dc.creator.ID |
SOUZA, V. A. P. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
ARAÚJO, Eliane Cristina de. |
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dc.contributor.advisor1ID |
ARAÚJO, E. C. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
MASSONI, Tiago Lima. |
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dc.contributor.referee1ID |
MASSONI, T. L. |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Ensinar o paradigma de programação orientada a objetos costuma ser um desafio para os professores. A
principal dificuldade é muitas vezes atribuída à mentalidade que o paradigma exige. Essa mentalidade envolve
raciocinar sobre elementos da realidade em termos de classes, objetos, atributos, polimorfismo etc. Em suma, é
uma mentalidade que requer boas habilidades de abstração. Várias metodologias, abordagens e ferramentas já
foram propostas para ajudar os alunos a alcançar a mentalidade necessária para aplicar esse paradigma, mas o
aprendizado continua difícil. Diante disso, uma ferramenta que até então nunca havia sido considerada para o
ensino de programação é o Trivium medieval. O Trivium consiste nas três artes liberais de Gramática, Lógica e
Retórica. O syllabus e a estrutura das aulas do Trivium podem ser um modelo interessante para ser aplicado em
cursos de programação orientada a objetos, pois abordam de forma bastante didática conceitos fundamentais
idênticos ao do paradigma orientado a objetos. A demonstração da correlação entre os dois assuntos é um dos
objetivos deste trabalho. Além disso, conjecturamos que ensinar os conceitos fundamentais da Gramática antes
ou paralelamente ao ensino do paradigma orientado a objetos parece ser mais eficiente do que começar logo
pela prática de programação, como costuma ser feito em cursos de programação. Este artigo propõe duas
abordagens para o ensino do paradigma orientado a objetos. Eles consistem na estruturação do curso de
Programação Orientada a Objetos com base na filosofia e metodologia educacional clássica, a fim de facilitar a
compreensão do paradigma. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEI |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Ciência da Computação. |
pt_BR |
dc.title |
The correspondence between the medieval trivium and object-oriented programming. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2023-02-14 |
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dc.description.abstract |
Teaching the object-oriented programming paradigm
is often a challenge for teachers. The main difficulty is
often attributed to the mindset that the paradigm
requires. This mindset involves reasoning about
elements of reality in terms of classes, objects,
attributes, polymorphism, etc. In short, it is a mindset
that requires good abstraction skills. Several
methodologies, approaches, and tools have already
been proposed to help students achieve the mindset
necessary to apply this paradigm, but it remains
difficult. In view of this, a tool that until then had
never been considered for the teaching of
programming is the medieval Trivium. The Trivium
consists of the three liberal arts of Grammar, Logic,
and Rhetoric. The syllabus and lesson structure of the
Trivium can be an interesting model to be applied in
object-oriented programming courses because it
addresses in a very didactic way fundamental
concepts that are identical to that of the
object-oriented paradigm. A demonstration of the
correlation between the two subjects is one of the
goals of this paper. Moreover, we conjecture that
teaching the fundamental concepts of Grammar
before or alongside the teaching of the
object-oriented paradigm seems to be more efficient
than starting right away with programming practice,
as it is usually done in programming courses. This
article proposes two approaches to teaching the
object-oriented paradigm. They consist of structuring
the Object-Oriented programming course based on
classical educational philosophy and methodology in
order to facilitate the understanding of the paradigm. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29346 |
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dc.date.accessioned |
2023-04-11T14:18:17Z |
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dc.date.available |
2023-04-11 |
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dc.date.available |
2023-04-11T14:18:17Z |
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dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Object-oriented programming |
pt_BR |
dc.subject |
Object-oriented programming |
pt_BR |
dc.subject |
Programação orientada a objetos |
pt_BR |
dc.subject |
Object oriented programming |
pt_BR |
dc.subject |
Paradigmas de programação |
pt_BR |
dc.subject |
Programming paradigms |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de programação |
pt_BR |
dc.subject |
Programming teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Medieval trivium |
pt_BR |
dc.subject |
Medieval Trivium |
pt_BR |
dc.subject |
Trivium medieval - programação |
pt_BR |
dc.subject |
Medieval Trivium - programming |
pt_BR |
dc.subject |
Paradigma orientado a objetos |
pt_BR |
dc.subject |
Object-oriented paradigm |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SOUZA, Vinícius Abner Pereira de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
eng |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The correspondence between the medieval trivium and object-oriented programming. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SOUZA, Vinícius Abner Pereira de. The correspondence between the medieval trivium and object-oriented programming. 2023. 20f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo), Curso de Bacharelado em Ciência da Computação, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Universidade Federal de Campina Grande – Paraíba - Brasil, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29346 |
pt_BR |