dc.creator.ID |
SILVA, M. W. A. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6659024984741591 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SILVA, Vanderlan Francisco da. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SILVA, Vanderlan F. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0640011315166109 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
LIMA, Elizabeth Christina de Andrade. |
|
dc.contributor.referee1ID |
LIMA, E. C. A. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9483143620752293 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
TELLA, Marco Aurélio Paz. |
|
dc.contributor.referee2ID |
TELLA, M. A. P. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9764530912212948 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Esta dissertação é fruto da pesquisa vinculada ao mestrado em Ciências Sociais, no Programa
de Pós-Graduação da UFCG. Ela foi realizada durante o período de abril de 2019 até julho de
2021, com o objetivo de compreender o que é e como é ser artista drag queen, transformista e
artista trans em Campina Grande - PB. Para tal, investigamos os mecanismos de identificação
acionados por elas; as continuidades e descontinuidades nas representações de gênero
executadas; as relações destas artistas com familiares, amigos, parceiros sexuais e entre si; as
compreensões sobre trabalho e lazer; e por último, mapeando os espaços de interação
LGBTQIA+ e performances drag queen, transformista e shows trans. Utilizamos os método de
pesquisa qualitativo e pesquisa de campo, combinadas ao método da etnografia interpretativa
em contextos urbanos (GEERTZ, 1989; OLIVEIRA, 1996; MAGNANI, 2003, 2008) e da
netnografia/cybertnografia offline e online (KOZINETS, 2014; LEITÃO & GOMES, 2018),
contando com o uso do Whats App e demais redes sociais como ferramentas mediadoras de
trocas de informações e de espaços ara realização de investigações antropológicas e
sociológicas (XAVIER, 2019). Foram entrevistadas 10 artistas, entre elas homens transgênero
gays e bissexuais, mulheres trans e travestis que atuam enquanto artistas na cidade, as quais se
identificam como drag queens e/ou transformistas e performers trans. Ao longo da dissertação
são apresentadas as artistas, seu tempo de carreira, locais onde atuou dentro da cidade de
Campina Grande, tornando possível, através da história de vida dessas artistas e do estudo de
suas experiências mapear os locais de atuação no município, assim como perceber as
construções das noções de masculino e feminino que são expressadas em suas falas e ações
sobre suas performances e suas experiências; o papel que o feminino ocupa dentro da própria
população LGBTQIA+; as nuances nas suas saídas dos armários, que são aspectos marcantes
na vida de pessoas LGBTQIA+, e no reconhecimento das personagens per formadas. Desta
forma, o presente trabalho contribui para os estudos de gênero, performance, arte e cultura e
nas diversas expressões do campo da sexualidade. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.program |
PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Sociologia do Conhecimento |
pt_BR |
dc.title |
As Rainhas do Agreste Paraibano: etnografia das performances transformista, drag queen e show trans em Campina Grande-PB. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2021-08-25 |
|
dc.description.abstract |
This dissertation is the result of research linked to the Masters in Social Sciences, in the
Graduate Program at UFCG. It was held from April 2019 to July 2021, with the order of
understanding what it is and what it is like to be a drag queen artist, transformists artist and
trans artist in Campina Grande-PB. To that, we investigate the identification mechanisms
triggered by them; the continuities and discontinuities in the gender representations performed;
the relationships of these artists with family, friends, sexual partners and with each other;
understandings of work and recreation; and finally, mapping the spaces for LGBTQIA+
interaction and drag queen performances, transformist and trans shows. We use the qualitative
research method and field research, combined with the interpretive ethnography method in
urban contexts (GEERTZ, 1989; OLIVEIRA, 1996; MAGNANI, 2003, 2008) and offline and
online netnography/cyberethnography (KOZINETS, 2014; LEITÃO & GOMES, 2018),
relying on the use of What’s App and other social networks as mediating tools for the exchange
of information and spaces for carrying out anthropological and sociological investigations
(XAVIER, 2019). Ten artists were interviewed, including cisgender gay and bisexual men, trans
women and transvestites who work as artists in the city, who identify themselves as drag queens
and/or transformists and trans performers. Throughout the dissertation, the artists, their career
time, places where they worked within the city of Campina Grande are presented, making it
possible, through the life history of these artists and the study of their experiences, to map the
places of activity in the city, as well as realize the constructions of the notions of masculine and
feminine that are expressed in their speeches and actions about their performances and
experiences; the nuances in their coming out of the closets, which are striking aspects in the
lives of LGBTQIA+ people, and in the recognition of the characters performed. In this way,
this work contributes to the studies of gender, performance, art and culture and in the various
expressions in the field of sexuality. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29316 |
|
dc.date.accessioned |
2023-04-10T20:13:39Z |
|
dc.date.available |
2023-04-10 |
|
dc.date.available |
2023-04-10T20:13:39Z |
|
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.subject |
Transformismo |
pt_BR |
dc.subject |
Sociologia |
pt_BR |
dc.subject |
Antropologia |
pt_BR |
dc.subject |
Etnografia |
pt_BR |
dc.subject |
Drag Queen |
pt_BR |
dc.subject |
Show trans – performance |
pt_BR |
dc.subject |
Queer |
pt_BR |
dc.subject |
Transformism |
pt_BR |
dc.subject |
Sociology |
pt_BR |
dc.subject |
Anthropology |
pt_BR |
dc.subject |
Ethnography |
pt_BR |
dc.subject |
Mostrar trans – rendimiento |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SILVA, Marcus Whinter Alves da. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The Queens of Agreste Paraiba: ethnography of performances transformer, drag queen and trans show in Campina Grande-PB. |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Las Reinas de Agreste Paraíba: etnografía de las performances Show de transformers, drag queen y trans en Campina Grande-PB. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SILVA, Marcus Whinter Alves da. As Rainhas do Agreste Paraibano: etnografia das performances
transformista, drag queen e show trans em Campina Grande - PB. 2021. 175 fl. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais), Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2021.. Disponível em;http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29316 |
pt_BR |
dc.description.resumen |
Esta tesis es el resultado de una investigación vinculada a la maestría en Ciencias Sociales, en el Programa
Curso de Postgrado en la UFCG. Se llevó a cabo de abril de 2019 a julio de 2019.
2021, con el objetivo de entender qué es y cómo es ser un artista drag queen, transformador y
artista trans en Campina Grande-PB. Con este fin, investigamos los mecanismos de identificación
provocado por ellos; continuidades y discontinuidades en las representaciones de género
ejecutado; las relaciones de estos artistas con familiares, amigos, parejas sexuales y entre ellos; hacia
comprensiones sobre el trabajo y el ocio; y finalmente, mapear los espacios de interacción.
Actuaciones LGBTQIA+ y drag queen, espectáculos de travestismo y trans. Utilizamos los métodos de
investigación cualitativa e investigación de campo, combinada con el método de etnografía interpretativa
en contextos urbanos (GEERTZ, 1989; OLIVEIRA, 1996; MAGNANI, 2003, 2008) y la
netnografía/cibertnografía offline y online (KOZINETS, 2014; LEITÃO & GOMES, 2018),
apoyándose en el uso de WhatsApp y otras redes sociales como herramientas mediadoras para
intercambio de información y espacios para realizar investigaciones antropológicas y
sociológico (XAVIER, 2019). 10 artistas fueron entrevistados, incluidos hombres cisgénero
mujeres gays y bisexuales, trans y travestis que actúan como artistas en la ciudad, que
identificarse como drag queens y/o transformers y trans performers. A lo largo de la disertación
se presentan los artistas, su tiempo de carrera, lugares donde trabajaron dentro de la ciudad de
Campina Grande, haciendo posible, a través de la historia de vida de estos artistas y el estudio de
sus experiencias para mapear los lugares de acción en el municipio, así como percibir los
construcciones de las nociones de masculino y femenino que se expresan en sus discursos y acciones
sobre sus actuaciones y sus experiencias; el papel que ocupa lo femenino dentro de la misma
población LGBTQIA+; los matices en su salida de los armarios, que son aspectos llamativos
en la vida de las personas LGBTQIA+, y en el reconocimiento de los personajes interpretados. De esta
De esta manera, el presente trabajo contribuye a los estudios de género, performance, arte y cultura y
en las diversas expresiones del campo de la sexualidad. |
pt_BR |