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The correspondence between the medieval trivium and object-oriented programming.

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dc.creator.ID SOUZA, V. A. P. pt_BR
dc.contributor.advisor1 ARAÚJO, Eliane Cristina de.
dc.contributor.advisor1ID ARAÚJO, E. C. pt_BR
dc.contributor.referee1 MASSONI, Tiago Lima.
dc.contributor.referee1ID MASSONI, T. L. pt_BR
dc.description.resumo Ensinar o paradigma de programação orientada a objetos costuma ser um desafio para os professores. A principal dificuldade é muitas vezes atribuída à mentalidade que o paradigma exige. Essa mentalidade envolve raciocinar sobre elementos da realidade em termos de classes, objetos, atributos, polimorfismo etc. Em suma, é uma mentalidade que requer boas habilidades de abstração. Várias metodologias, abordagens e ferramentas já foram propostas para ajudar os alunos a alcançar a mentalidade necessária para aplicar esse paradigma, mas o aprendizado continua difícil. Diante disso, uma ferramenta que até então nunca havia sido considerada para o ensino de programação é o Trivium medieval. O Trivium consiste nas três artes liberais de Gramática, Lógica e Retórica. O syllabus e a estrutura das aulas do Trivium podem ser um modelo interessante para ser aplicado em cursos de programação orientada a objetos, pois abordam de forma bastante didática conceitos fundamentais idênticos ao do paradigma orientado a objetos. A demonstração da correlação entre os dois assuntos é um dos objetivos deste trabalho. Além disso, conjecturamos que ensinar os conceitos fundamentais da Gramática antes ou paralelamente ao ensino do paradigma orientado a objetos parece ser mais eficiente do que começar logo pela prática de programação, como costuma ser feito em cursos de programação. Este artigo propõe duas abordagens para o ensino do paradigma orientado a objetos. Eles consistem na estruturação do curso de Programação Orientada a Objetos com base na filosofia e metodologia educacional clássica, a fim de facilitar a compreensão do paradigma. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEI pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ciência da Computação. pt_BR
dc.title The correspondence between the medieval trivium and object-oriented programming. pt_BR
dc.date.issued 2023-02-14
dc.description.abstract Teaching the object-oriented programming paradigm is often a challenge for teachers. The main difficulty is often attributed to the mindset that the paradigm requires. This mindset involves reasoning about elements of reality in terms of classes, objects, attributes, polymorphism, etc. In short, it is a mindset that requires good abstraction skills. Several methodologies, approaches, and tools have already been proposed to help students achieve the mindset necessary to apply this paradigm, but it remains difficult. In view of this, a tool that until then had never been considered for the teaching of programming is the medieval Trivium. The Trivium consists of the three liberal arts of Grammar, Logic, and Rhetoric. The syllabus and lesson structure of the Trivium can be an interesting model to be applied in object-oriented programming courses because it addresses in a very didactic way fundamental concepts that are identical to that of the object-oriented paradigm. A demonstration of the correlation between the two subjects is one of the goals of this paper. Moreover, we conjecture that teaching the fundamental concepts of Grammar before or alongside the teaching of the object-oriented paradigm seems to be more efficient than starting right away with programming practice, as it is usually done in programming courses. This article proposes two approaches to teaching the object-oriented paradigm. They consist of structuring the Object-Oriented programming course based on classical educational philosophy and methodology in order to facilitate the understanding of the paradigm. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29346
dc.date.accessioned 2023-04-11T14:18:17Z
dc.date.available 2023-04-11
dc.date.available 2023-04-11T14:18:17Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Object-oriented programming pt_BR
dc.subject Object-oriented programming pt_BR
dc.subject Programação orientada a objetos pt_BR
dc.subject Object oriented programming pt_BR
dc.subject Paradigmas de programação pt_BR
dc.subject Programming paradigms pt_BR
dc.subject Ensino de programação pt_BR
dc.subject Programming teaching pt_BR
dc.subject Medieval trivium pt_BR
dc.subject Medieval Trivium pt_BR
dc.subject Trivium medieval - programação pt_BR
dc.subject Medieval Trivium - programming pt_BR
dc.subject Paradigma orientado a objetos pt_BR
dc.subject Object-oriented paradigm pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SOUZA, Vinícius Abner Pereira de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language eng pt_BR
dc.title.alternative The correspondence between the medieval trivium and object-oriented programming. pt_BR
dc.identifier.citation SOUZA, Vinícius Abner Pereira de. The correspondence between the medieval trivium and object-oriented programming. 2023. 20f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo), Curso de Bacharelado em Ciência da Computação, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Universidade Federal de Campina Grande – Paraíba - Brasil, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29346 pt_BR


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