,
called Gesto, to reduce the dropout rates of newcomer students in this challenging phase at the
beginning of the university experience. The approach is based on the practice of volunteer work and
on the social construction of meanings of the study of computing through activities to develop
technical skills (hard skills) and non-technical skills (soft skills) chosen by the students in a portfolio
offered to them semiannually. This study presents an analysis of the impacts of this approach based
on the study of three activities chosen by the newcomer students among those available in the
portfolio offered during the 2022.1 semester. The results of the evaluations answered by the
participants, newcomers, and seniors students indicate that this approach can, along with other
actions, decrease the dropout rate in the Computer Science course at UFCG. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29297 |
|
dc.date.accessioned |
2023-04-10T13:13:29Z |
|
dc.date.available |
2023-04-10 |
|
dc.date.available |
2023-04-10T13:13:29Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Formação complementar colaborativa |
pt_BR |
dc.subject |
Collaborative complementary training |
pt_BR |
dc.subject |
Curso de Ciência da Computação - UFCG |
pt_BR |
dc.subject |
Computer Science Course - UFCG |
pt_BR |
dc.subject |
Evasão - Curso de Ciência da Computação - UFCG |
pt_BR |
dc.subject |
Evasion - Computer Science Course - UFCG |
pt_BR |
dc.subject |
Educação tutorial - Ciência da Computação - UFCG |
pt_BR |
dc.subject |
Tutorial education - Computer Science - UFCG |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SILVA, Dayvid Daniel da. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
GESTO: a complementary and collaborative training approach for veteran and freshmen students to reduce the evasion of freshmen students in the UFCG Computing Course. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SILVA, Dayvid Daniel da. GESTO: uma abordagem de formação complementar e colaborativa de alunos veteranos e ingressantes para redução da evasão dos estudantes ingressantes no Curso de Computação da UFCG. 2023. 11f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo), Curso de Bacharelado em Ciência da Computação, Centro de Engenharia Elétrica e Informática , Universidade Federal de Campina Grande – Paraíba - Brasil, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29297 |
pt_BR |