DSpace/Manakin Repository

GESTO: uma abordagem de formação complementar e colaborativa de alunos veteranos e ingressantes para redução da evasão dos estudantes ingressantes no Curso de Computação da UFCG.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SILVA, D. D. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/9555051619335470 pt_BR
dc.contributor.advisor1 BARROS, Marcelo Alves de.
dc.contributor.advisor1ID BARROS, M. A. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/1101332313551029 pt_BR
dc.contributor.referee1 OLIVEIRA, Maxwell Guimarães de.
dc.contributor.referee1ID OLIVEIRA, M. G. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/9070169649750195 pt_BR
dc.contributor.referee2 MASSONI, Tiago Lima.
dc.contributor.referee2ID MASSONI, T. L. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/3563923906851611 pt_BR
dc.description.resumo A evasão nas Instituições de Ensino Superior no Brasil é um problema que gera impactos de cunhos financeiro e social, para toda a população. No Curso de Computação da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) a evasão é motivo de preocupação de professores e gestores, sobretudo em relação aos alunos ingressantes do curso. O Programa de Educação Tutorial (PET) em Computação da UFCG desenvolveu uma abordagem complementar e colaborativa de formação de alunos veteranos e ingressantes, denominada Gesto, com o intuito de diminuir os índices de evasão dos estudantes ingressantes nesta fase desafiadora de início da experiência universitária. A abordagem é baseada na prática do voluntariado e na construção social de sentidos do estudo de computação, através de atividades de desenvolvimento de habilidades técnicas (hardskills) e não-técnicas (softskills) escolhidas pelos alunos em um portfólio que lhes é oferecido semestralmente. Este trabalho apresenta uma análise dos impactos desta abordagem a partir do estudo de três atividades escolhidas pelos ingressantes dentre aquelas disponíveis no portfólio oferecido no semestre letivo de 2022.1. Resultados das avaliações feitas pelos alunos participantes, ingressantes e veteranos, indicam que tal abordagem pode, juntamente com outras ações, diminuir a evasão no Curso de Ciência da Computação na UFCG. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEI pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ciência da Computação. pt_BR
dc.title GESTO: uma abordagem de formação complementar e colaborativa de alunos veteranos e ingressantes para redução da evasão dos estudantes ingressantes no Curso de Computação da UFCG. pt_BR
dc.date.issued 2023-02-14
dc.description.abstract Dropout in Higher Education Institutions in Brazil is a problem that generates financial and social impacts for the entire population. In the Computer Science course at the Federal University of Campina Grande (UFCG), the dropout rate concerns professors and managers, especially in relation to students entering the course. The UFCG's Tutorial Education Program (PET) in Computer Science has developed a complementary and collaborative approach to training senior and newcomer students, called Gesto, to reduce the dropout rates of newcomer students in this challenging phase at the beginning of the university experience. The approach is based on the practice of volunteer work and on the social construction of meanings of the study of computing through activities to develop technical skills (hard skills) and non-technical skills (soft skills) chosen by the students in a portfolio offered to them semiannually. This study presents an analysis of the impacts of this approach based on the study of three activities chosen by the newcomer students among those available in the portfolio offered during the 2022.1 semester. The results of the evaluations answered by the participants, newcomers, and seniors students indicate that this approach can, along with other actions, decrease the dropout rate in the Computer Science course at UFCG. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29297
dc.date.accessioned 2023-04-10T13:13:29Z
dc.date.available 2023-04-10
dc.date.available 2023-04-10T13:13:29Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Formação complementar colaborativa pt_BR
dc.subject Collaborative complementary training pt_BR
dc.subject Curso de Ciência da Computação - UFCG pt_BR
dc.subject Computer Science Course - UFCG pt_BR
dc.subject Evasão - Curso de Ciência da Computação - UFCG pt_BR
dc.subject Evasion - Computer Science Course - UFCG pt_BR
dc.subject Educação tutorial - Ciência da Computação - UFCG pt_BR
dc.subject Tutorial education - Computer Science - UFCG pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Dayvid Daniel da.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative GESTO: a complementary and collaborative training approach for veteran and freshmen students to reduce the evasion of freshmen students in the UFCG Computing Course. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Dayvid Daniel da. GESTO: uma abordagem de formação complementar e colaborativa de alunos veteranos e ingressantes para redução da evasão dos estudantes ingressantes no Curso de Computação da UFCG. 2023. 11f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo), Curso de Bacharelado em Ciência da Computação, Centro de Engenharia Elétrica e Informática , Universidade Federal de Campina Grande – Paraíba - Brasil, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29297 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta