dc.creator.ID |
MARTINS, J. M. F. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9141283095093181 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
PORTO, Shirley Barbosa das Neves, |
|
dc.contributor.advisor1ID |
PORTO, Shirley. B. Neves. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1ID |
PORTO, Shirley Barbosa das Neves. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1ID |
NEVES PORTO, Shirley Barbosa das. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4960345947344178 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 |
SILVA, Camila Assis Peres. |
|
dc.contributor.advisor-co1ID |
SILVA, C. A. P. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1ID |
SILVA, CAMILA ASSIS PERES. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8299215663548556 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SILVA, Márcia Tavares. |
|
dc.contributor.referee1ID |
TAVARES, M. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1ID |
TAVARES, MÁRCIA. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1ID |
SILVA, MÁRCIA TAVARES. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1904168802083424 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
SUTTON-SPENCE, Rachel Louise. |
|
dc.contributor.referee2ID |
SPENCE, R. L. S. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2ID |
Sutton-Spence, Rachel. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2ID |
Sutton-Spence, R. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9934094796503143 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Literatura surda é a manifestação literária dos sujeitos surdos. Por compreendermos a
importância destas produções nos contextos social e acadêmico, decidimos tomar os
gêneros literários narrativos sinalizados como nosso objeto de estudo. Delimitamos como
nosso objetivo geral identificar os elementos estruturais, textuais e estéticos presentes em
narrativas literárias brasileiras de autoria surda e que foram disponibilizadas no YouTube
entre os anos de 2007 e 2019. Como objetivos específicos, buscamos: a) Definir critérios
norteadores para catalogação das narrativas literárias sinalizadas; b) Estabelecer
categorias para o tratamento dos textos catalogados; e c) Construir um infográfico que
nos permitisse apresentar de maneira sintética e didática os conceitos e as categorias de
análise que constituem a nossa pesquisa, visando colaborar para o processo de ensino e
aprendizagem da literatura surda. Metodologicamente, esta pesquisa, de acordo com Gil
(2008), de caráter exploratório e descritivo, buscou por textos narrativos sinalizados, os
quais foram selecionados a partir de quatro critérios, a saber: 1) Produções sinalizadas de
autores brasileiros surdos; 2) Textos presentes no YouTube e que foram disponibilizados
entre os anos de 2007 e 2019; 3) Textos com estrutura narrativa; e 4) Textos literários.
Após levantamento dos textos, definimos as categorias a serem utilizadas para o
tratamento de nossos dados: estrutura; elementos caracterizadores de cada gênero; e
elementos estéticos/literários. Definidas as categorias, as análises passaram pelas
seguintes etapas: 1) Identificação: onde observamos se os textos selecionados possuem
os elementos estruturais das narrativas; 2) Definição: examinamos e justificamos a qual
gênero narrativo o texto analisado pertence; e por fim, 3) Verificação, aqui identificamos
se o texto analisado possui a presença de elementos visuais/estéticos comuns a textos
literários sinalizados. O nosso aporte teórico esteve concentrado em Candido (1995), para
refletir sobre o papel humanizador da literatura e o direito que todos devem ter de acessá-
la; em Candido (2011), que propõe um sistema literário nacional, o que nos motivou a
tentar contribuir, de alguma forma, com o processo de sistematização que a Literatura
Surda e em Libras está experimentando nos últimos anos; em D’Onofrio (1993) e Soares
(2005), para compreender como os textos narrativos se constituem, do ponto de vista
estrutural, além de conhecer como o panorama histórico em torno do conceito de gênero
literário que conhecemos hoje foi construído; em Mourão (2013), Sutton-Spence e
Kaneko (2016) e Sutton-Spence (2021), para identificar aspectos estéticos e literários que
constituem narrativas literárias sinalizadas, além de identificar o lugar que estas
produções ocupam dentro da comunidade surda. Os resultados desta pesquisa apontam
para o fato de que, apesar de as produções literárias não poderem ser vistas e
compreendidas como pertencentes a estruturas de gênero fixas e imutáveis, a sua
sistematização pode ajudar o leitor/pesquisador a encontrar meios que lhe permita olhar
para estas obras literárias não apenas para sua apreciação, antes encontrando
possibilidades que lhe permitam tomar estas produções como objeto de estudo e pesquisa,
podendo, desta feita, contribuir e somar com o processo de sistematização e análise de
textos literários sinalizados, que vem sendo constituído nos últimos anos. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.program |
PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINO |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Ensino-Aprendizagem |
pt_BR |
dc.title |
Narrativas da literatura surda brasileira: estudo e análise de gênero literários sinalizados disponibilizados no youtube entre os anos de 2007 e 2019. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2022-02-10 |
|
dc.description.abstract |
Deaf Literature is the literary manifestation of the deaf. By comprehending the
importance of Deaf Literature in social and academical contexts, we decided to assume
signed narrative literary genres as our object of study. Our main objective is to identify
the structural, textual and aesthetic elements presented in Brazilian literary narratives
from deaf authorship which were uploaded on YouTube between 2007 and 2019. Our
specific aims are: a) to define guiding criteria to catalogue the signed literary narratives;
b) to stablish categories to analyze the catalogued texts; c) to build an infographic in
which allows to present, briefly and pedagogically, the concepts and categories of
analysis which constitute our research, aiming to collaborate with the teaching-learning
process of Deaf Literature. Methodologically, this research, according to Gil (2008),
which is exploratory and descriptive, searched for signed narrative texts. These texts were
selected considering four criteria: 1) Signed productions of deaf Brazilian authors; 2)
Texts presented on YouTube and which were uploaded between 2007 and 2019; 3) Texts
with a narrative structure; 4) Literary texts. After collecting the texts, we defined the
categories which would be used to handle the data: Structure, Characterized elements of
each genre; Aesthetic/literary elements. Once we defined the categories, the analysis
followed the stages: 1) Identification: in which we observed if the selected texts have the
basic structural elements of a narrative; 2) Definition: we examined and justified to which
narrative genre the analyzed text belong to; and finally, 3) Verification: here we identified
if the analyzed text has visual/aesthetical elements common to literary signed texts. Our
theoretical basis was concentrated in Candido (1995), to reflect about the humanizing role
of literature and the right everyone should have of accessing it; in Candido (2011), who
proposes a national literary system, which motivated us to try contributing somehow with
the process of systematization that Deaf Literature and Libras Literature is experimenting
in the recent years; in D’Onofrio (1993) and Soares (2005) to comprehend how the
narrative texts are constituted from a structural perspective, as well as to understand how
the historical overview around the concept of literary genre we know today was built; in
Mourão (2013), Sutton-Spence and Kaneko (2016); Sutton-Spence (2021) to identify
aesthetic and literary elements which constitute signed literary narratives, as well as to
identify the place these productions occupy within the deaf community. The results of
this research point to the fact that, despite the literary productions cannot be seen and
comprehended as a part of fixed and unchangeable genre structures, its systematization
might help the reader/researcher to find ways that enable them look at these works not
only to their appreciation, but to find possibilities that allow them to consider these
productions as study and research object. Hence this look might contribute and add with
the process of systematization and analysis of literary signed texts, that have been
constituted in the last years. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29339 |
|
dc.date.accessioned |
2023-04-11T12:33:43Z |
|
dc.date.available |
2023-04-11 |
|
dc.date.available |
2023-04-11T12:33:43Z |
|
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.subject |
Literatura surda brasileira |
pt_BR |
dc.subject |
Gêneros literários |
pt_BR |
dc.subject |
Literatura em língua de sinais |
pt_BR |
dc.subject |
Narrativa sinalizada |
pt_BR |
dc.subject |
Brazilian deaf literature |
pt_BR |
dc.subject |
Literary genres |
pt_BR |
dc.subject |
Sign language literature |
pt_BR |
dc.subject |
Flagged narrative |
pt_BR |
dc.subject |
Literatura sorda brasileña |
pt_BR |
dc.subject |
Literatura en lengua de signos |
pt_BR |
dc.subject |
narrativa marcada |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
MARTINS, Jéssica Millena Figueiredo. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Narratives of Brazilian deaf literature: study and analysis of literary genres made available on YouTube between 2007 and 2019. |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Narrativas de la literatura sorda brasileña: estudio y análisis de los géneros literarios disponibles en YouTube entre 2007 y 2019. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
MARTINS, Jéssica Millena Figueiredo. Narrativas da literatura surda brasileira: estudo e análise de gênero literários sinalizados disponibilizados no youtube entre os anos de 2007 e 2019. 2022. 124 fl. Dissertação (Mestrado em Linguagem e Ensino), Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29339 |
pt_BR |
dc.description.resumen |
La literatura sorda es la manifestación literaria de los sujetos sordos. para entender el
importancia de estas producciones en los contextos social y académico, decidimos tomar la
géneros literarios narrativos señalados como nuestro objeto de estudio. delimitamos como
Nuestro objetivo general es identificar los elementos estructurales, textuales y estéticos presentes en
Narrativas literarias brasileñas de autores sordos disponibles en YouTube
entre 2007 y 2019. Como objetivos específicos se busca: a) Definir criterios
pautas para la catalogación de las narrativas literarias destacadas; b) establecer
categorías para el tratamiento de textos catalogados; y c) Construir una infografía que
nos permiten presentar de manera sintética y didáctica los conceptos y categorías de
análisis que constituyen nuestra investigación, con el objetivo de colaborar con el proceso de enseñanza y
aprender literatura para sordos. Metodológicamente, esta investigación, según Gil
(2008), de carácter exploratorio y descriptivo, buscó textos narrativos señalados, la
las cuales fueron seleccionadas en base a cuatro criterios, a saber: 1) Producciones abanderadas de
autores brasileños sordos; 2) Textos presentes en YouTube y puestos a disposición
entre los años 2007 y 2019; 3) Textos con estructura narrativa; y 4) Textos literarios.
Después de relevar los textos, definimos las categorías que se utilizarán para la
tratamiento de nuestros datos: estructura; elementos caracterizadores de cada género; Es
Elementos estéticos/literarios. Una vez definidas las categorías, los análisis pasaron por el
siguientes pasos: 1) Identificación: donde observamos si los textos seleccionados tienen
los elementos estructurales de las narraciones; 2) Definición: examinamos y justificamos cuáles
género narrativo al que pertenece el texto analizado; y finalmente, 3) Verificación, aquí identificamos
si el texto analizado tiene la presencia de elementos visuales/estéticos comunes a los textos
marcado literario. Nuestro aporte teórico se concentró en Cándido (1995), para
reflexionar sobre el papel humanizador de la literatura y el derecho que toda persona debe tener para acceder a ella.
allí; en Cándido (2011), que propone un sistema literario nacional, lo que nos motivó a
tratar de contribuir, de alguna manera, al proceso de sistematización que la Literatura
Sordo y en Libras está experimentando en los últimos años; en D'Onofrio (1993) y soares
(2005), para comprender cómo se constituyen los textos narrativos, desde el punto de vista
estructural, además de conocer cómo el panorama histórico en torno al concepto de género
literaria que hoy conocemos se construyó; en Mourão (2013), Sutton-Spence y
Kaneko (2016) y Sutton-Spence (2021), para identificar aspectos estéticos y literarios que
constituyen narrativas literarias señaladas, además de identificar el lugar que estas
producciones ocupan dentro de la comunidad sorda. Los resultados de esta investigación indican
al hecho de que, aunque las producciones literarias no se pueden ver y
entendida como perteneciente a estructuras de género fijas e inmutables, su
La sistematización puede ayudar al lector/investigador a encontrar medios que le permitan buscar
a estas obras literarias no solo para su apreciación, sino también para encontrar
posibilidades que le permitan tomar estas producciones como objeto de estudio e investigación,
pudiendo, esta vez, contribuir y sumarse al proceso de sistematización y análisis de
textos literarios señalados, que se ha constituido en los últimos años. |
pt_BR |