dc.creator.ID |
SOUZA, A. B. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
MORAIS, Fábio Jorge Almeida. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
MORAIS, F. J. A. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0987042606840444 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
MACHADO, Patricia Duarte de Lima. |
|
dc.contributor.referee1ID |
MACHADO, P. D. L. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
MASSONI, Tiago Lima. |
|
dc.contributor.referee2ID |
MASSONI, T. L. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3563923906851611 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
A análise de dados é uma das formas que os governos e a sociedade de diversos países diferentes
encontraram para melhorar seu funcionamento, por meio da análise de indicadores e dados abertos do
governo, que oferecem um melhor direcionamento a políticos, funcionários públicos e agentes da
sociedade para tomarem melhores ações para o benefício da população. Diante do exposto, utilizando
dados obtidos pelo Governo Federal, esse trabalho busca fazer um estudo do impacto do
financiamento do ensino superior privado por meio do Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) a
partir da análise e visualização de dados. O objetivo é observar, a partir da análise dos dados, as
características dos cursos e dos alunos participantes do FIES ao longo dos anos 2011-2019, ajudando
a entender e demonstrar o impacto que esse programa causa na sociedade civil. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEI |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Ciência da Computação. |
pt_BR |
dc.title |
Análise de dados socioeconômicos do FIES. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2023-02-14 |
|
dc.description.abstract |
Data analysis is one of the ways that
governments and society in different countries have
found to improve their functioning, through the analysis
of open government indicators and data, which offer
better guidance to politicians, public officials and agents
of society, to take better actions for the benefit of the
population. Given the above, using data obtained by the
Federal Government, this work seeks to study the impact
of financing private higher education through the Student
Financing Fund (FIES) based on data analysis and
visualization. The objective is to observe, based on data
analysis, the characteristics of the courses and students
participating in the FIES over the years 2011-2019,
helping to understand and demonstrate the impact that
this program has on civil society. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29311 |
|
dc.date.accessioned |
2023-04-10T15:50:50Z |
|
dc.date.available |
2023-04-10 |
|
dc.date.available |
2023-04-10T15:50:50Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Dados socioeconômicos - FIES |
pt_BR |
dc.subject |
FIES - Fundo de Financiamento Estudantil |
pt_BR |
dc.subject |
Fundo de Financiamento Estudantil |
pt_BR |
dc.subject |
Análise de dados |
pt_BR |
dc.subject |
Dados abertos |
pt_BR |
dc.subject |
Análise de indicadores - FIES |
pt_BR |
dc.subject |
Ciência de dados |
pt_BR |
dc.subject |
Gastos públicos com educação |
pt_BR |
dc.subject |
Socioeconomic data - FIES |
pt_BR |
dc.subject |
FIES - Student Financing Fund |
pt_BR |
dc.subject |
Student Financing Fund |
pt_BR |
dc.subject |
Data analysis |
pt_BR |
dc.subject |
Open data |
pt_BR |
dc.subject |
Indicator analysis - FIES |
pt_BR |
dc.subject |
Data science |
pt_BR |
dc.subject |
Public spending on education |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SOUZA, Artur Brito. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Analysis of socioeconomic data from FIES. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SOUZA, Artur Brito. Análise de dados socioeconômicos do FIES. 2023. 14f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo), Curso de Bacharelado em Ciência da Computação, Centro de Engenharia Elétrica e Informática , Universidade Federal de Campina Grande – Paraíba - Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29311 |
pt_BR |