DSpace/Manakin Repository

Aprendizado profundo aplicado à classificação de peças de xadrez.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID ARAÚJO, G. S. S. pt_BR
dc.contributor.advisor1 GOMES, Herman Martins.
dc.contributor.advisor1ID GOMES, H. M. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/4223020694433271 pt_BR
dc.contributor.referee1 MARINHO, Leandro Balby.
dc.contributor.referee1ID MARINHO, L. B. pt_BR
dc.contributor.referee2 MASSONI, Tiago Lima.
dc.contributor.referee2ID MASSONI, T. L. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/3563923906851611 pt_BR
dc.description.resumo Esta pesquisa apresenta uma solução fundamentada em redes neurais de aprendizado profundo para a classificação de peças de xadrez. O objetivo é avaliar a aplicabilidade destes algoritmos em contextos como na robótica, por exemplo. Pensando nisso, foram treinados diferentes modelos de redes neurais, com arquitetura e hiperparâmetros diferentes. Posteriormente, calculou-se as métricas acurácia, precisão, revocação e f1-score para cada modelo treinado e comparou-se estas métricas para se definir o modelo com melhor desempenho. O objetivo de cada modelo foi classificar corretamente a imagem de entrada em uma de treze classes, sendo estas classes 12 peças de xadrez e uma classe que representa o espaço do tabuleiro vazio. Desta forma, chegou-se a um modelo com 99.15% de acurácia no reconhecimento de peças de xadrez, este modelo foi fundamentado na arquitetura MobileNet e teve como melhores parâmetros encontrados: learning rate de 0.00019, 256 neurônios na camada densa e 43 das primeiras camadas congeladas. Além disso, utilizou-se os pesos pré-treinados da ImageNet neste modelo. Estes resultados mostram a eficácia das redes neurais profundas na classificação de imagens de peças de xadrez pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEI pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ciência da Computação. pt_BR
dc.title Aprendizado profundo aplicado à classificação de peças de xadrez. pt_BR
dc.date.issued 2023-02-14
dc.description.abstract This research presents a solution based on deep learning neural networks for the classification of chess pieces. The goal is to evaluate the applicability of these algorithms in contexts such as robotics, for example. With that in mind, different neural network models were trained, with different architectures and hyperparameters. Later, the metrics accuracy, precision, recall and f1-score were calculated for each trained model and these metrics were compared to define the model with the best performance. The goal of each model was to correctly classify the input image into one of thirteen classes, these classes being 12 chess pieces and one class representing the empty space of the board. In this way, a model with 99.15% accuracy in the recognition of chess pieces was reached, this model was based on the MobileNet architecture and had as the best parameters found: learning rate of 0.00019, 256 neurons in the dense layer and 43 of the first layers frozen. Furthermore, pre-trained weights from ImageNet were used in this model. These results show the effectiveness of deep neural networks in classifying chess piece images.
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29312
dc.date.accessioned 2023-04-10T16:02:32Z
dc.date.available 2023-04-10
dc.date.available 2023-04-10T16:02:32Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Aprendizado profundo de máquina pt_BR
dc.subject Peças de xadrez pt_BR
dc.subject Xadrez - peças pt_BR
dc.subject Redes neurais convolucionais pt_BR
dc.subject Arquitetura MobileNet pt_BR
dc.subject Processamento digital de imagem pt_BR
dc.subject Classificação de objetos em imagens pt_BR
dc.subject Jogo de Xadrez pt_BR
dc.subject Inteligência artificial pt_BR
dc.subject Algoritmo de classificação de imagem pt_BR
dc.subject Deep machine learning pt_BR
dc.subject Chess pieces pt_BR
dc.subject Convolutional Neural Networks pt_BR
dc.subject MobileNet Architecture pt_BR
dc.subject Digital image processing pt_BR
dc.subject Classification of objects in images pt_BR
dc.subject Chess game pt_BR
dc.subject Artificial intelligence pt_BR
dc.subject Image classification algorithm pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ARAÚJO, Gabriel Schubert Silva.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Deep learning applied to sorting chess pieces. pt_BR
dc.identifier.citation ARAÚJO, Gabriel Schubert Silva. Aprendizado profundo aplicado à classificação de peças de xadrez. 2023. 12f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo), Curso de Bacharelado em Ciência da Computação, Centro de Engenharia Elétrica e Informática , Universidade Federal de Campina Grande – Paraíba - Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29312 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta